Olá! Eu não tive aulas de biologia este ano, ou seja estudei de forma autónoma, e tive 19,1 no exame.
Os conselhos que posso dar são:
- faz resumos de modo a apanhar os conceitos base. Esquemas e desenhos são ótimos na minha opinião!
- sempre que te deparares com algo que não entendes tão bem, vê vídeos e lê resumos de outras pessoas (existem alguns aqui na uniarea e vários blogs que explicam bem a matéria)
-se estás na dúvida se percebeste a matéria, tenta "ensinar" alguém. Se não consegues explicar os conceitos, provavelmente tens de estudar mais um pouco
-faz muitos exercícios!!! E não só de exame, exercícios específicos de certas matérias também ajudam muito!
Relativamente aos exercícios de escrita as minhas dicas são:
- Antes de começares a escrever a resposta, anota todos os conceitos relacionados à pergunta. Depois, vai ao texto e seleciona também tudo o que está relacionado. Estes vão ser os tópicos em que tens de tocar na tua resposta.
- Ao escreveres a tua resposta, explica todos os conceitos e como estes se relacionam! A ideia é ao ler, perceber do que se trata sem ser preciso olhar para a pergunta. Se não souberes explicar os conceitos, só a menção destes pode ser suficiente para conseguires alguns pontos.
- se te lembrares de mais conceitos que podem estar relacionados mas não são tão evidentes, junta também mas não te esqueças de explicar tudo!
- Não te preocupes se a resposta não estiver muito bem escrita, se os conceitos estiverem bem relacionados não devem tirar mais de 1 ponto pelo rigor científico.
Se quiserem posso disponibilizar alguns apontamentos, não da matéria toda (usei 1 caderno e meio
) mas de algumas matérias que tenhas mais dificuldade.