Como mudar de Universidade sendo aluno da Universidade Aberta (Uab)

Rodrigo772

Membro Caloiro
Matrícula
26 Maio 2026
Sou aluno da Universidade Aberta, tenho 22 anos e fiz o exame de acesso específico. Concluí o primeiro ano de Ciências Sociais, porém gostaria de pedir transferência para o pós-laboral da Universidade Nova no mesmo curso ou area relacionada (Sociologia etc..). No entanto, deparo-me com alguns problemas:

1 — Para pedir transferência ou reingresso, são necessários exames nacionais e notas do secundário. Ora, eu nunca fiz um exame nacional e tenho o 11.º ano incompleto, com média de 17, que por abandono escolar acabei por terminar o secundário com uma equivalência (EFA), ou seja, não tenho média final de secundário.

2 — A transferência até seria exequível se eu tivesse feito o exame de maiores de 23, porém entrei por acesso específico. Não encontro esta mesma modalidade noutras universidades.

A minha questão é: duvido imenso que isto seja uma questão terminal. As universidades têm de encontrar uma forma de manter todas as opções em aberto mediante estas conjunturas. Liguei para a UAb e para a Nova, mas sem sucesso, pois não atenderam.

Queria saber se alguém conhece alguma forma de pedir transferência mediante a minha situação. Obrigado.