Acabei o 12° ano em Junho passado e fui a exame de Português com 13.
Tirei 12,7 nesse mesmo exame.
Na verdade, não estudei muito intensamente. Estudei o mais importante de cada obra anteriormente estudada, fiz a gramática de todos os exames anteriores e as composições fui treinando pelos testes e fichas durante o decorrer do ano.
É importante, nesta parte das composições, prestarmos bem atenção ao que nos é pedido para não corrermos o risco de fugir ao tema (o que dá um desconto gigante).
Em relação à interpretação de texto, é um pouco subjetivo. Depende do que nos lá vai sair e do que iremos interpretar. Porque, às vezes, nós queremos tanto interpretar tão, tão bem que acabamos por não interpretar o que é suposto e acabamos por nos perder na resposta, sem responder realmente ao que foi pedido. É também importante que ao respondermos, não copiemos o que está nos textos, mas sim que o façamos por palavras nossas e que complementemos essas mesmas respostas com exemplos textuais.
E pronto, basicamente, um estudo e uma atenção contínuos durante as aulas, juntamente com o estudo "posterior" para os exames (sem grandes stresses, que é complicado) é um bom caminho para o sucesso.