Como nos podemos safar no exame de Português

Pedro Foreman

Membro
Matrícula
13 Maio 2017
Hey a todos.. Criei este topico para saber algumas opinioes sobre ex alunos do secundario que foram com uma nota nao mt alta a exame de portugues e safaram se...Obrigado

Basicamente safei-me porque só conta 30% fui com 12, tirei 7 e baixou para 11... Maldito exame tão subjetivo, depende imenso do avaliador...
O mais importante é acertares na gramática e na composição para teres alguns pontos garantidos e o resto tem a ver muitas vezes com a tua interpretação do texto ou até mesmo das perguntas 😂

Na altura fui com 11, estudei dois dias antes, errei a gramática toda e tirei 10. No ano passado apeteceu me fazer melhoria, tive de ir como externo e tirei 11. Não é nada do outro mundo.

Na altura fui com 11, estudei dois dias antes, errei a gramática toda e tirei 10. No ano passado apeteceu me fazer melhoria, tive de ir como externo e tirei 11. Não é nada do outro mundo.
Infelizmente erro sempre nas questões porque tenho a tendência a interpretar as perguntas ou até mesmo o texto de forma oposta acabando por não responder ao que é pedido e ter tudo incompleto... Não consigo fazer nada em relação a isto pois mesmo sabendo as obras todas que foram dadas no secundário, falho sempre na interpretação das perguntas...

O
#eu

A professora passa o tempo a dizer que provavelmente não vai sair nenhum texto que damos e isso deixa-me bué a toa ._.
No ano passado lixei-me não saiu nada do que estudei e para lixar tudo, saiu um texto de um rapaz cuja família tinha morrido. O termo utilizado para a morte foi "partiram" para complicar ainda mais dizia que foram de charrete a acenar ahahah obviamente, pensei que o rapaz tinha sido abandonado pela família 😂
Conclusão: Falhei uma 3 perguntas só por ter interpretado diferente... E dos meus colegas todos, fui a única a interpretar assim 😂

Não há como adivinhar ou preparar o que vai sair para interpretar é uma questão de sorte e de quem avalia o teu exame...

Infelizmente erro sempre nas questões porque tenho a tendência a interpretar as perguntas ou até mesmo o texto de forma oposta acabando por não responder ao que é pedido e ter tudo incompleto... Não consigo fazer nada em relação a isto pois mesmo sabendo as obras todas que foram dadas no secundário, falho sempre na interpretação das perguntas...
Pois, foi graças às obras e às perguntas de interpretação que tirei positiva, porque a gramática eu era um zero, especialmente nas orações. Sabendo bem as obras e saber interpretar o que eles perguntam basta para chegar aos 9,5.

• Like
Reactions: Kryniawild
Entao e alguem sabe o que temos de estudar alem de maias lusiadas mensagem frei luis de sousa?
Os textos de outros autores como por exemplo autores contemporâneos Sophia de Mello Breyner etc...
Vão imensas vezes buscar textos de autores que foram falados ao longo do programa dos 3 anos mas que podem não ter os textos trabalhados em aula ou nos manuais pelo que, deves tentar ler o máximo de textos possível de cada autor referido nos 3 anos...
Não te esqueças tambem das obras dadas do Fernando Pessoa e heterónimos, Saramago etc.

Acabei o 12° ano em Junho passado e fui a exame de Português com 13.
Tirei 12,7 nesse mesmo exame.
Na verdade, não estudei muito intensamente. Estudei o mais importante de cada obra anteriormente estudada, fiz a gramática de todos os exames anteriores e as composições fui treinando pelos testes e fichas durante o decorrer do ano.
É importante, nesta parte das composições, prestarmos bem atenção ao que nos é pedido para não corrermos o risco de fugir ao tema (o que dá um desconto gigante).
Em relação à interpretação de texto, é um pouco subjetivo. Depende do que nos lá vai sair e do que iremos interpretar. Porque, às vezes, nós queremos tanto interpretar tão, tão bem que acabamos por não interpretar o que é suposto e acabamos por nos perder na resposta, sem responder realmente ao que foi pedido. É também importante que ao respondermos, não copiemos o que está nos textos, mas sim que o façamos por palavras nossas e que complementemos essas mesmas respostas com exemplos textuais.
E pronto, basicamente, um estudo e uma atenção contínuos durante as aulas, juntamente com o estudo "posterior" para os exames (sem grandes stresses, que é complicado) é um bom caminho para o sucesso.

Eu terminei o Secundário em 2016, mas tive de repetir o exame de Português. O único comselho que posso dar é o seguinte: ler muito, estudar bem as obras e manter a calma. Claro que há anos difíceis e anos mais acessíveis, mas isso é algo que não podemos controlar.

Hey malta..
é o seguinte neste momento estou confuso pertubado etc etc..
Tenho exame nacional de portugues este ano que e a minha pior disciplina..
Sei que irei levar 10 a exame de pt o que faz com quem tenha de tirar 8.5 para fazer a disciplina..
A minha pertubacao é como é que vou tirar 8.5? Sera dificil tirar esta nota?
Obrigado

Hey malta..
é o seguinte neste momento estou confuso pertubado etc etc..
Tenho exame nacional de portugues este ano que e a minha pior disciplina..
Sei que irei levar 10 a exame de pt o que faz com quem tenha de tirar 8.5 para fazer a disciplina..
A minha pertubacao é como é que vou tirar 8.5? Sera dificil tirar esta nota?
Obrigado
Podes "apostar" nas partes onde tens mais facilidade.
Se tiveres facilidade a interpretar, aposta no Grupo I.
Caso contrário, aposta no Grupo II e no Grupo III.
Deves apostar naquilo que te garante mais pontos para atingires o teu objetivo.

Basicamente safei-me porque só conta 30% fui com 12, tirei 7 e baixou para 11... Maldito exame tão subjetivo, depende imenso do avaliador...
O mais importante é acertares na gramática e na composição para teres alguns pontos garantidos e o resto tem a ver muitas vezes com a tua interpretação do texto ou até mesmo das perguntas 😂
O exame de português, como todos, tem critérios. Se abordares os tópicos pedidos, tens cotação no conteudo. Não há subjetividade. Já se achares que a tua prova está mal corrigida, pedes recurso e se a tua nota não subir é porque a culpa é tua.