Como perceberam a área que queriam seguir?

Carol00

Membro Caloiro
Matrícula
9 Fevereiro 2025
Olá!
Acabei o ensino secundário já algum tempo (curso profissional de turismo ambiental e rural), desde então tenho estado a trabalhar na área de hotelaria como barman/empregada de mesa. Tomei a decisão de ir para a Faculdade porêm tenho estado com dramas e dilemas que curso escolher. (não tenciono continuar na área de hotelaria) Eu decidi realizar licenciatura em Publicidade e Marketing mas não tenho muito a certeza se é isto que quero seguir. Já pensei para além deste curso algo na área de Gestão ou Ciências Forenses e criminais. Realmente estou um pouco perdida e gostava de ter algumas opiniões em como chegaram a vossa conclusão que era esse o curso que queriam ou simplesmente falar sobre estes cursos.

Olá!
Acabei o ensino secundário já algum tempo (curso profissional de turismo ambiental e rural), desde então tenho estado a trabalhar na área de hotelaria como barman/empregada de mesa. Tomei a decisão de ir para a Faculdade porêm tenho estado com dramas e dilemas que curso escolher. (não tenciono continuar na área de hotelaria) Eu decidi realizar licenciatura em Publicidade e Marketing mas não tenho muito a certeza se é isto que quero seguir. Já pensei para além deste curso algo na área de Gestão ou Ciências Forenses e criminais. Realmente estou um pouco perdida e gostava de ter algumas opiniões em como chegaram a vossa conclusão que era esse o curso que queriam ou simplesmente falar sobre estes cursos.
Olá! Pode parecer uma pergunta estranha, mas quando estiveres no teu leito de morte, qual seria a principal coisa que gostarias de ter feito? Aquela que não gostarias de abdicar por nada e que terias arrependido senão tivesses feito? Tens algum interesse desses?

Olá!
Acho que o processo deve passar um bocadinho por indução inversa. O foco não devia ser tanto no curso em si, mas na profissão que queres exercer no futuro, e daí avaliar que curso, ou cursos, te levam lá. Se ainda não tiveres mesmo nenhuma ideia da profissão que queres, parece-me que seria um bom primeiro passo fazeres assim uma pesquisa ampla sobre várias profissões.
Qualquer questão, dispõe.

• Like
Reactions: davis
Olá,
Se fores da zona de Lisboa no próximo mês vai haver a Futurália na FIL, onde imensas universidades e empresas vão estar lá a expor o que fazem. Para além disso também podes ir aos dias abertos das universidades para veres como funcionam os cursos.

Olá!
Olá!
Há duas perguntas que podes fazer a ti mesmo... O que é que eu me vejo a fazer no futuro? Há alguma forma de conciliar algum interesse pessoal com trabalho?
Se fores do Porto, convido-te a visitar o Centro Desportivo do Politécnico do Porto no Open Campus 25 para conheceres as realidades das várias instituições que fazem parte do Politécnico.
Qualquer questão, não hesites em contactar!