Como perceberam a área que queriam seguir?

Carol00

Membro Caloiro
Matrícula
9 Fevereiro 2025
Olá!
Acabei o ensino secundário já algum tempo (curso profissional de turismo ambiental e rural), desde então tenho estado a trabalhar na área de hotelaria como barman/empregada de mesa. Tomei a decisão de ir para a Faculdade porêm tenho estado com dramas e dilemas que curso escolher. (não tenciono continuar na área de hotelaria) Eu decidi realizar licenciatura em Publicidade e Marketing mas não tenho muito a certeza se é isto que quero seguir. Já pensei para além deste curso algo na área de Gestão ou Ciências Forenses e criminais. Realmente estou um pouco perdida e gostava de ter algumas opiniões em como chegaram a vossa conclusão que era esse o curso que queriam ou simplesmente falar sobre estes cursos.

Olá!
Acabei o ensino secundário já algum tempo (curso profissional de turismo ambiental e rural), desde então tenho estado a trabalhar na área de hotelaria como barman/empregada de mesa. Tomei a decisão de ir para a Faculdade porêm tenho estado com dramas e dilemas que curso escolher. (não tenciono continuar na área de hotelaria) Eu decidi realizar licenciatura em Publicidade e Marketing mas não tenho muito a certeza se é isto que quero seguir. Já pensei para além deste curso algo na área de Gestão ou Ciências Forenses e criminais. Realmente estou um pouco perdida e gostava de ter algumas opiniões em como chegaram a vossa conclusão que era esse o curso que queriam ou simplesmente falar sobre estes cursos.
Olá! Pode parecer uma pergunta estranha, mas quando estiveres no teu leito de morte, qual seria a principal coisa que gostarias de ter feito? Aquela que não gostarias de abdicar por nada e que terias arrependido senão tivesses feito? Tens algum interesse desses?

Olá!
Acho que o processo deve passar um bocadinho por indução inversa. O foco não devia ser tanto no curso em si, mas na profissão que queres exercer no futuro, e daí avaliar que curso, ou cursos, te levam lá. Se ainda não tiveres mesmo nenhuma ideia da profissão que queres, parece-me que seria um bom primeiro passo fazeres assim uma pesquisa ampla sobre várias profissões.
Qualquer questão, dispõe.

• Like
Reactions: davis

Olá,
Se fores da zona de Lisboa no próximo mês vai haver a Futurália na FIL, onde imensas universidades e empresas vão estar lá a expor o que fazem. Para além disso também podes ir aos dias abertos das universidades para veres como funcionam os cursos.

Olá!
Olá!
Há duas perguntas que podes fazer a ti mesmo... O que é que eu me vejo a fazer no futuro? Há alguma forma de conciliar algum interesse pessoal com trabalho?
Se fores do Porto, convido-te a visitar o Centro Desportivo do Politécnico do Porto no Open Campus 25 para conheceres as realidades das várias instituições que fazem parte do Politécnico.
Qualquer questão, não hesites em contactar!

Olá!
Quando acabei o 12° ano segui para a faculdade de direito, um pouco por influência das pessoas à minha volta, que diziam que era a profissão ideal para mim/que mais se adequava ao meu perfil. Durante o curso, houve cadeiras que gostei mais, outras menos, mas nunca senti que era realmente aquilo. Acabei o curso, com uma boa média até e, mais uma vez por "imposição" dos meus pais, fiz a ordem e o exame de acesso à mesma. Odiei o estágio e todo o trabalho que envolve a profissão em si. Percebia que não me encaixava minimamente naquele mundo e tinha interesse por outras áreas, especialmente as relacionadas com a saúde. O que, na realidade, nada ou muito pouco tem a ver com direito.
Um dia, resolvi fazer o curso profissional de técnica de farmácia, enquanto ainda trabalhava em direito. Acontece que este curso, para ser concluído, obrigava à realização de um estágio de 3 meses em farmácia comunitária. E foi finalmente durante esse estágio que descobri a minha verdadeira vocação, adorava o que fazia, e faço atualmente, e sinto me realizada. Percebi, depois de muitos anos, que é esta a área que gosto e resolvi subir de nível e fazer o curso de técnica de farmácia. E espero bem continuar a investir na minha formação na área que gosto, e a trabalhar em algo que me faz feliz! Isto para dizer que nem sempre descobrimos, desde logo, a nossa vocação. Mas, mesmo assim, devemos procurar seguir os nossos sonhos e fazer algo que nos faça sentir felizes! Boa sorte nessa tua descoberta:)

• Like

Quando acabei o 12° ano segui para a faculdade de direito, um pouco por influência das pessoas à minha volta, que diziam que era a profissão ideal para mim/que mais se adequava ao meu perfil. Durante o curso, houve cadeiras que gostei mais, outras menos, mas nunca senti que era realmente aquilo. Acabei o curso, com uma boa média até e, mais uma vez por "imposição" dos meus pais, fiz a ordem e o exame de acesso à mesma. Odiei o estágio e todo o trabalho que envolve a profissão em si. Percebia que não me encaixava minimamente naquele mundo e tinha interesse por outras áreas, especialmente as relacionadas com a saúde. O que, na realidade, nada ou muito pouco tem a ver com direito.
Um dia, resolvi fazer o curso profissional de técnica de farmácia, enquanto ainda trabalhava em direito. Acontece que este curso, para ser concluído, obrigava à realização de um estágio de 3 meses em farmácia comunitária. E foi finalmente durante esse estágio que descobri a minha verdadeira vocação, adorava o que fazia, e faço atualmente, e sinto me realizada. Percebi, depois de muitos anos, que é esta a área que gosto e resolvi subir de nível e fazer o curso de técnica de farmácia. E espero bem continuar a investir na minha formação na área que gosto, e a trabalhar em algo que me faz feliz! Isto para dizer que nem sempre descobrimos, desde logo, a nossa vocação. Mas, mesmo assim, devemos procurar seguir os nossos sonhos e fazer algo que nos faça sentir felizes! Boa sorte nessa tua descoberta:)
Vou aproveitar para dar a minha opinião sobre isto também, mas primeiro desejar boa sorte na descoberta dos gostos e paixões da pessoa que criou este tópico e desejar que continues a ser feliz na tua formação e trabalho :)

Para mim, foi descobri experimentando várias coisas diferentes e conversei e pesquisei sobre temas diferentes. Fiz ciências e tecnologias no secundário porque gosto de tecnologia (coisas sobre portáteis, telemóveis, redes sociais e internet, por exemplo) e continuo a gostar de tecnologia. Estive num curso chamado Ciências Bioanalíticas do qual não gostava e que esse só concluí cadeiras até ao 2º ano de curso, no qual pesquisei e experimentei um jornal universitário na área da farmácia (se bem que para mim farmácia tal como direito não são vocação) e daí veio a ideia de fazer Comunicação Social - Criação de Conteúdos, pois adorava e adoro escrever, tirar fotos e editá-las e fazer vídeos e editá-los. Em especial sobre cultura, pelo que experimentei dois mestrados que achava que podia gostar mas não gostei e agora estou a fazer Línguas Modernas com formação também em História, que une Línguas, Culturas, Literatura e História e permite-te escrever sobre esses assuntos, o que adoro!

• Like