Como posso dar aulas no ensino básico?

Catarinalikeshorses

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2022
Sou licenciada em Artes Plásticas pela FBUP. Neste momento estou a tirar um mestrado História da arte, património e cultura visual na FLUP que conto concluir em setembro/outubro desde ano. Nos últimos dois anos tenho dado aulas de AECS (atividades extracurriculares) ao primeiro e segundo ano do ensino primário na escola pública. A par disso, vou fazendo horas como explicadora em centros de estudo onde dou apoio em história e a meninos do ensino primário. Com a experiência que tenho tido com o ensino, tenho vindo a pensar se não gostaria de enveredar realmente pela carreira de professor. Para isso sei que o mais certo é ter de fazer o mestrado em ensino, em artes visuais neste caso, para lecionar o grupo 600. A minha questão é, no decorrer desse tempo, seria possível candidatar-me na mesma a dar aulas no ensino básico sem esse mestrado? As licenciaturas com conhecimento ciêntifico na área ainda contam como habilitação própria para exercer? Honestamente tenho que admitir que talvez o ensino não fosse a minha primeira hipótese, contudo, a verdade é que o trabalho nas artes é absolutamente precário, até como professor ao nível das aecs somos pagos com recibos verdes, e até agora foi o mais certo que consegui arranjar. Acho que a verdadeira questão que aqui coloco é: Se eu me incriver no mestrado de ensino, terei mais dois anos sem conseguir exercer? Ou posso tentar concorrer na mesma com a minha licenciatura e mestrado que irei concluir e entrar após todos os candidatos com profissionalização entrarem?