Como posso estudar/me preparar para os exames nacionais de Biologia e Geologia e Física e Química A agora?

dbranco01

Membro
Matrícula
23 Novembro 2017
Curso
Biologia Celular e Molecular
Instituição
FCT/UNL
Olá a todos!
Bem, desde o fim das aulas que tenho revisto novamente a matéria de física e química (comecei por fisica que já estava mais esquecida), apesar de ainda me faltar rever química de 11º ano. O problema é que noto que estou a perder imenso tempo com esta revisão, e estou com receio de não estar a seguir o melhor caminho ou de estar a perder imenso tempo útil de forma desnecessária. Ainda me falta também rever as atividades laboratoriais de FQ e toda essa matéria de tratamento de dados, bem como a matéria de Biologia e Geologia (que também é IMENSA). :confounded:
Se eu ler só pelo livro de resumos fico sempre com aquele medo de não passar os olhos por alguma parte da matéria e depois sair prejudicado por isso. Mas para ver tudo, teria que consultar os powerpoints + os manuais + cadernos +..., ou seja… não há tempo. :nomouth:
E outra coisa… eu tenciono preparar-me com exames às duas disciplinas desde 2017 até 2008, o que acham? Acham que devia fazer mais ou esse número de exames já é um número bastante razoável e se calhar talvez um pouco excedido para o tempo que falta? É que para além disso, queria também fazer alguns testes intermédios que seriam mais formativos e onde poderia fazer consulta, caso fosse necessário.

Gostava então de saber qual poderia ser a forma mais vantajosa para me preparar/estudar para os exames tendo em conta o tempo que falta.
Eu sou um bom aluno às duas disciplinas (tive 18 às duas no 10º ano e estou à espera de obter as mesmas classificações para o 11º antes dos exames), e tenho trabalhado arduamente ao longo destes dois anos. As minhas professoras foram também, ao longo destes dois anos, incluindo nos testes uma grande diversidade de matéria, obrigando-nos a ir estudando matéria dos dois anos, no caso deste ano, o que foi bastante bom.

Moral da história: Eu estou (um pouco) desorientado e indeciso sobre o que devo fazer e tenho medo de estar a "estudar para os exames" com o tempo que falta de forma errada. Eu sinto que quero fazer IMENSAAAA coisa, e o tempo não chega para tanto :/

Se alguém me poder ajudar, eu agradeço imensoooooooooooo.

OBRIGADO E BONS EXAMES PARA TODOSS! :blush:

Rui Veiga

Membro Dux
Matrícula
28 Abril 2018
Curso
Engenharia física
Olá a todos!
Bem, desde o fim das aulas que tenho revisto novamente a matéria de física e química (comecei por fisica que já estava mais esquecida), apesar de ainda me faltar rever química de 11º ano. O problema é que noto que estou a perder imenso tempo com esta revisão, e estou com receio de não estar a seguir o melhor caminho ou de estar a perder imenso tempo útil de forma desnecessária. Ainda me falta também rever as atividades laboratoriais de FQ e toda essa matéria de tratamento de dados, bem como a matéria de Biologia e Geologia (que também é IMENSA). :confounded:
Se eu ler só pelo livro de resumos fico sempre com aquele medo de não passar os olhos por alguma parte da matéria e depois sair prejudicado por isso. Mas para ver tudo, teria que consultar os powerpoints + os manuais + cadernos +..., ou seja… não há tempo. :nomouth:
E outra coisa… eu tenciono preparar-me com exames às duas disciplinas desde 2017 até 2008, o que acham? Acham que devia fazer mais ou esse número de exames já é um número bastante razoável e se calhar talvez um pouco excedido para o tempo que falta? É que para além disso, queria também fazer alguns testes intermédios que seriam mais formativos e onde poderia fazer consulta, caso fosse necessário.

Gostava então de saber qual poderia ser a forma mais vantajosa para me preparar/estudar para os exames tendo em conta o tempo que falta.
Eu sou um bom aluno às duas disciplinas (tive 18 às duas no 10º ano e estou à espera de obter as mesmas classificações para o 11º antes dos exames), e tenho trabalhado arduamente ao longo destes dois anos. As minhas professoras foram também, ao longo destes dois anos, incluindo nos testes uma grande diversidade de matéria, obrigando-nos a ir estudando matéria dos dois anos, no caso deste ano, o que foi bastante bom.

Moral da história: Eu estou (um pouco) desorientado e indeciso sobre o que devo fazer e tenho medo de estar a "estudar para os exames" com o tempo que falta de forma errada. Eu sinto que quero fazer IMENSAAAA coisa, e o tempo não chega para tanto :/

Se alguém me poder ajudar, eu agradeço imensoooooooooooo.

OBRIGADO E BONS EXAMES PARA TODOSS! :blush:
Boas! É perfeitamente normal ficar stressado na tua situação, estive numa muito semelhante no ano passado. Pessoalmente acho que ter bases fortes na teoria é crucial para resolver exercícios correctamente, eu preferia gastar 4 dias a ver matéria e ficar bem sabida do que fazer exercícios e não saber muito bem a teoria. Ainda tens tempo de rever a matéria e fazer alguns exercícios, o que é o ideal.

dbranco01

Membro
Matrícula
23 Novembro 2017
Curso
Biologia Celular e Molecular
Instituição
FCT/UNL
Boas! É perfeitamente normal ficar stressado na tua situação, estive numa muito semelhante no ano passado. Pessoalmente acho que ter bases fortes na teoria é crucial para resolver exercícios correctamente, eu preferia gastar 4 dias a ver matéria e ficar bem sabida do que fazer exercícios e não saber muito bem a teoria. Ainda tens tempo de rever a matéria e fazer alguns exercícios, o que é o ideal.
Ok, então se calhar vou continuar com este processo e consolidar bem a teoria. Obrigado! :yum:

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Asofia4 Como posso mudar de curso no próximo ano letivo? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
PedrOliveira Estou em humanidades e gostava de ser contabilista , como o posso fazer ? Quais as maneiras mais "fáceis" ? Ciências Económicas e Empresariais 9
O Como posso contactar a dges? Concurso Nacional e Locais - Público 2
cristianadr Em quantos exames me posso inscrever como interna? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
C como e quando posso pedir a ficha ENES? Concurso Nacional e Locais - Público 109
Arthurreis98 Ir como externo quer dizer que posso faltar as aulas? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
1 Tenho 12° através do RVCC como posso me candidatar ao ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Tenho dupla nacionalidade posso entrar como estrangeira? Concurso Nacional e Locais - Público 3
C Como posso saber qual a sala do exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
F como posso ir a exame a matemática? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
H Como é que me posso preparar para os Exames nacionais? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
F Como posso entrar na faculdade? Ensino Superior 10
hugo Oliveira posso ir a exame como interno Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
R Usar exame como prova de ingresso que não era suposto ser Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
A 2ª Fase Mestrado Candidatura - Como funciona? Concurso Nacional e Locais - Público 0
M Vale a pena seguir História como um curso universitário? Ensino Superior 4
JoãoRafaelRocha como funciona os mestrados Concurso Nacional e Locais - Público 2
dani_filipa Como gerir a ansiedade pré universitária Geral 2
P Recibo de candidatura DGES como substituto da Ficha ENES? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
P Como fazer o 3º ano de um curso profissional em pouco tempo Ensino Secundário 0
J Acesso ao ensino superior como aluno externo Concurso Nacional e Locais - Público 1
R Exame Matemática A | O que estudar e como? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
M Como funcionam as candidaturas? Concurso Nacional e Locais - Público 7
TigasPraz Como calcular a média do Secundário? Ensino Secundário 5
S Mudança de curso: Como? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Y Como obter Bolsa de Estudo para o 2º ano da faculdade? Bolsas e Residências 1
M Como anular um exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T Olá, alguém me podia dizer como conseguir tirar no mínimo 10 valores no exame de Matemática A 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Como passar das ciencias sociais para as exactas,sem comecar outra licenciatura? Ensino Superior 9
M como concluir o 12* - artes visuais Ensino Secundário 5
R Realizar exame de Matemática B como prova de ingresso Ensino Secundário 9
anahannya Apenas fiz o 1.º semestre (2018) e agora como faço? Ensino Superior 4
S Mudança de universidade de PT para UK sem transferir (entrar como vindo de secundário) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
F Cadeiras como Aluno Externo Valores - UBI Ensino Superior 1
JoaoGraca51 Como é que eu escolho a melhor universidade pública para o curso de Marketing? Ciências Sociais e Serviços 0
Debora_Catarina Como obter o 12 ano com o 9 ano? Ensino Secundário 1
C Como estudar Medicina depois dos 30 Saúde 2
D Como tornar-se Advogado Ciências Sociais e Serviços 3
A Como efetuar registo no site da Aula Digital Ensino Secundário 0
Lizzyzonster Ajuda - como inscrever aos exames? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
C Como calcular a média final do 11°? Ensino Secundário 6
D Anular disciplina e ir fazer o exame como externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
R UAb Como funcionam as aulas? Universidade Aberta 1
cambalinho Geometria 3D: como rodar 1 ponto em torno de 1 ponto? Ensino Secundário 0
AdriFerreira123 FBAUL Como é que são os estabelecimentos de AM? FBAUL vs ESCS Universidade de Lisboa 0
F Como é que te vês daqui a 5 anos a nível pessoal e profissional? Geral 16
M Exames nacionais como externo - novas medidas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 115
C Como é que se calcula Ucas Points, alguém sabe? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Se fizer exame como externo, conta para a minha média interna, tendo em conta que nunca tive a disciplina? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Ângela0104 Como irão funcionar, caso o governo permita, a telescola/aulas online? Ensino Secundário 2