Como posso fazer uma segunda licenciatura num outro curso?

veraveravera

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2025
Boa tarde a todos! Estou no ultimo ano do secundário e planejo cursar letras na faculdade. Estou ciente que o mercado deste curso e muito limitado, então planejo complementar o diploma de letras com uma licenciatura em jornalismo e comunicação.
Entretanto, tenho dúvidas sobre como se faz para entrar em outro curso após já ter feito um outro. Tenho de refazer o exame? Ou posso usar as notas dos meus exames do secundário? Precisa de ser em outra universidade? Daria mais jeito eu apenas fazê-los juntos, um de dia um de tarde?
Agradeco qualquer um que possa me tirar esta dúvida, abraço.

Olá,
Tenho de refazer o exame?
Depende do concurso que queiras usar. Se te quiseres candidatar pelo concurso nacional sim (se já não tiveres exames válidos nessa altura). Se te quiseres candidatar por outro concurso (Por exemplo pelo concurso de titulares de cursos superiores ou pelo concurso de maiores de 23 anos) não.

Ou posso usar as notas dos meus exames do secundário?
Se ainda não tiverem passado da validade podes.

Precisa de ser em outra universidade?
Não. Pode ser na mesma ou noutra.

Daria mais jeito eu apenas fazê-los juntos, um de dia um de tarde?
Isto depende do que tu preferires, mas fazer 2 cursos ao mesmo tempo costuma ser complicado. Vou deixar que alguma pessoa que tenha feito isto que te dê uma opinião mais concreta.

Olá.
planejo cursar letras na faculdade. Estou ciente que o mercado deste curso e muito limitado, então planejo complementar o diploma de letras com uma licenciatura em jornalismo e comunicação.
Acho que não faz muito sentido fazer duas licenciaturas. Faria mais sentido expandires a tua formação verticalmente, i.e. um mestrado, do que horizontalmente (outra licenciatura). Tendo duas licenciaturas, eventualmente terias mais oportunidades de emprego, para licenciados, mas estarias a estudar o dobro do tempo, ou, ao mesmo tempo, com o dobro da carga, para obter relativamente pouco benefício, ao meu ver. Ao fazer um mestrado, no total de 5 anos, ou 300 ECTS (comparado a 6 anos, ou 360 ECTS, para duas licenciaturas) eventualmente terias acesso a melhores postos de emprego.
Daria mais jeito eu apenas fazê-los juntos, um de dia um de tarde?
Se optares por fazer duas licenciaturas ao mesmo tempo, seria melhor fazeres uma em regime laboral e uma em regime pós-laboral, sem dúvida, porque neste caso não terias de te preocupar com sobreposição de horários, que, se ambas as licenciaturas funcionarem no mesmo regime, poderia impedir-te de frequentares algumas cadeiras.
Isto dito, tens de ter em conta que uma licenciatura é desenhada prevendo uma carga de trabalho "full-time", de 40 horas por semana. Normalmente, 15 a 20 horas semanais são de aulas, sendo as restantes deixadas ao aluno para estudar autonomamente, pelo que, se tiveres boas capacidades de estudar rápido e memorizar bem as coisas, não é impossível, de todo, mas recomendo que ponderes bem se vale a pena duplicares a tua carga.
Em qualquer caso, não podes entrar em duas licenciaturas no mesmo ano, pelo que terás uma oportunidade de experienciar a carga de trabalho do primeiro ano, e decidir se seria suportável fazer o dobro a partir do segundo ano, ou não.

Qualquer questão, dispõe.

Obrigada por responder! Sim, tambem considerei pegar um mestrado em uma das minhas áreas de preferéncia. Consultei tambem com alguns amigos que ja estao na faculdade, e descartei a possibilidade de fazer ambos os cursos ao mesmo tempo - só um ja é extremamente taxante. Vou ter de pensar melhor sobre o assunto.
Boa tarde!

• Like
Reactions: sigis

Olá! Pondera bem isso, sim!
Concordo com ser difícil dois cursos ao mesmo tempo, imagino que seja difícil.

Mas discordo de não ser recomendado tirares duas licenciaturas, se quiseres e puderes podes fazer isso. É mais conhecimento que adquires.

Eu estou a fazer uma segunda licenciatura e vou continuar.