COMO POSSO PEDIR TRANSFERÊNCIA?

Caloirasemrumo

Membro Caloiro
Matrícula
2 Abril 2023
Ola Uniarea! Estou com uma dúvida terrível e acho que talvez vocês me possam ajudar!

No ano passado não consegui entrar no ensino público, fui para o privado no mesmo curso que pretendia.

Este ano quero pedir transferência para tentar entrar novamente no publico no mesmo curso.
Fui a Uni.do Minho informar me como puderia ir para lá e disseram me que é só me candidatar igual como se fosse a primeira vez.

Mas fiquei em dúvida se realmente é assim e se agora tenho que pedir novamente uma senha e ficha enes para me puder inscrever. Visto que é para frequentar o segundo ano do mesmo curso a ter que fazer equivalências.

Muito obrigada 😭

Ola Uniarea! Estou com uma dúvida terrível e acho que talvez vocês me possam ajudar!

No ano passado não consegui entrar no ensino público, fui para o privado no mesmo curso que pretendia.

Este ano quero pedir transferência para tentar entrar novamente no publico no mesmo curso.
Fui a Uni.do Minho informar me como puderia ir para lá e disseram me que é só me candidatar igual como se fosse a primeira vez.

Mas fiquei em dúvida se realmente é assim e se agora tenho que pedir novamente uma senha e ficha enes para me puder inscrever. Visto que é para frequentar o segundo ano do mesmo curso a ter que fazer equivalências.

Muito obrigada 😭
Olá! Depende da via pela qual vais ingressar, a resposta que te deram foi provavelmente assumindo que irias concorrer pelo CNAES. A minha recomendação é:

1) Concorre tanto pelo CNAES como pela mudança de curso. Para o CNAES vais precisar pedir uma nova ficha ENES pela PIEPE e uma senha DGES. A recomendação é feita porque o CNAES é gratuito e assim tens 2 concursos diferentes para entrar no curso que queres, aumentando um pouco as tuas oportunidades de poderes ingressar, mas fica a teu critério.
2) Para a mudança de curso, podes usar a ficha ENES do ano passado (particularmente se não fores repetir nenhum exame nacional). Na página da UM tens o regulamento do concurso e a documentação que precisarás é:
i) Documento comprovativo da classificação final do ensino secundário (10.º/12.º anos ou equivalente) e das classificações obtidas nos exames nacionais das provas de ingresso fixadas para o curso a que se candidata (ficha ENES ou documento equivalente
ii) Documento atualizado comprovativo da última inscrição efetuada no ensino superior, com indicação do regime de ingress
iii) Declaração comprovativa de não prescrição da matrícula e inscrição na instituição de proveniência, no ano letivo da candidatura (apenas para estudantes provenientes de estabelecimento de ensino superior público, excluindo estudantes da UMinho
iv) Documento comprovativo da titularidade da prova de aptidão vocacional específica fixada para o concurso local 18 de acesso ao curso de Licenciatura em Música, quando aplicáve
v) Documento comprovativo da titularidade das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, quando aplicáve
vi) Documento comprovativo da qualificação académica específica exigida no âmbito do concurso especial para estudantes internacionais, quando aplicáve
vii) Certidão das unidades curriculares realizadas no ensino superior, com indicação dos respetivos créditos, quando aplicáve
viii) Plano de estudos com referência aos créditos e áreas científicas de cada UC, quando aplicáve
ix) Documento comprovativo de ter sido bolseiro no ensino superior no ano letivo anterior à candidatura (quando aplicável e só para estudantes que pretendam beneficiar da redução dos emolumentos de candidatura)