Como recorro a estudos para preparar-me para exames nacionais ou de ingresso ao ensino superior?

FranciscaS.

Membro Caloiro
Matrícula
3 Abril 2023
Olá a todos, o meu nome é Francisca, 19 anos e sou dos Açores. , Atualmente sou Estagiária T como Técnica Administrativa, tendo terminado no ano anterior o curso de Técnica Administrativa Nível IV Tipo 4, referente ao ensino secundário. Por ser natural de uma família com muitos ou nenhuns recursos, escolhi o ensino Profij pois daria me mais saída do que um regular para ingressar de seguida no mercado de trabalho, mas sempre tive interesse pelo o tema de Patologias e falar sobre a saúde, etc. Atualmente estou a pensar em arriscar e tirar formação em uma das áreas que desejo mas para tal preciso de algum apoio e aconselhamento. Gostaria de saber se para estudar para os exames nacionais que necessito para entrar na universidade se existe alguma outra opção para além de ter de contratar professores particulares para me voltarem a dar 3 anos de matéria mais exigente... Já não vou conseguir preparar me para ingressar este ano, por isso vou aproveitar este para estudar/poupar mas precisava de algum aconselhamento.

Gostaria de saber se para estudar para os exames nacionais que necessito para entrar na universidade se existe alguma outra opção para além de ter de contratar professores particulares para me voltarem a dar 3 anos de matéria mais exigente
Podes estudar por ti com base nos manuais e nos recursos disponíveis na Internet, e arranjar um/ns explicador/es para dúvidas pontuais.

A RTP tem aulas de todas as disciplinas de todos os anos: Estudo em Casa - RTP

No caso de Matemática A (não sei se precisas desta ou não, mas, como falaste em saúde e é preciso para Medicina, menciono-a), recomendo os canais de Youtube "Explicamat" e "Ricardo Ferreira".

Dependendo daquilo que procuras, podes ter interesse nos cursos de TAT e TAS (do INEM), ministrados por entidades privadas. Atenção que não se trata de Ensino Superior.

Última edição:
Boa tarde
Meu nome é Adriana e quero me candidatar ao curso Tesp.
Como posso estudar os conteúdos programáticos?
Chega os livros de 10, 11 ano?
Obrigada