Como saber se gosto e se tenho jeito para programação?? AJUDA

franciscodiogo17

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2017
Curso
12º Ano (à espera do concurso de acesso)
Olá. Sou aluno do 12º ano e sempre gostei e de mexer nos computadores. Desisti de querer seguir engenharia informática pois tive programação (em Pascal) na disciplina de aplicaçoes informaticas B e não gostei. Sei que o Pascal já é antiquado e que é complicado. O meu professor não era bom, eu acho que ele nao percebia o que talvez me possa ter criado este "ódio" a esta área.
Como é que posso saber se "fui feito" para a programação??

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Ex-Física | MEFT
Instituição
Ex-FCUP | IST
Olá. Sou aluno do 12º ano e sempre gostei e de mexer nos computadores. Desisti de querer seguir engenharia informática pois tive programação (em Pascal) na disciplina de aplicaçoes informaticas B e não gostei. Sei que o Pascal já é antiquado e que é complicado. O meu professor não era bom, eu acho que ele nao percebia o que talvez me possa ter criado este "ódio" a esta área.
Tenta aprender um bocado de python, pelo codecadamy, por livros como o "How to think like a computer scientist" ou por tutoriais do Youtube. É muito melhor que Pascal e aí vês mais ou menos se gostas ou não :P

• Like
Reactions: Rui Veiga
D

Deleted member 27718

Guest
Começa a programar a C e outras linguagens e vai evoluindo, o C é uma boa programação para começares a programar :D

• Like
Reactions: science>tech

Tiago Taquelim Ferreira

Membro Caloiro
Matrícula
29 Março 2016
Se queres que te diga, programar em pascal ou noutra lingua acaba por se resumir ao mesmo. Eu começei no 9ºano em Python, e foi a partir dai que,sozinho ,aprendi ao longo destes anos a programar. Se não gostastes de Pascal podes sempre tentar outra língua, mas se queres seguir algo que envolva programação o mais importante é mesmo o gosto por tal, bastante importante!

science>tech

Membro
Matrícula
6 Junho 2018
A programação é a mesma em qualquer linguagem, ou melhor, o objetivo é o mesmo: dar instruções ao computador para que ele as execute e, possivelmente, resolva problemas. Também é possível programar em papel com uma caneta...

Concordo com a Mafalda, C é melhor do que Python como linguagem inicial porque Python foge um bocado ao que a programação realmente é (ou melhor, esconde o que se passa "atrás das cortinas")

Também tive Pascal e apesar de não ter gostado muito (Delphi é Pascal com esteróides!) consegui aprender algumas coisas, noções básicas de arrays e matrizes por exemplo. Não tenho a certeza se o facto de odiares Pascal ou não poderá ou pode influenciar o teu gosto por programação.

Anyway, boas leituras :D

Link : Pedro Vasconcelos : Programação Imperativa (CC1003)

Última edição:

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Hey,

Acho que já deram algumas boas recomendações de como começares. De qualquer forma queria frisar algo que tenho mencionado também em outros tópicos: não penses que engenharia informática é programar. Analisa os currículos, lê, vê tipos de trabalho e funções que eng. informáticos podem desempenhar, podes até falar com empresas e ir a open days.

Em relação à programação, o @science>tech tem razão quando diz que o Python "esconde" algumas coisas já que o C requere maior especificidade no código. No entanto, eu concordo plenamente com o @Marco L. quando diz que o Python é uma melhor linguagem para começar. O facto de ser mais simples faz com que consigas perceber de forma muito mais fácil as bases e então, no C, podes passar às especificidades e technicalities.

DISCLAIMER: O currículo no Técnico de Eng. Informática começa com Python num semestre e C no outro. Pela minha experiência (tendo começado com C em Eng. Eletrotécnica), Python é uma ferramenta muito melhor para starters devido à sua simplicidade, quando aprenderes as bases da programação, é muito mais fácil adaptares-te às diferentes linguagens.

Abraço

Matrícula
18 Julho 2017
Curso
Engenharia Informática
Instituição
IPLeiria - ESTG
Vai brincar um pouco no codecademy para ver se até gostas.

Eu comecei por aí e sinceramente não percebia muito mas agora desde que estou no curso e aprendi as coisas em condições é que percebi que realmente gostava de programar. Mas é relativo, as pessoas são diferentes