Como saber se o meu curso é bom?

Mmr36

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2021
Olá!
Vou candidatar-me ao ensino superior em setembro mas tenho uma dúvida:
A minha escolha principal é Tecnologia da comunicação audiovisual (na esmad)
Mas também tenho pesquisado sobre o curso de multimedia (também na esmad) porque me parece muito a minha cara pelo que vi até agora.
O meu problema é que eu não sei se esses cursos terão boas saídas ou não, eu sei que o audiovisual tem crescido cada vez mais, mas será que vou conseguir arranjar um emprego bom? Talvez seja uma pergunta estupida dado que “eu deveria escolher o que gosto” mas realmente é uma coisa que me assusta e não conheco ninguém que esteja dentro essa área para me ajudar.
Obrigada pela atenção! :)

mronorato

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2019
Olá!
Vou candidatar-me ao ensino superior em setembro mas tenho uma dúvida:
A minha escolha principal é Tecnologia da comunicação audiovisual (na esmad)
Mas também tenho pesquisado sobre o curso de multimedia (também na esmad) porque me parece muito a minha cara pelo que vi até agora.
O meu problema é que eu não sei se esses cursos terão boas saídas ou não, eu sei que o audiovisual tem crescido cada vez mais, mas será que vou conseguir arranjar um emprego bom? Talvez seja uma pergunta estupida dado que “eu deveria escolher o que gosto” mas realmente é uma coisa que me assusta e não conheco ninguém que esteja dentro essa área para me ajudar.
Obrigada pela atenção! :)

Olá!

Sou um aluno da ESMAD, e a realidade do nosso panorama é complicada. Não recomendo que entres na área do TCAV a não ser que tenhas um amor muito pronunciado por cinema, porque a nível de saídas e preparação é um curso que fica aquém de Multimédia. Históricamente, na ESMAD, o curso de TCAV foi um híbrido de fotografia e cinema. Agora a ESMAD tem um curso de Fotografia (a minha licenciatura), pelo que tentaram seccionar as coisas. TCAV tornou-se quase exclusivamente um curso de cinema. Acontece que, independentemente do curso, podes contar que a maior parte do teu trabalho nesta área partirá da tua proatividade e do teu desejo de ser sempre melhor. Há definitivamente trabalho, mas não do tipo de emprego que te bate à porta. Não podes contar que alguém te contrate para ficares efetiva numa empresa em qualquer um destes cursos. Tens de ser tu a ir à procura das oportunidades nesta área, e a criar a tua marca e estilo. Infelizmente não há atalhos, e embora o networking que faças na faculdade seja importante, não há uma boa forma de responder à tua questão.

Eu diria (mas toma isto com um grão de sal) que, na área, a maior saída profissional na ESMAD estará associada à multimédia, à fotografia e só depois a TCAV. Não sei se isto ajuda! Qualquer dúvida específica relativamente ao curso, sente-te livre para perguntar. A licenciatura de fotografia partilha muitas cadeiras com TCAV e Multimédia, e conheço gente em todas essas áreas se precisares de falar com alguém. Posso ainda acrescentar que a ESMAD é uma ótima faculdade a nível de equipamento (a melhor do norte e provavelmente a melhor do país com os novos estúdios), mas que estarás muito limitada a nível de qualidade do corpo docente na área das artes visuais. Os cursos estão, regra geral, mal organizados, e terás uma experiência frustrante enquanto o covid andar por cá - isto é garantido. Multimédia é o curso mais bem pensado e organizado dos três, mas também é, possivelmente, o mais exigente.

Um abç

• Like
Reactions: Diana Valença

Rodrigoproença

Membro Caloiro
Matrícula
13 Agosto 2021
Boas, estou a pensar em meter fotografia como primeira opção (ESMAD).
Qual é o teu feeback sobre o curso realativamente à instituição? Tens gostado do curso?

• Like
Reactions: Mmr36