Como se dá o processo de candidatura ao ensino superior?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, eu não vou fazer exames nacionais este ano e preenchi o parâmetro a dizer que queira apenas a ficha ENES. Quando é que tenho que a ir buscar? Quando os resultados dos exames nacionais forem divulgados? Desde já, obrigada.
A partir da data de afixação dos resultados da 1ª fase de exames, dia 3 de agosto.

• Like
Reactions: Beatriz Prata

AliGhamborraK

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2020
Boas!

Visto que não posso entregar o pedido de senha na GAES devido à atual situação de pandemia, o que devo fazer? faço download do recibo e envio por mail ao GAES? se sim como assino?

E como terei de fazer para pedir a ficha ENES? concluí o 12º (exames de História e Português) à 2 anos - vulgo, 2017/18, o que tenho de fazer para pedir esta ficha? tenho de me dirigir à minha escola?

Muito obrigado!

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas!

Visto que não posso entregar o pedido de senha na GAES devido à atual situação de pandemia, o que devo fazer? faço download do recibo e envio por mail ao GAES? se sim como assino?

E como terei de fazer para pedir a ficha ENES? concluí o 12º (exames de História e Português) à 2 anos - vulgo, 2017/18, o que tenho de fazer para pedir esta ficha? tenho de me dirigir à minha escola?

Muito obrigado!
A ficha ENES é pedida na tua escola, mediante o preenchimento de um boletim de inscrição nos exames, assinalando a opção 5.
Podes entregar o pedido da senha da DGES junto com o boletim para a emissão da ficha ENES.

• Like
Reactions: AliGhamborraK

AliGhamborraK

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2020
A ficha ENES é pedida na tua escola, mediante o preenchimento de um boletim de inscrição nos exames, assinalando a opção 5.
Podes entregar o pedido da senha da DGES junto com o boletim para a emissão da ficha ENES.
Muito obrigado!

Se não for incómodo, poderias-me dizer se já posso preencher este boletim? Ou se, no meu caso, como não vou realizar exames, só depois do dia 3 de Agosto? Pergunto isto porque pelo que os meus colegas me disseram, só se recebe a dita ficha ENES após o resultado dos exames.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Muito obrigado!

Se não for incómodo, poderias-me dizer se já posso preencher este boletim? Ou se, no meu caso, como não vou realizar exames, só depois do dia 3 de Agosto? Pergunto isto porque pelo que os meus colegas me disseram, só se recebe a dita ficha ENES após o resultado dos exames.
Sim, preenches agora.

QueroResumos

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2018
Boa noite!

Pretendo mudar de curso este ano através do concurso nacional de acesso, e tenho dúvidas quanto ao procedimento correto.
Relativamente ao boletim de inscrição nos exames:
- É necessário comprá-lo presencialmente na minha antiga escola e entregá-lo na secretaria ou posso fazê-lo via online, tendo em conta a situação atual?
- Encontra-se disponível neste momento? Se sim, até quando?

Obrigado desde já pela atenção.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite!

Pretendo mudar de curso este ano através do concurso nacional de acesso, e tenho dúvidas quanto ao procedimento correto.
- É necessário comprá-lo presencialmente na minha antiga escola e entregá-lo na secretaria ou posso fazê-lo via online, tendo em conta a situação atual?

Com as escola abertas, é melhor fazeres presencialmente, se possível. Terias de o fazer, posteriormente, à mesma.
O pedido da ficha ENES é até ao inicio das inscrições nos exames do próximo ano, ou seja, é até tu precisares de a usar nas candidaturas.

Zé :D

Membro
Matrícula
19 Julho 2017
Curso
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição
IPCA
Boa noite!

Isso varia de escola para escola. Eu enviei a minha inscrição pelo mail da escola e eles resolveram tudo, mas sei que muitas escolas querem que lhes entregues presencialmente. Fala com a tua escola de inscrição amanhã. Eles vão-te indicar os procedimentos, se te pedirem online, o boletim editável está online (não consegui inserir aqui o ficheiro) e mandas para o e-mail de referência deles, se for na escola, tens de o comprar lá.

PS: Não te esqueças de pedir a senha de candidatura e imprimir o recibo, tens de entregar junto com o boletim de inscrição para os exames.

JoãoSilva2000

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2020
Boa tarde!
Uma pergunta: até quando é que posso preencher o boletim de inscrição para pedir a ficha enes?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @JoãoSilva2000
Uma pergunta: até quando é que posso preencher o boletim de inscrição para pedir a ficha enes?
Se estás a falar do boletim de inscrição para os exames, e vais realizar exames, convém que o entregues assim que possível. Se não vais realizar exames, e só queres obter a ficha ENES, aí há uma maior flexibilidade, sendo que as escolas só conseguem dar a ficha ENES depois de saírem as notas dos exames nacionais.

JoãoSilva2000

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2020
Obrigado pela resposta.
Eu não vou realizar exames, é só mesmo para obter a ficha enes. A minha preocupação é que tendo em conta que os exames já começam para a semana que vem, queria saber qual era o prazo para entregar o boletim apenas para requisitar a ficha enes.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Obrigado pela resposta.
Eu não vou realizar exames, é só mesmo para obter a ficha enes. A minha preocupação é que tendo em conta que os exames já começam para a semana que vem, queria saber qual era o prazo para entregar o boletim apenas para requisitar a ficha enes.
O melhor é falares com a escola em causa. Sei de casos como o teu em anos anteriores de quem não fez a inscrição nos exames para obter a ficha ENES e conseguiu obter a ficha ENES na mesma na altura de pedir.

JoãoSilva2000

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2020
Pois, é capaz de ser o melhor a fazer. Eu já tinha feito o pedido de atribuição de senha logo em Março, mas entretanto esqueci-me disto e agora que me lembrei do boletim de inscrição nos exames fiquei preocupado com os prazos. Sendo assim vou tentar ir logo segunda para esclarecer tudo.

Obrigado pela atenção

• Like
Reactions: davis

Catana

Membro Veterano
Matrícula
2 Agosto 2019
Olá! Ao entregar o boletim de inscrição nos exames para pedir a ficha enes tenho de entregar simultaneamente o recibo da senha dges ou posso entregá-lo posteriormente?
Outra dúvida: o pedido de nova senha (sendo que eu já me candidatei no ano passado) poderá influenciar o pedido de bolsa de estudo?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá! Ao entregar o boletim de inscrição nos exames para pedir a ficha enes tenho de entregar simultaneamente o recibo da senha dges ou posso entregá-lo posteriormente?
Outra dúvida: o pedido de nova senha (sendo que eu já me candidatei no ano passado) poderá influenciar o pedido de bolsa de estudo?
Deves entregar os dois documentos ao mesmo tempo, à partida. Até porque teres o recibo da senha não demora nada.
Não influencia o pedido da bolsa de estudo, são candidaturas diferentes.

Catana

Membro Veterano
Matrícula
2 Agosto 2019
Deves entregar os dois documentos ao mesmo tempo, à partida. Até porque teres o recibo da senha não demora nada.
Não influencia o pedido da bolsa de estudo, são candidaturas diferentes.
Mas eu já registei com as credenciais da minha senha do ano passado, no entanto nunca acabei o processo porque já não estava dentro do prazo. Ao pedir agora nova senha dges peço também novas credenciais para o pedido de bolsa?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Mas eu já registei com as credenciais da minha senha do ano passado, no entanto nunca acabei o processo porque já não estava dentro do prazo. Ao pedir agora nova senha dges peço também novas credenciais para o pedido de bolsa?
As credenciais para a bolsa são sempre as mesmas, isso não é um problema. Só tens de entrar novamente na conta e fazeres a candidatura.

• Like
Reactions: Catana

Catana

Membro Veterano
Matrícula
2 Agosto 2019
As credenciais para a bolsa são sempre as mesmas, isso não é um problema. Só tens de entrar novamente na conta e fazeres a candidatura.
Obrigada! 😊
E o recibo da senha que temos de entregar na escola é nos mandado para o e-mail?

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Luana s Dá para pôr como opção de prova de ingresso uma disciplina à última da hora? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
F Como fazer melhoria de média Ensino Básico 0
T Exame de fq que não correu como esperado Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
L Como ser professora?! Educação 2
R Usar exame como prova de ingresso que não era suposto ser Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A 2ª Fase Mestrado Candidatura - Como funciona? Ensino Superior 1
M Vale a pena seguir História como um curso universitário? Humanidades, Secretariado e Tradução 4
JoãoRafaelRocha como funciona os mestrados Ensino Superior 2
dani_filipa Como gerir a ansiedade pré universitária Geral 2
P Recibo de candidatura DGES como substituto da Ficha ENES? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
P Como fazer o 3º ano de um curso profissional em pouco tempo Ensino Secundário 0
J Acesso ao ensino superior como aluno externo Concurso Nacional e Locais - Público 1
R Exame Matemática A | O que estudar e como? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 11
M Como funcionam as candidaturas? Concurso Nacional e Locais - Público 7
TigasPraz Como calcular a média do Secundário? Ensino Secundário 9
S Mudança de curso: Como? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Y Como obter Bolsa de Estudo para o 2º ano da faculdade? Bolsas e Residências 1
M Como anular um exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
T Olá, alguém me podia dizer como conseguir tirar no mínimo 10 valores no exame de Matemática A 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Como passar das ciencias sociais para as exactas,sem comecar outra licenciatura? Ensino Superior 9
M como concluir o 12* - artes visuais Ensino Secundário 5
R Realizar exame de Matemática B como prova de ingresso Ensino Secundário 9
anahannya Apenas fiz o 1.º semestre (2018) e agora como faço? Ensino Superior 4
S Mudança de universidade de PT para UK sem transferir (entrar como vindo de secundário) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
F Cadeiras como Aluno Externo Valores - UBI Ensino Superior 1
JoaoGraca51 Como é que eu escolho a melhor universidade pública para o curso de Marketing? Ciências Sociais e Serviços 0
Debora_Catarina Como obter o 12 ano com o 9 ano? Ensino Secundário 1
C Como estudar Medicina depois dos 30 Saúde 2
D Como tornar-se Advogado Ciências Sociais e Serviços 3
A Como efetuar registo no site da Aula Digital Ensino Secundário 0
Lizzyzonster Ajuda - como inscrever aos exames? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
C Como calcular a média final do 11°? Ensino Secundário 6
D Anular disciplina e ir fazer o exame como externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
R UAb Como funcionam as aulas? Universidade Aberta 1
cambalinho Geometria 3D: como rodar 1 ponto em torno de 1 ponto? Ensino Secundário 0
AdriFerreira123 FBAUL Como é que são os estabelecimentos de AM? FBAUL vs ESCS Universidade de Lisboa 0
F Como é que te vês daqui a 5 anos a nível pessoal e profissional? Geral 16
M Exames nacionais como externo - novas medidas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 115
C Como é que se calcula Ucas Points, alguém sabe? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Se fizer exame como externo, conta para a minha média interna, tendo em conta que nunca tive a disciplina? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Ângela0104 Como irão funcionar, caso o governo permita, a telescola/aulas online? Ensino Secundário 2
V Como estudar Filosofia? Ensino Secundário 9
Asofia4 Como posso mudar de curso no próximo ano letivo? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
J Fazer cadeiras como aluno externo enquanto aluno interno Ensino Superior 1
J Como tirar 19s (curso de ciências e tecnologias) Ensino Secundário 13
joanaoplo Tecnologias - como construir o currículo? Tecnologias 6
A Como candidatar-me estando no exterior Concurso Nacional e Locais - Público 8
O Erros estúpidos e como evitar Ensino Secundário 2
J Número de exames como externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
S Como estudar Geografia A do 10°ano? Ensino Secundário 0