Como sei que fui colocada na Universidade?

Nana_

Membro Caloiro
Matrícula
14 Agosto 2024
Bom, eu realmente não sei como funciona nada e não tenho colegas que posso perguntar e os que tenho não sabem :c

Tipo fiz os exames tanto da 1ªfase como da 2ªfase, ainda não sei a nota da 2ªfase mas já fiz a candidatura pela dges no prazo. Mas e agora?? É suposto fazer o que??
Sei que a candidatura para 2ªfase começa dia 26 de Agosto agora, mas até lá já saberei se entrei em algum curso? Se eu entrei e fazer a candidatura na 2ªfase na mesma o que acontece com a colocação? Eu a perco ou não se interfere as duas fases?
Não tive a nota que precisava na 1ªfase para o curso que queria mas fiz a candidatura na mesma para outros curso mas minha dúvida é se eu tiver a nota agora na 2ªfase e então fazer a candidatura eu irei perder a colocação se tiver sido colocada? Pois uma suposição eu consigo um curso agora na 1ªfase, e na 2ªfase tento o curso que queria mas na mesma não o consigo e entro pra outro curso, mas entre o curso que fui colocada na 1ªfase é mais de minha preferência, então posso escolher entre eles ou só tenho agora o da 2ªfase como opção??
E também como sei se fui colocada? No site da dges vai estar em algum lugar lá dito ou vou receber um e-mail? E tem uma data já definida para isso?
Depois disso o que é suposto fazer? Sei que entrei, considerando que entre em algum curso, eu tenho que ir no dia seguinte para Universidade já com os documentos e dinheiro? Já isso é outra coisa que não sei e estou supondo que seja algo assim pelo que vi uma fez na televisão na época de matrículas. Eu tenho que ir ao site da Universidade que passei e lá diz em algum lugar os documentos que é preciso levar? Pois já procurei uma vez algo do tipo e não encontrei e não tenho certeza se é isso mesmo que faço. E sobre o dinheiro sei que tens que pagar na hora mas qual a quantidade? Pois se não me falha a memória se ias fazer a matrícula no prazo, que não sei que prazo é, não precisavas pagar alguma cena.
Sei que consigo ver o que é preciso pagar ao principio mas é mesmo só aquele valor ou quando chegar no dia tem outra coisas para pagar??
Sei que podes ser perguntas óbvias mas com o stress e realmente sem informação fico mesmo na duvida se o óbvio está certo.
E depois da matrícula o que acontece? Já temos os nossos horários e a lista dos livros que precisamos comprar ou isso depois se vê nos começos das aulas? E sobre o horário se não já o tiver como que então sei que aulas e dias irei frequentar? Ou é como nos USA que fica aberto o site e vais escolhendo as aulas e as turmas são preenchidas por vagas? Pois se for assim a Universidade diz o dia que já podemos fazer isso ou assim que fizer a matrícula já posso escolher o horário?
E como a matrícula é feita? É preciso levar o que além dos documentos e dinheiro? Algum inquérito ou sei lá o que também? Vi acho que em Coimbra as matrículas são feitas por ordem alfabética, e como sei se na Universidade que vou é igual ou só descubro no dia?
E como sei quais as cadeiras mais indicadas para o meu curso? Faço só a opção de sugestão que tem no site da Universidade ou tem como escolher melhor?
Ah e uma coisa que lembrei agora, vamos supor que entrei no curso e nele tem as cadeias de línguas estrangeiras, mas eu gostaria de fazer sei lá mandarim mas não uma opção disponível do meu curso, eu consigo fazer ela como um extra? Mas vi que tem limite de ETCs por semestre, e se eu fizer ou melhor adicionar o mandarim ela contaria como o ETCs que tenho disponível ou posso só adicionar o os meus ETCs continuam normal sem alteração? E realmente é possível adicionar cadeiras que não tem a ver com o curso que entrei?

Bem imagino que seja tudo isso, desculpas por tantas voltas no mesmo assunto.

Olá,
Sei que a candidatura para 2ªfase começa dia 26 de Agosto agora, mas até lá já saberei se entrei em algum curso?
No dia 25 de agosto saem as colocações da 1ª fase. Nesse dia irás receber um email com a colocação.
Se eu entrei e fazer a candidatura na 2ªfase na mesma o que acontece com a colocação? Eu a perco ou não se interfere as duas fases?
Se fores colocada na 2ª fase a matrícula da 1ª é automaticamente anulada. Se não fores colocada mantens a matrícula da 1ª

Não tive a nota que precisava na 1ªfase para o curso que queria mas fiz a candidatura na mesma para outros curso mas minha dúvida é se eu tiver a nota agora na 2ªfase e então fazer a candidatura eu irei perder a colocação se tiver sido colocada? Pois uma suposição eu consigo um curso agora na 1ªfase, e na 2ªfase tento o curso que queria mas na mesma não o consigo e entro pra outro curso, mas entre o curso que fui colocada na 1ªfase é mais de minha preferência, então posso escolher entre eles ou só tenho agora o da 2ªfase como opção??
Quando fizeres a candidatura para 2ª fase já sabes onde ficaste colocada na 1ª, por isso só te candidatas a cursos que prefiras em relação àquele que foste colocada.

E também como sei se fui colocada? No site da dges vai estar em algum lugar lá dito ou vou receber um e-mail? E tem uma data já definida para isso?
Dia 25 de agosto, vai estar no site da DGES, vais receber email e muito provavelmente um SMS/email da instituição onde foste colocada sobre como fazer a matrícula.

Depois disso o que é suposto fazer? Sei que entrei, considerando que entre em algum curso, eu tenho que ir no dia seguinte para Universidade já com os documentos e dinheiro?
Nunca terás que ir imediatamente no dia seguinte. As matrículas podem abrir no dia seguinte, mas não fecham no mesmo dia. Normalmetne tens cerca de 1 semana para a matrícula.

Eu tenho que ir ao site da Universidade que passei e lá diz em algum lugar os documentos que é preciso levar?
Os únicos documentos que podem ser precisos são o documento de identificação e algum pré-requisito que o curso peça.

E sobre o dinheiro sei que tens que pagar na hora mas qual a quantidade? Pois se não me falha a memória se ias fazer a matrícula no prazo, que não sei que prazo é, não precisavas pagar alguma cena.
Em príncipio terás que pagar a taxa de inscrição, seguro escolar e possivelmente a primeira propina. No site da instituição deve ter esses preços, mas mesmo que não tenha podes lhes enviar email a perguntar quando sairem as colocações.

E depois da matrícula o que acontece? Já temos os nossos horários e a lista dos livros que precisamos comprar ou isso depois se vê nos começos das aulas? E sobre o horário se não já o tiver como que então sei que aulas e dias irei frequentar? Ou é como nos USA que fica aberto o site e vais escolhendo as aulas e as turmas são preenchidas por vagas? Pois se for assim a Universidade diz o dia que já podemos fazer isso ou assim que fizer a matrícula já posso escolher o horário?
Isto vai variar de instituição para instituição. A maior parte que conheço já vos dão os horários no 1º semestre do 1º ano. Se não for assim irás ser informada no dia das matrículas ou podes ver no site quando tiveres as credenciais. Os livros costumam ser opcionais, não obrigatórios como no ensino secundário. Cada professor de cada cadeira irá dar uma bibliografia com uma lista de livros que podem usar para consultar.

E como a matrícula é feita? É preciso levar o que além dos documentos e dinheiro? Algum inquérito ou sei lá o que também? Vi acho que em Coimbra as matrículas são feitas por ordem alfabética, e como sei se na Universidade que vou é igual ou só descubro no dia?
A instituição irá enviar um email ou SMS sobre quando deves ir lá.

E como sei quais as cadeiras mais indicadas para o meu curso? Faço só a opção de sugestão que tem no site da Universidade ou tem como escolher melhor?
A maior parte das cadeiras, principalmente nos primeiros anos vão ser obrigatórias. Se houverem opcionais escolhes com base em preferência pessoal. Se te dão a opção de a escolher é porque é adequada.

Ah e uma coisa que lembrei agora, vamos supor que entrei no curso e nele tem as cadeias de línguas estrangeiras, mas eu gostaria de fazer sei lá mandarim mas não uma opção disponível do meu curso, eu consigo fazer ela como um extra? Mas vi que tem limite de ETCs por semestre, e se eu fizer ou melhor adicionar o mandarim ela contaria como o ETCs que tenho disponível ou posso só adicionar o os meus ETCs continuam normal sem alteração? E realmente é possível adicionar cadeiras que não tem a ver com o curso que entrei?
Novamente algo que tens que consultar com a instituição diretamente, mas em princípio iria contar para o limite de ECTS.

Ao que o @Rui C disse, acrescento o seguinte:
Depois disso o que é suposto fazer? Sei que entrei, considerando que entre em algum curso, eu tenho que ir no dia seguinte para Universidade já com os documentos e dinheiro? Já isso é outra coisa que não sei e estou supondo que seja algo assim pelo que vi uma fez na televisão na época de matrículas
Dependendo da universidade, poderá dar para fazer a matrícula online, sem te teres de deslocar fisicamente à universidade.
Se queres fazer cadeiras à parte, informa-te junto da instituição sobre UCs isoladas. Pode haver limite, ou não, conforme o regulamento da instituição.

• Like
Reactions: davis