Como tirar 19s (curso de ciências e tecnologias)

JoaoMirrage358

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2019
Oi. Estou no 11o ano e estou um pouco ansioso. Apesar de ter tirado boas notas no secundario(18s e assim) sinto, especialmente agr sob a pressao da preparaçao para os testes e exames que o meu metodo de estudo para as disciplinas( especialmente a biologia e geologia) é demasiado lento. Eu tento estudar regularmente( apesar de uma procrastinaçao aaui ou ali), mas preciso de conselhos para metodos de estudo. Eu acho que o meu problema esta nos resumos que faço . Como tenho medo de nao captar algum pormenor importante eu acabo por transcrever basicamente os powerpoints que o stor me envia para o mail. O que fazer?( por causa disso demoro ate tres hiras a fazer resumos)... Ah e ja agr. Como é que posso ter um horarario de estudk exigente?. É que quando olho para tras e verifico que procrastinei no telemovel e nao consegui cumprir tudo o que tinha planeado sinto me anguastiado.😿. E com isto dos exames e o facto dos professores na minha escola ser muito exigentes e nos tarem a bombardear com trabalhos inuteis, principalmente agr que entrei de ferias de pascoa antecipadas por causa do corona, estou a sentir que vou rebentar. Sinto me um caco, um fracasso.

Oi. Estou no 11o ano e estou um pouco ansioso. Apesar de ter tirado boas notas no secundario(18s e assim) sinto, especialmente agr sob a pressao da preparaçao para os testes e exames que o meu metodo de estudo para as disciplinas( especialmente a biologia e geologia) é demasiado lento. Eu tento estudar regularmente( apesar de uma procrastinaçao aaui ou ali), mas preciso de conselhos para metodos de estudo. Eu acho que o meu problema esta nos resumos que faço . Como tenho medo de nao captar algum pormenor importante eu acabo por transcrever basicamente os powerpoints que o stor me envia para o mail. O que fazer?( por causa disso demoro ate tres hiras a fazer resumos)... Ah e ja agr. Como é que posso ter um horarario de estudk exigente?. É que quando olho para tras e verifico que procrastinei no telemovel e nao consegui cumprir tudo o que tinha planeado sinto me anguastiado.😿. E com isto dos exames e o facto dos professores na minha escola ser muito exigentes e nos tarem a bombardear com trabalhos inuteis, principalmente agr que entrei de ferias de pascoa antecipadas por causa do corona, estou a sentir que vou rebentar. Sinto me um caco, um fracasso.
Hello,
Primeiro que tudo tenta racionalizar. Faz uma to do list e compromete-te a realizar tudo.
Quando eu andava no secundário nunca fazia resumos, achava sempre que não resultava comigo. Achava que estava apenas a transcrever uma informação e não era produtiva porque chegava ao fim (passado décadas) sem sentir que a dominava. Daí que o que eu fazia era pegar nos ppts ou nos livros de biologia/geologia e tentava dar uma aula. Era motivante porque enquanto falava e me apercebia que me faltava alguma coisa ia investigar sobre isso para tentar "saber o máx sobre determinado assunto". Para mat ou FQ tentava "dominar" todos os exercícios, não podia largar um só por não conseguir perceber. E que me lembre foi assim que fui tirando "boas notas" no secundário.
Lembro-me que o 11º foi sem dúvida o mais puxado, é normal sentires o mesmo, acho que nesse aspeto as coisas não mudaram assim tanto.
Tenta manter o foco. Esta era a minha estratégia, tenta encontrar a tua. Nunca ninguém disse que fazer resumos era a única receita para o sucesso.
Não sei qual é o teu objetivo, mas eu tinha um e estava determinada a alcançá-lo 😉
Espero essencialmente ter-te motivado um pouco, boa sorte!

Vou ser direto que já deram conselhos em cima:

Fazer exames (E NÃO O LIVRO DO IAVE COM A MATÉRIA SEPARADA, É O PIOR ERRO DE SEMPRE, por isso trata de reveres toda a matéria em atraso), esses exames pode ser daquele livro da FNAC (que n sei se ainda vendem) e que trazia as soluções de todas as perguntas incluindo as respostas múltiplas (YA, LESTE BEM, AQUILO VALIA OURO)

+

Livro exercícios ao longo do ano (mas não como preparação para o exame porque por norma os exercícios são super simples), eu por exemplo naquele da Porto Editora achava um desperdicio de tempo porque os exercicios nem era estilo exame sequer, com exceção da geologia de 11º ano que até estava muito boa.

+

Don't waste time a fazer resumos, o tempo que perdes a fazer pegas em um resumo de alguém e lês, e depois reforças no livro aquilo que não sabes tão bem e até colmatas com um exercício puxado (até tenho no meu perfil um bué completo dos 2 anos de BG).

+

Sê pormenorizado nos critérios das respostas, eu por exemplo, tinha umas folhas e ia anotando aquele tópico de resposta que faltava, ou x informação que saiu e eu nem sabia (porque não estava no livro nada sobre isso p.e., acontece imenso nos exames)...

+

Anota as tuas dúvidas de exames e esclarece-as, eu tinha explicadora, mas andava sempre no tópico de dúvidas de BG a lançar dúvidas na mesma e o pessoal era inteligente e ficava satisfeito com a resposta.

= 18 no exame de BG no meu caso, o que é pouco para um exame mas é ótimo no caso de BG porque o exame de BG é o exame mais difícil do secundário (eu acho), porque depende muito da interpretação, e assim, deixo o derradeiro conselho, PRATICA A INTERPRETAÇÃO, é sempre aquele fator que impede de termos 20 😂

EDIT: Apercebo-me agora que não era sobre o exame de BG o teu tópico, oh well, enquadra-se na mesma.
Filosofia = Decorar no dia anterior sempre funcionou para mim, mas eu percebia tudo à 1º e decorava à 1º e acabei com 20, porém tenho colegas que marravam e tiravam 12, esta disciplina varia mesmo muito de pessoa para pessoa, por isso tens que encontrar o teu método. Não tenho conselho para se fizeres exame a isso.

Matemática = É bué fácil, exige apenas muita dedicação. Mas se percebes à 1º nunca te esqueces. No 12º ano vais ver que é a disciplina mais fácil, é só estudares mais do que o costume.

PT: I have no idea como estudar para isto.

FQ: O exame mais lindoooo e fácil de sacar ganda nota a seguir a mat, não sei como anda o estilo do exame atualmente, MAS, posso-te dizer que se queres 19 tens que ter tudo visto. Eu na altura não vi uns cálculos de mineralização de quimica 11º porque achava que não ia sair (e detestava aquilo) e não tive 19 por causa disso 😤 também perdi 4 décimas pq eu, burro, disse "dividir" em vez de "quociente". Atenção aos critérios e palavras-chave. No exame de BG inclusive, se não tiveres certas palavras-chave (ex. magnitude, meiose, cenas do texto especificas) tens 0 no tópico.

É isso, boa sorte, e lembra-te que quem é picuinhas com os pormenores tem o 20.

Última edição:
Vou ser direto que já deram conselhos em cima:

Fazer exames (E NÃO O LIVRO DO IAVE COM A MATÉRIA SEPARADA, É O PIOR ERRO DE SEMPRE, por isso trata de reveres toda a matéria em atraso), esses exames pode ser daquele livro da FNAC (que n sei se ainda vendem) e que trazia as soluções de todas as perguntas incluindo as respostas múltiplas (YA, LESTE BEM, AQUILO VALIA OURO)

+

Livro exercícios ao longo do ano (mas não como preparação para o exame porque por norma os exercícios são super simples), eu por exemplo naquele da Porto Editora achava um desperdicio de tempo porque os exercicios nem era estilo exame sequer, com exceção da geologia de 11º ano que até estava muito boa.

+

Don't waste time a fazer resumos, o tempo que perdes a fazer pegas em um resumo de alguém e lês, e depois reforças no livro aquilo que não sabes tão bem e até colmatas com um exercício puxado (até tenho no meu perfil um bué completo dos 2 anos de BG).

+

Sê pormenorizado nos critérios das respostas, eu por exemplo, tinha umas folhas e ia anotando aquele tópico de resposta que faltava, ou x informação que saiu e eu nem sabia (porque não estava no livro nada sobre isso p.e., acontece imenso nos exames)...

+

Anota as tuas dúvidas de exames e esclarece-as, eu tinha explicadora, mas andava sempre no tópico de dúvidas de BG a lançar dúvidas na mesma e o pessoal era inteligente e ficava satisfeito com a resposta.

= 18 no exame de BG no meu caso, o que é pouco para um exame mas é ótimo no caso de BG porque o exame de BG é o exame mais difícil do secundário (eu acho), porque depende muito da interpretação, e assim, deixo o derradeiro conselho, PRATICA A INTERPRETAÇÃO, é sempre aquele fator que impede de termos 20 😂

EDIT: Apercebo-me agora que não era sobre o exame de BG o teu tópico, oh well, enquadra-se na mesma.
Filosofia = Decorar no dia anterior sempre funcionou para mim, mas eu percebia tudo à 1º e decorava à 1º e acabei com 20, porém tenho colegas que marravam e tiravam 12, esta disciplina varia mesmo muito de pessoa para pessoa, por isso tens que encontrar o teu método. Não tenho conselho para se fizeres exame a isso.

Matemática = É bué fácil, exige apenas muita dedicação. Mas se percebes à 1º nunca te esqueces. No 12º ano vais ver que é a disciplina mais fácil, é só estudares mais do que o costume.

PT: I have no idea como estudar para isto.

FQ: O exame mais lindoooo e fácil de sacar ganda nota a seguir a mat, não sei como anda o estilo do exame atualmente, MAS, posso-te dizer que se queres 19 tens que ter tudo visto. Eu na altura não vi uns cálculos de mineralização de quimica 11º porque achava que não ia sair (e detestava aquilo) e não tive 19 por causa disso 😤 também perdi 4 décimas pq eu, burro, disse "dividir" em vez de "quociente". Atenção aos critérios e palavras-chave. No exame de BG inclusive, se não tiveres certas palavras-chave (ex. magnitude, meiose, cenas do texto especificas) tens 0 no tópico.

É isso, boa sorte, e lembra-te que quem é picuinhas com os pormenores tem o 20.
Olá! Falaste sobre treinar a interpretação em biologia e sinto que é esse o problema que me impede de ter 18... Compreendo a matéria mas depois erro os exercícios porque não percebi/interpretei algo da forma correta. Está me mesmo a irritar porque nem em Português treinamos isto, só lemos textos antigos! Tens/Alguém tem alguma sugestão de como treinar/estudar esta capacidade de interpretação a Biologia?

Quanto a resumos a minha opinião é que não é para escreveres detalhadamente tudo, para isso já existem livros e assim, o que eu gosto de fazer em resumos é meter tudo que é importante de maneira mais simples e esquemática possível para ser mais simples interiorizar.

Olá! Infelizmente, sou ligeiramente viciada em fazer resumos todos enfeitados o que é um péssimo hábito meu. No estudo precisamos sobretudo de métodos proativos ao invés de passivos (resumos, sublinhar o manual, et.c.) Por isso vou te deixar aqui links de vídeos que falam exatamente sobre a importância de ter os métodos de estudo mais adequados, que me ajudaram imenso a mudar completamente a minha "approach" em relação ao estudos.

1. Ali Abdaal - Acabou de finalizar os seus estudos em medicina na Universidade de Cambridge.
Evidence-Based Study Tips - YouTube - Playlist com os vídeos mais importantes dele relativamente ao estudo
P.s Ele fala muito sobre esta técnina do "spaced repetion" que acho super interessante. Confesso que sempre que a aplico sinto que tenho a matéria muito mais consolidada e memorizada. Deixo aqui o gráfico para perceberes melhor.1585088231449.png
2- Jade entrou este ano numa das universidades mais difíceis de entrar nos Estados Unidos.
How I got an A in A level Biology -
How I got an A in A level Chemistry -
How I got an A in A level Maths -
- vídeo sobre métodos de estudo fundamentado cientificamente

Os vídeos na maioria são pequenos ou muito diretos ao assunto!

Também me tem ajudado imenso substituir os meus resumos por esquemas ou mapas mentais já agora!!

Espero que tenha conseguido ajudar :)

Attachments

• 1585088210065.png
    1585088210065.png
    83.8 KB · Visitas: 22
Em medicina não há tempo para rever matéria + que 2 vezes, é peta 😂 fora de piada agora, rever é importante mas têm que aprender que fazer exercícios permite rever e aprender. Em medicina inclusive permite ver o tipo de coisas que saem... Têm que ter bons horários, eu frequentemente meto o teste 2 dias mais cedo para esses últimos 2 dias serem para exercícios e rever algo que não ficou tão bem. Mas isso é no curso, no secundário vocês têm que dispender 20% do vosso tempo em teoria e o resto em exercícios.

vou dar uma olhada na rapariga!
Post automatically merged:

Olá! Falaste sobre treinar a interpretação em biologia e sinto que é esse o problema que me impede de ter 18... Compreendo a matéria mas depois erro os exercícios porque não percebi/interpretei algo da forma correta. Está me mesmo a irritar porque nem em Português treinamos isto, só lemos textos antigos! Tens/Alguém tem alguma sugestão de como treinar/estudar esta capacidade de interpretação a Biologia?
Fazer exames, consumir exames e respirar exames. E testes de editoras (embora ache que não valem a pena como estudo para exame porque não há tempo, mas ao longo do ano antes dos testes é um ótimo recurso).

• Like
Reactions: Marisa :)
Em medicina não há tempo para rever matéria + que 2 vezes, é peta 😂 fora de piada agora, rever é importante mas têm que aprender que fazer exercícios permite rever e aprender. Em medicina inclusive permite ver o tipo de coisas que saem... Têm que ter bons horários, eu frequentemente meto o teste 2 dias mais cedo para esses últimos 2 dias serem para exercícios e rever algo que não ficou tão bem. Mas isso é no curso, no secundário vocês têm que dispender 20% do vosso tempo em teoria e o resto em exercícios.

vou dar uma olhada na rapariga!
Post automatically merged:

Fazer exames, consumir exames e respirar exames. E testes de editoras (embora ache que não valem a pena como estudo para exame porque não há tempo, mas ao longo do ano antes dos testes é um ótimo recurso).
Depende do que queres dizer com rever, certamente que não vais ter tempo de ver tudo ao pormenor imensas vezes.
Mas essa ideia das repetições é extremamente interessante, sobretudo sob a forma de flashcards por exemplo. Claro que não é prático fazer isto para todas as cadeiras, mas para aquelas em que há muitas cenas para saber acho super útil. Por exemplo, em microbiologia, fiz um flashcard para cada bichinho e de vez em quando vou lendo e interiorizando. No meu caso fiz à mão porque prefiro, mas há imensos sites na Internet que te permitem fazer isso também!
E agora foi tudo um bocado por água abaixo, mas ir lendo os flashcards nos transportes públicos é ótimo por exemplo. Não custa nada, vais aprendendo coisas e passas o tempo. xD

Relativamente ao secundário, não sei até que ponto seria útil porque nunca experimentei. Mas se calhar agora tentava se tivesse de fazer exames outra vez!

Depende do que queres dizer com rever, certamente que não vais ter tempo de ver tudo ao pormenor imensas vezes.
Mas essa ideia das repetições é extremamente interessante, sobretudo sob a forma de flashcards por exemplo. Claro que não é prático fazer isto para todas as cadeiras, mas para aquelas em que há muitas cenas para saber acho super útil. Por exemplo, em microbiologia, fiz um flashcard para cada bichinho e de vez em quando vou lendo e interiorizando. No meu caso fiz à mão porque prefiro, mas há imensos sites na Internet que te permitem fazer isso também!
E agora foi tudo um bocado por água abaixo, mas ir lendo os flashcards nos transportes públicos é ótimo por exemplo. Não custa nada, vais aprendendo coisas e passas o tempo. xD

Relativamente ao secundário, não sei até que ponto seria útil porque nunca experimentei. Mas se calhar agora tentava se tivesse de fazer exames outra vez!
Flashcards são ótimos! As minhas perguntas de anatomia SME por exemplo são muitas vezes sobre pormenores, e torna-se mais divertido de ver isso em flashcards.
Pois, eu estava a referir-me mesmo a rever os pormenores todos ahahah só que não dá, temos que saber o que ficou na cabeça, ainda ando a aprimorar a técnica. É horrível de rever aqueles livros extensos, uma sebenta dava tanto jeito :( fiz resumos por palavras-chave a biocel e não podia ter tido resultados melhores, coisa que nunca tinha feito na vida. Ou seja, às vezes é bom termos guidelines para não nos perdermos no meio dos capítulos

• Like
Reactions: Azami and Blasty

Um conselho que demorei demasiado tempo a perceber: se te sentes angustiado e que estás muito tempo a procrastinar... faz pausas. Lê um livro, fala com os teus amigos, faz exercício, vê um filme, ouve música, manda mensagens diretas no Instagram a amigos/as teus/tuas que achas atraentes a pedir recomendações de filmes, come chocolate, e depois volta a estudar. No final do dia, vais ver que até foste mais produtivo! É mais difícil ter bons resultados e concentrar-te quando estás ansioso, e passar o tempo todo a tentar estudar não é a melhor estratégia.

E não há mal em não cumprir tudo o que tinhas planeado e ir ajustando as coisas. Depois de te dar este conselho, vou parar de procrastinar e estudar. Ou ver um filme.

• Like
Reactions: davis and Ariana_
Flashcards são ótimos! As minhas perguntas de anatomia SME por exemplo são muitas vezes sobre pormenores, e torna-se mais divertido de ver isso em flashcards.
Pois, eu estava a referir-me mesmo a rever os pormenores todos ahahah só que não dá, temos que saber o que ficou na cabeça, ainda ando a aprimorar a técnica. É horrível de rever aqueles livros extensos, uma sebenta dava tanto jeito :( fiz resumos por palavras-chave a biocel e não podia ter tido resultados melhores, coisa que nunca tinha feito na vida. Ou seja, às vezes é bom termos guidelines para não nos perdermos no meio dos capítulos
Mas neste tópico a questão ainda era "tirar 19s" no secundário... Não vamos já traumatizar a malta com medicina 😂
A repetição é fulcral no secundário a biologia e geologia p.ex. eu tinha flashcards (chamemos assim) para os ciclos/vias energétic@s, rochas e restantes ceninhas...
Depois de ter tudo encaixado, sim,qualquer pessoa defende um estudo a 99,9% com exames!! E façam sempre exercícios com soluções para aprenderem com os erros.
Os livros do IAVE que já havia no meu ano eram excelentes.
No ano a seguir surgiram outros com as soluções de TUDO e esquematizavam as respostas!! Um dos autores até tinha sido meu prof de ciências ahaha e antes do livro ser lançado quando eu lhe colocava as minhas duvidas ele já me treinava para isso 😉
Lembro-me que tinha as key words sublinhadas e assim para treinares quais os pontos obrigatórios nas perguntas extensas!
Foi isso que fiz no meu exame, lembro-me de sublinhar as palavras chave e de relacionar umas coisas com as outras e deixar tudo por tópicos.

Quanto a matA, FQ eu resolvia exaustivamente os livros da raiz numa primeira fase e dps já resolvia com mais facilidade os exames TODOS!!
Para além de veres 1a e 2a fase vê épocas especiais!! Às vezes vão buscar a essas últimas exercícios para modificarem ligeiramente!!

(quanto a micro, também fiz uns cartõezinhos mas era por género e não por bicharoco!! E depois também tinha uns por tropismos para os diferentes órgãos!! Deu jeito mas já foi feito em cima do joelho 😅. E a AMBOSS tem perguntas muito fixes de micro, vejam !!!!)

Em relação a fazer resumos, eu tenho necessidade de os fazer a biologia, porque manter o 19 é muito dificil, especialmente porque esta disciplina não é baseada em tantos exercicios mecanizados como matemática ou física.
Ainda assim, não sou nada apologista de resumos cheios de corzinhas e arco-iris everywhere 😳
Fazer exercicios de exame também ajuda muito, pelo menos tem sido a minha estratégia e sinto-me muito mais confiante tbh
Treina as respostas de desenvolvimento, tanto de biologia como fq, e está sempre atento, porque basta falhares um tópico e... oh well
Sobre filosofia, tento explicar para a parede o que acabo de ler(tem resultado, I mean xD), e faço exercicios de exame também. Dá uma olhada nas respostas de desenvolvimento e escolhas múltiplas de exame, é certo que saiam no teste.
Português é o mesmo, muitos exercicios vão te ajudar a ter uma ginástica mental maior, especialmente porque esta disciplina se baseia na interpretação.. About a educação literária, exercicios da aula também é certo que saiam nos testes, por isso leio os exercicios de novo na manhã do dia do teste.
Inglês é a disciplina que nos salva a vida e a média xD Se tens dificuldades, faz exercicios online Learning English - Exercises, Grammar, Vocabulary, Tests, Games e é um 15 garantido, at least
Sobre procrastinar e passar o tempo a fazer coisas irrelevantes, welcome to the team. Quando estou panicking porque não fiz nada as I should, faço uma to do list no caderno super rápido , com as coisas mais urgentes do dia(e não exagero, porque já sei que não vou conseguir fazer tudo).
Também uso a app Forest, basicamente à medida que estudo e não toco no tlmv, vão nascendo little árvores e se eu for responder a uma msg.. a árvore morre e eu fico triste :( Já conto com 200h nessa app, desde o início do ano
Also, costumo ouvir música enquanto estudo disciplinas como fq e mat, posso ouvir o que quiser, não interfere e até me dá mais motivação. Já em biologia, filosofia, português, costumo ouvir: Study Music Playlist: Deep Concentration & Focus, a playlist by pianomusicexpert on Spotify
Ondas alpha sempre me ajudaram muito a concentrar, é questão de experimentares.
Não é necessário estudares várias horas seguidas, e se sentes que o estudo não está produtivo, vai fazer outra coisa. Comer, ver um filme, dormir..
Ah, e tenta relaxar, é understable que te sintas mais pressionado, mas tens tempo para te preparares bem.