Como ultrapassar o bicho "História A"

Maria

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
14 Janeiro 2015
Curso
Jornalismo
Instituição
ESCS (IPL)
Olá :))) para obter uma boa classificação no exame será suficiente dominar os conteúdos de aprofundamento?
Aconselho-te a ter noções básicas do outros conteúdos. Ainda assim, centra-te nos conteúdos de aprofundamento.
Bom, eu acho que dominar COMPLETAMENTE os conteúdos de aprofundamente é imperativo, mas um aluno de 17-20, domina todos os conteúdos com alguma facilidade, entendes? Acho que deves focar-te também nos outros, mesmo naqueles que possam parecer mais "desnecessários", porque é bom estar preparado para tudo. :)

Maria

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
14 Janeiro 2015
Curso
Jornalismo
Instituição
ESCS (IPL)
Achas que vale a pena nesta altura do campeonato estudar por apontamentos? Tenho ideia que a opção do livro de preparação é mais viável, sendo que terei menos de uma semana para estudar só com a cabeça em história...
Olá! :) Depende muito da interiorização de conteúdos que tiveres realizado e do método de estudo que preferires, mas eu aconselho-te o estudo dos conteúdos de aprofundamento pelo livro de preparação e, os outros, talvez por apontamentos!

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Olá! :)
Bom, eu acho que depende muito dos exames. Para teres noção, eu tirei 16 no exame com 1 valor na pergunta de 5 valores. Sim, espalhei-me completamente. Foquei-me tanto nas outras, foi um erro crasso, que cheguei a essa e não tive tempo nenhum! Portanto... Acho que tirar 18 deve ser algo absolutamente atingível para um bom aluno!
Obrigado. O meu sonho depende muito deste exame. Eu adoro a disciplina e queria mesmo tirar 18 ou mais. :)

Reactions: Maria

Maria

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
14 Janeiro 2015
Curso
Jornalismo
Instituição
ESCS (IPL)
Obrigado. O meu sonho depende muito deste exame. Eu adoro a disciplina e queria mesmo tirar 18 ou mais. :)
Espero mesmo que consigas! :) Desejo-te a maior das sortes! Depois diz como correu eheh

Reactions: LBlackMoon

EdgarF

Membro
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Assessoria e Tradução
Instituição
ISCAP
Estou um bocado perdido!
Ainda me falta bue matéria para estudar, eu tenho que estudar tudo ou apenas as unidades que tem * (conteúdo de aprofundamento) à frente?!

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Espero mesmo que consigas! :) Desejo-te a maior das sortes! Depois diz como correu eheh
É só para o ano, por esta altura. ehehe
Mas tenciono ir-me preparando um pouco no verão, de modo a ir para o exame mais à vontade com a matéria e comigo próprio..

Maria

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
14 Janeiro 2015
Curso
Jornalismo
Instituição
ESCS (IPL)
Estou um bocado perdido!
Ainda me falta bue matéria para estudar, eu tenho que estudar tudo ou apenas as unidades que tem * (conteúdo de aprofundamento) à frente?!
Vais fazer o exame este ano? Tens que estudar tudo, a questão é que os conteúdos de aprofundamento exigem mais dedicação da tua parte!
Que método de estudo adotaste?

Maria

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
14 Janeiro 2015
Curso
Jornalismo
Instituição
ESCS (IPL)
É só para o ano, por esta altura. ehehe
Mas tenciono ir-me preparando um pouco no verão, de modo a ir para o exame mais à vontade com a matéria e comigo próprio..
Ah, estou a ver! :) Muito bem, fico contente por ver alguém tão empenhado!

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Ah, estou a ver! :) Muito bem, fico contente por ver alguém tão empenhado!
O meu sonho depende bastante daí, e não o vou deitar a perder por nada. Mesmo assim, há que trabalhar o 12º todo para ficar o menos dependente possível do exame. :)
Achas que os conteúdos que não são de aprofundamento devem ser profundamente estudados? A Revolução francesa, por exemplo. Achas que compensa estudar tudo? Ou apenas analisar a influência que teve no surgimento/insurreição dos movimentos liberais europeus, por exemplo. :)

Maria

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
14 Janeiro 2015
Curso
Jornalismo
Instituição
ESCS (IPL)
O meu sonho depende bastante daí, e não o vou deitar a perder por nada. Mesmo assim, há que trabalhar o 12º todo para ficar o menos dependente possível do exame. :)
Achas que os conteúdos que não são de aprofundamento devem ser profundamente estudados? A Revolução francesa, por exemplo. Achas que compensa estudar tudo? Ou apenas analisar a influência que teve no surgimento/insurreição dos movimentos liberais europeus, por exemplo. :)
Fico contente por ver que já tens essa mentalidade! Realmente, é importante pensar em "assegurar" uma boa nota sem o exame, porque o trabalho contínuo nós sabemos fazê-lo, agora, realizar o exame com muito sucesso... Isso é uma incógnita. :(
Acho que os conteúdos que não são de aprofundamento devem ser bem estudados mas em linhas gerais, entendes? Por exemplo, mais as causas e consequências. Imagina, na questão da Revolução Francesa, estás com uma boa ideia daquilo a que se deve prestar atenção. :) Imagina decorares minuciosamente todas as fases da revolução...! :(((( #desespero ahah

Alexandre Fernandes

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2016
Boas. Vou com 16 a exame na próxima terça e acabei o 12º com 17. Preciso de 15 no exame para entrar no curso que quero. Para quem já fez exame, acha que é "fácil" chegar ao 15? É que o de Português não me correu muito bem.

Maria

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
14 Janeiro 2015
Curso
Jornalismo
Instituição
ESCS (IPL)
Boas. Vou com 16 a exame na próxima terça e acabei o 12º com 17. Preciso de 15 no exame para entrar no curso que quero. Para quem já fez exame, acha que é "fácil" chegar ao 15? É que o de Português não me correu muito bem.
Bom, acho que com a tua CIF, atingir um 15 é perfeitamente possível :)

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Fico contente por ver que já tens essa mentalidade! Realmente, é importante pensar em "assegurar" uma boa nota sem o exame, porque o trabalho contínuo nós sabemos fazê-lo, agora, realizar o exame com muito sucesso... Isso é uma incógnita. :(
Acho que os conteúdos que não são de aprofundamento devem ser bem estudados mas em linhas gerais, entendes? Por exemplo, mais as causas e consequências. Imagina, na questão da Revolução Francesa, estás com uma boa ideia daquilo a que se deve prestar atenção. :) Imagina decorares minuciosamente todas as fases da revolução...! :(((( #desespero ahah
Com a quantidade de matéria que tem que se saber, de facto, seria um pesadelo saber a RF toda de cor :P Mas sabendo por traços gerais já se está pronto para a eventualidade de ter de se abordar algo em relação a isso em exame. Quanto ao desenvolvimento, incide sobretudo sobre o Estado Novo e os desafios do mundo atual, certo?

costahype

Membro Veterano
Matrícula
3 Setembro 2015
Curso
Direito
Instituição
Universidade do Minho
Olá! :)
Bom, eu acho que depende muito dos exames. Para teres noção, eu tirei 16 no exame com 1 valor na pergunta de 5 valores. Sim, espalhei-me completamente. Foquei-me tanto nas outras, foi um erro crasso, que cheguei a essa e não tive tempo nenhum! Portanto... Acho que tirar 18 deve ser algo absolutamente atingível para um bom aluno!
Jesus... Eu tenho imensas dificuldades com a gestão do tempo.. Aconselhas então a começar pela pergunta de desenvolvimento, certo?

costahype

Membro Veterano
Matrícula
3 Setembro 2015
Curso
Direito
Instituição
Universidade do Minho
Eu vou só dar uma vista de olhos pela matéria do 10º e 11º... Não vale a pena fazer mais.

Maria

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
14 Janeiro 2015
Curso
Jornalismo
Instituição
ESCS (IPL)
Com a quantidade de matéria que tem que se saber, de facto, seria um pesadelo saber a RF toda de cor :p Mas sabendo por traços gerais já se está pronto para a eventualidade de ter de se abordar algo em relação a isso em exame. Quanto ao desenvolvimento, incide sobretudo sobre o Estado Novo e os desafios do mundo atual, certo?
Exatamente. :) No ano passado, passei uma bela vergonha sem tempo para desenvolver "Portugal da década de 1960 à primeira década do século XXI: dos caminhos da guerra colonial à redefinição das prioridades internacionais" #nostalgia

Maria

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
14 Janeiro 2015
Curso
Jornalismo
Instituição
ESCS (IPL)
Jesus... Eu tenho imensas dificuldades com a gestão do tempo.. Aconselhas então a começar pela pergunta de desenvolvimento, certo?
AHAHAHAHAH, foi ridículo, eu sei. :'( Bom, depende muito da tua rapidez e dos teus métodos, mas talvez!

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Exatamente. :) No ano passado, passei uma bela vergonha sem tempo para desenvolver "Portugal da década de 1960 à primeira década do século XXI: dos caminhos da guerra colonial à redefinição das prioridades internacionais" #nostalgia
Esse é um tema que, de facto, precisa de bastante tempo para planear e redigir a resposta. Mas já me alertaste para algo muito importante: gestão de tempo. Muito obrigado, Maria! :D

AHAHAHAHAH, foi ridículo, eu sei. :'( Bom, depende muito da tua rapidez e dos teus métodos, mas talvez!
Em princípio, a pergunta de desenvolvimento está relacionada com um documento, certo? Neste caso, talvez fosse mais vantajoso efetuar o grupo todo, uma vez que pode "refrescar a memória" para algumas coisas. Mas, como disseste, depende do método e controlo do tempo de cada um. Claro que, para uma pergunta daquelas, quanto mais tempo se tiver disponível, melhor, na minha opinião. :)

CarolinaDR

Membro
Matrícula
12 Maio 2018
Curso
Línguas e Humanidades
Olá a todos.
Estou bastante nervosa com o exame de História deste ano.
No 10° tive 19 e no 11° tive 20. No entanto, este ano estou com 17.
Tive um percurso instável na disciplina porque tive 4 professores diferentes. Preciso de ter muito boa nota no exame.
Acham que 18 ou 19 é muito difícil de tirar?
Como deverá ser o método de estudo para ter muito sucesso no exame?

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Olá a todos.
Estou bastante nervosa com o exame de História deste ano.
No 10° tive 19 e no 11° tive 20. No entanto, este ano estou com 17.
Tive um percurso instável na disciplina porque tive 4 professores diferentes. Preciso de ter muito boa nota no exame.
Acham que 18 ou 19 é muito difícil de tirar?
Como deverá ser o método de estudo para ter muito sucesso no exame?
A minha dica é estudar desde já. Começa já a sistematizar a matéria e a deixá-la de forma a que junto do exame só tenhas que rever. Foi assim que fiz, e correu bem. Quanto a tirar as notas que referes, por serem muito altas, claro que são difíceis de tirar (na medida em que é preciso muita dedicação e, arrisco dizer, paixão :D ) mas não são impossíveis. Se queres ter muito sucesso, lembra-te: estudo com antecedência, revisão atempada, e se puderes, fazer exames para te habituares ao tipo de perguntas.

Procura também impressionar o corretor. Utiliza linguagem cuidada e uma estruturação coerente das respostas, vocabulário rico, não te limites ao estritamente essencial (vai um pouco mais além do que te é pedido).

Qualquer esclarecimento que necessites, diz! :)

Reactions: CarolinaDR