Computador para Física/Engenharia física

FORCE4760

Membro Caloiro
Matrícula
25 Outubro 2020
Olá pessoal
Sou aluno do 12ºano e no fim deste ano vou me candidatar à universidade.
Quanto a cursos (como se pode ver no título) vou me candidatar a Eng.Física Tecnológica(IST) ou Física (FCUP)
Eu não possuo um portátil (Tenho um PC fixo), pelo que para a faculdade terei de comprar um.
Eu tenho tanto linux como windows instalados no meu desktop (não suporto programar em windows, e só o tenho instalado pois preciso para produção de música (maschine mk3/ableton))
A minha questão é se seria melhor um PC windows/linux (dualboot/VM) ou um Mac??

Última edição:

estudanteuniversitaria

Membro Veterano
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUL
Olá pessoal
Sou aluno do 12ºano e no fim deste ano vou me candidatar à universidade.
Quanto a cursos (como se pode ver no título) vou me candidatar a Eng.Física Tecnológica(IST) ou Física (FCUP)
Eu não possuo um portátil (Tenho um PC fixo), pelo que para a faculdade terei de comprar um.
Eu tenho tanto linux como windows instalados no meu desktop (não suporto programar em windows, e só o tenho instalado pois preciso para produção de música (maschine mk3/ableton))
A minha questão é se seria melhor um PC windows/linux (dualboot/VM) ou um Mac??
Boa tarde.
Eu aconselho-te a comprares um portátil, caso tenhas PC fixo, porque certamente vais ter aulas práticas. Eu tenho um Mac, mas há certos programas como o SolidWorks, Zemax, entre outros que não correm em Mac. Mesmo com VM, não vais conseguir executar o Solidworks, mas vai depender se esses cursos exigem esses programas. Acho que o Windows abre mais as portas nesse sentido.

• Like
Reactions: dot

dot

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2020
Curso
Física
Instituição
FCUP
Eu estudo física na FCUP. Posso-te dizer que para física, tanto Linux como Mac te servirão para tudo o que precisas de fazer, que é essencialmente programar (python, julia, c++) e Mathematica. Nas áreas da engenharia (e algumas experimentais) eles utilizam mais programas proprietários que poderão ter problemas de compatibilidade. Posso-te dizer que a maioria das pessoas do departamento aqui utilizam alguma variante de Linux, e o restante Mac. Windows é quase inexistente, portanto não te preocupes demasiado. Se quiseres mais informação sobre o curso manda mensagem. Boa sorte!

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Boa tarde.
Eu aconselho-te a comprares um portátil, caso tenhas PC fixo, porque certamente vais ter aulas práticas. Eu tenho um Mac, mas há certos programas como o SolidWorks, Zemax, entre outros que não correm em Mac. Mesmo com VM, não vais conseguir executar o Solidworks, mas vai depender se esses cursos exigem esses programas. Acho que o Windows abre mais as portas nesse sentido.
Not related mas dá uma vista de olhos no Boot Camp Assistant que deixa instalares o Windows no Mac (mesmo, não como uma VM). Não sei qual é a performance de SolidWorks, suponho que dependa do teu modelo mas não espero que seja incrível. Para instalares tens de ter uma chave válida para Windows mas acho que há lugares que vendem por alguns euros (tipo 5€) embora nunca tenha experimentado comprar.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
A Computador para engenharia física Tecnologias 1
Q Dúvidas sobre programas para computador exigidos em Medicina Saúde 1
R Transferência de politécnico para universidade Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 0
Danielaregina Albuquerque Inscrições para ensino superior publico com Residencia Concurso Nacional e Locais - Público 1
R Educação Social para Enfermagem Concursos e Regimes Especiais 0
R Educação Social para Enfermagem Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
SaraSantos2302 Mudança de Solicitadoria para Direito Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
L Licenciatura em Educação Básica para Mestrado em Educação Fisica. Educação 4
S Estudante de Medicina (já com licenciatura noutra área) que quer fazer transferência para Med na UBI Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
L Livro de preparação para o exame de Biologia e geologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
F Prazo de inscrições para exames 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
I Equivalências Medicina Veterinária para Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
S Colocar a licenciatura em pausa para fazer outra Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Pedro Melk Faz sentido candidatar-me à primeira fase de matrículas para mestrado, tendo em conta que ainda não acabei o curso? Concurso Nacional e Locais - Público 1
D Entrar na faculdade para estrangeiros Ensino Superior 2
Marta G. Silva Recursos para Ciências e Tecnologias - 10° ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
M Mudar de curso profissional para o ensino regular Ensino Secundário 0
sueco2003 Testes diferentes para alunos diferentes Ensino Secundário 1
Juliana C. Ajuda para métodos de estudo Ensino Secundário 0
CCDR88 Explicações de Línguas, preparação para exames nacionais Ensino Secundário 0
Rita Luís Mudança de instituição para a flul Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
G Exames para ensino artístico especializado em regime supletivo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
C mudança de instituição [ulp para ucp) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L Boletim de Inscrição para o exame nacional Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
J Documentos requeridos para Mestrado Ensino Superior 4
D LIVRO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE MACS (Alguém tem???) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
Tomás Taveira Quando e como me posso candidatar para os exames nacionais para ir para a universidade Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
P Documentos para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
Luciana Alcântara Tranferência de Instituição para estudante internacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
LeonardoFidalgo Qual Universidade Para Entrar Na Área De Engenheiro de Software/Software Engineer? Tecnologias 6
mariana_sp24 Tesp para licenciatura e exames nacionais Concursos e Regimes Especiais 5
Marialuiza atribuição de senha para o exame nacional Concurso Nacional e Locais - Público 2
H Alguém já sabe data de inscrição para os exames visto que exames está ano são entre 2 de julho e 16 de julho ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Wise Wizard Bolsas para 2021/2022 Bolsas e Residências 2
S Manuais de preparação para exame Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
L Alguém me consegue enviar as soluções do manual "PSI para si" por favor? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
T Documento Correspondência Exames Expirados a Código de PI para MPIC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 10
FilipaMarques Data de inscrição para os exames nacionais 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
L Quero ir para enfermagem Saúde 6
I Livro de Preparação para o exame Matemática A Leya Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
MikeLitoris Soluções Para Português Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
F Mudança de Engenharia para Gestão Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Exames para maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 2
Patrícia Cabral Mudança para Jornalismo ESCS ou Relações Internacionais na ISCSP? Alguém dos cursos aí? Humanidades, Secretariado e Tradução 0
O Subir média de Português para 19/20 Ensino Secundário 4
B Quando saberei a matéria a estudar para o exame de Geografia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
Shinisha Manuais de preparação para exames nacionais finais de anos anteriores Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
I De curso profissional para ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
HugoAntunes8 Concurso para licenciados Concursos e Regimes Especiais 6
I Acham que dá para subir a média no 2º semestre do 11º ano? Ensino Secundário 4