Concluir matemática

Mariaduarte131315

Membro Caloiro
Matrícula
26 Abril 2021
Olá! Estou neste momento no 11º ano e penso que vou acabar a disciplina de matemática A com 9. O que me preocupa é que já no ano passado, 10º ano, acabei a disciplina com 9 valores. Ou seja, se assim for, não me vou conseguir inscrever na disciplina no 12º ano... Que opções tenho, para não ter de repetir matemática de 11º?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Mariaduarte131315
Olá! Estou neste momento no 11º ano e penso que vou acabar a disciplina de matemática A com 9. O que me preocupa é que já no ano passado, 10º ano, acabei a disciplina com 9 valores. Ou seja, se assim for, não me vou conseguir inscrever na disciplina no 12º ano... Que opções tenho, para não ter de repetir matemática de 11º?
A alternativa, caso efetivamente fiques com 9 e fiques retida, propores-te como externa ao exame nacional no próximo ano. Só poderias evitar a disciplina mudando de curso do secundário, o que implicaria fazeres outras disciplinas.

• Like
Reactions: Wraak
Matrícula
16 Novembro 2020
Curso
Matemática
Instituição
Warwick University

Oi oi @Mariaduarte131315 . Não desistas já de ti e vai atrás do 10!!! Agora, só isso é que importa.

Se quiseres perceber melhor a matéria, eu tenho um resumo completo de Matemática A no YouTube:
🔴 https://www.youtube.com/playlist?list=PLmXHtzilUbISk011NSfFmmnffTWbzJnLO

Desejo-te a maior das sortes - toca a fazer por isso 💪 😁 (entretanto deixo abaixo três dicas random - algumas podem-te dar jeito).
-------
"Quais é que são as maneiras diferentes de ver/fazer a mesma coisa?"
Uma pergunta importante em matemática que te deves sempre fazer é "quais é que são as maneiras diferentes de ver/fazer a mesma coisa?" Por exemplo, há duas maneiras de fazer o produto escalar: uma através de coordenadas, outra através de normas e ângulos. Ou, por exemplo, há muitas maneiras de calcular um declive: com coordenadas, ou com a tangente do ângulo, ou com derivadas, ou sabendo que essa reta é perpendicular a outra reta, etc (quando tu sabes todas as perspetivas de ver/fazer uma determinada coisa, torna-se mais fácil saber qual perspetiva usar em cada exercício, dependendo dos dados que dispões).

Exercícios - como e quais fazer
O mais importante nos exercícios é fazer sempre exercícios ligeiramente acima do teu nível atual (se continuas a repetir exercícios que já estás farto de saber, então não estás a aprender nada de novo. O que tu queres é procurar aqueles exercícios em que ainda tens dúvidas, porque esses é que te vão fazer aprender).

Se estás parada num exercício, há 3 opções:
1. Leste mal o enunciado (volta a ler -> esta é sempre a primeira coisa a fazer), ou
2. Fizeste algum erro a meio que tornou o exercício mais difícil (procura o erro ou passa à frente e tenta resolver o exercício mais tarde), ou
3. Não percebes alguma parte da matéria (descobre exatamente o que não percebes e revê ou pergunta a alguém)

DICA BÓNUS:
Não é só o estudo que conta
Além de métodos de estudo, também convém falar no resto: especialmente, dormir! Dormir bem torna tudo na vida mais fácil: estás mais bem disposto e menos ansioso, estás mais atento e com mais energia, e também memorizas melhor. Dormir bem ou não pode ser a diferença entre uma nega e uma boa nota. Se queres descobrir mais, eu tenho um vídeo que explica o que deves fazer:
Além disso, uma alimentação saudável e exercício físico regular também fazem a diferença!

• Like
Reactions: Zara5

Mariaduarte131315

Membro Caloiro
Matrícula
26 Abril 2021
Muito obrigada mesmo!!! Tenho a certeza que essas dicas vão ajudar-me bastante. ☺️
Queria só pedir mais uma opinião... Acham que eu deveria repetir a matemática do 11ano ou anular a matrícula e ir a exame como externo..?