Concluir o Ensino secundário

Augusto_Freitas

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2020
Olá, meu nome é Augusto e eu estou com algumas dúvidas sobre como finalizar o ensino secundário em 1 ano letivo (2020/2021).
Tenho 18 anos e curso ciências e tecnologias, porém não era o curso que eu gostava de fazer e por isso acabei falhando muito em algumas matérias.

Fiz o 10, 11 e 12, entretanto não conclui nenhum, pois:
- Tive negativa em Geometria Descritiva e Matemática no 10 (Ambos 8)
- Tive negativa em Geometria Descritiva e Física e química no 11 (Com 5 a Geometria, 9 a Física e química, como tive dez a FeQ no 11, fiquei com isso faltando)
- Tive negativa a Matemática no 12 e não fiz a disciplina extra por faltar Física e química

Conclui Português, Inglês, Filosofia e Educação física. Falta-me fazer Geometria descritiva, Matemática, Física e Química.
Acabei encontrando opções como EFA e ensino recorrente, mas não sei o que é melhor e o que eu devo fazer esse ano.
Pretendo entrar no ensino superior para Ciências da computação (Média de 13) ainda no ano de 2021 e não sei o que fazer, alguma dica?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, meu nome é Augusto e eu estou com algumas dúvidas sobre como finalizar o ensino secundário em 1 ano letivo (2020/2021).
Tenho 18 anos e curso ciências e tecnologias, porém não era o curso que eu gostava de fazer e por isso acabei falhando muito em algumas matérias.

Fiz o 10, 11 e 12, entretanto não conclui nenhum, pois:
- Tive negativa em Geometria Descritiva e Matemática no 10 (Ambos 8)
- Tive negativa em Geometria Descritiva e Física e química no 11 (Com 5 a Geometria, 9 a Física e química, como tive dez a FeQ no 11, fiquei com isso faltando)
- Tive negativa a Matemática no 12 e não fiz a disciplina extra por faltar Física e química

Conclui Português, Inglês, Filosofia e Educação física. Falta-me fazer Geometria descritiva, Matemática, Física e Química.
Acabei encontrando opções como EFA e ensino recorrente, mas não sei o que é melhor e o que eu devo fazer esse ano.
Pretendo entrar no ensino superior para Ciências da computação (Média de 13) ainda no ano de 2021 e não sei o que fazer, alguma dica?
No curso EFA, ou opções similares, o programa de estudos não é necessariamente semelhante ao cursos científico-humanísticos, e tu precisas de fazer o exame de Matemática A para ingressares no curso pretendido. A tua nota de candidatura nestes cursos seria apenas a nota do exame de Matemática A, por isso, terias de ter uma boa nota neste.

No curso recorrente, os programas são equivalente ao ensino regular, mas a matéria é separada por módulos e não necessitas de exames nacionais para concluíres as disciplinas. Apesar de teres de fazer 4 disciplinas, GD A, os dois anos, Fq A, o 11º ano, Matemática A, o 10º ano e 12º ano (suponho que tiveste positiva no 11º ano), e a anual de 12º ano (se tens feito Biologia ou Geologia, esquece esta última) não perdes o contacto com os programas, principalmente, com o de Matemática A. Terias de ver com uma escola com essa oferta se conseguirias fazer tudo num ano (em princípio, sim). A tua nota de candidatura, neste caso, é calculada com a CFCEPE (60%) e com a nota da prova de ingresso (40%). No recorrente, o calculo da Classificação final de Curso para Efeitos de Prosseguimento de Estudos (CFCEPE) é a média do curso que vale 70%, e os outros 30% são compostos pelo exames de Português, Matemática A e de duas bienais específicas de qualquer curso científico-humanístico ( ou uma específica e Filosofia). A média do curso seria composta por todas as disciplinas do teu curso do secundário à exceção de Educação Física e de uma anual. Nos 30%, os exames podem já estar feitos e não têm nota mínima.

• Love
Reactions: Augusto_Freitas
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Ricardofrc Acesso ao ensino superior depois de concluir ensino recorrente Ensino Secundário 19
R Concluir 12º ano no ensino nocturno Ensino Secundário 18
N Concluir o 12ºano Ensino Secundário 3
M Gostava de saber de que notas preciso para concluir matematica A Ensino Secundário 4
M Concluir matemática Ensino Secundário 4
cerisette Concluir o 12 Ensino Secundário 4
Z Concluir 2 cursos superiores Ensino Superior - Geral 13
janiceflora Apoio financeiro para quem não conseguiu concluir e entregar dissertação no último prazo estipulado Bolsas e Residências 0
12345teste Anular tudo e concluir mais cedo Ensino Secundário 13
Nuno A. C. Nunes ECTS em falta para concluir a licenciatura Ensino Superior - Geral 8
M como concluir o 12* - artes visuais Ensino Secundário 5
F Fazer tese de mestrado com UCs do primeiro ano de mestrado por concluir Mestrados: Candidaturas e Dúvidas 0
J É necessário concluir todas as disciplinas para fazer o estágio? Ensino Superior - Geral 1
B Fazer o secundário após concluir licenciatura sem 12º Ensino Secundário 1
J Cursos alternativos para concluir o secundário Ensino Secundário 2
J Alternativas para concluir o secundário Ensino Secundário 10
J Posso concluir o 12º ano com negativas? Ensino Secundário 24
sarafsousav Ficar mais 1 ano a concluir cadeiras em atraso Ensino Superior - Geral 2
A Opções para concluir módulos do curso profissional Ensino Secundário 1
S Ingresso no Mestrado, após concluir Licenciatura em Informática e de Computadores no IST Tecnologias 0
J Mestrado Integrado obriga-me a concluir os 5 anos? Ensino Superior - Geral 2
K Concluir matemática Ensino Secundário 7
I Concluir a disciplina de FQ sem exame nacional? Ensino Secundário 1
L Concluir o 12º Ensino Secundário 1
J Secundário incompleto UFCD para concluir Ensino Secundário 0
Bruno Baptista Matemática por concluir Ensino Secundário 6
sandravieira11 Ensino Superior à distância Concurso Nacional e Locais - Público 4
Z Ingresso no Ensino Superior através do curso EFA Concurso Nacional e Locais - Público 1
Mara Rita Candidatura à 2fase do acesso ao ensino superior Ensino Superior - Geral 1
Rafaela113356688000 Dúvida acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
D Quem esta matriculado no ensino superior pode inscrever para exames nacionais para ter melhoria? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Exames 1ª Fase e 2ª Fase. Qual a nota que prevalece para acesso ao ensino superior? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
12345teste Candidatura ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 5
luisscarvalho Acesso ao Ensino Superior Media Ensino Superior - Geral 1
T Ensino recorrente Ensino Secundário 1
R Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
L Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
Eva Capão Admissão como aluno externo - ensino recorrente Concursos Institucionais – Privado 1
Yolibel Acesso ao Ensino Superior através de Curso EFA Concurso Nacional e Locais - Público 9
Porungda Mestrados de Ensino Português (onde tirar na zona Norte). Humanidades, Secretariado e Tradução 1
X Acesso ao ensino superior via curso profissional Concurso Nacional e Locais - Público 1
J Sou dos Açores e quero usar o contingente para me candidatar ao ensino superior, posso usar o contingente em todas as opções? Concurso Nacional e Locais - Público 1
silviapd18 Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
Nicole Salvador Ingressar no ensino superior Ensino Superior - Geral 1
okcoool Média Ensino Superior Ensino Superior - Geral 0
raquel82 Candidatura ao Ensino Superior com Exames do Ano Anterior Concurso Nacional e Locais - Público 4
J Dúvida exames e ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
B Média de curso profissional (tecnológico de planos próprios) para acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 3
P Custos de ensino privado vs público Concursos Institucionais – Privado 3