Conclusão do secundário em França OU Univesidade?

HarleyQuinn

Membro Caloiro
Matrícula
30 Setembro 2015
Boa noite,

Gostaria que algum de vocês me ajudasse, por favor e se possível, uma vez que o meu caso é particularmente diferente dos casos ditos "mais comuns".

As minhas habilitações literárias são, teoricamente, o 9.º ano de escolaridade... embora tenha frequentado o 12.º, que ficou incompleto. Por concluir, ficaram as unidades curriculares de Física Química A (11.º e 12.º) e Matemática A (11.º e 12.º), disciplinas específicas do curso científico-humanístico que frequentei em Portugal: Ciências e Tecnologias.

Acontece que, sempre que pesquiso por possibilidades de acesso ao ensino superior em França (Paris), onde estou actualmente a residir (não há muito tempo), e tento encontrar algum contingente que se adeqúe à minha situação, as hipóteses apresentadas são sempre para quem tem o nível secundário concluído, e esta é a principal razão pela qual procuro a vossa ajuda.

Tenho 24 anos e gostaria de saber se, no meu caso específico de nível de escolaridade (diga-se, 11.º e 12.º ano inconcluídos), existem alguns programas ou, melhor, alguma possibilidade de vir a ingressar no ensino superior em território francês. Isto porque em Portugal tenho conhecimento do contingente +23, e sei inclusive de como se processa as candidaturas às vagas desses mesmo contingente, mas em França não consigo relacionar nada semelhante.

Através de pesquisas, constatei que alguns sites referem a possibilidade de realização de BAC como "candidato livre", mas não sei como se processa o exame, nem se poderei fazê-lo sem a secundário concluído.

Em suma, pretendia saber - de uma forma genérica - quais os primeiros e principais passos que eu, enquanto recém chegada a França, terei de dar em prol de vir a ter a possibilidade de ingressar num curso de ensino superior. Necessito concluir o secundário? Como? Se existe a possibilidade de vir a ser aceite numa instituição de ensino superior sem ter esse pré-requisito, então qual a primeira coisa que terei de fazer?

Aproveito desde já para agradecer a atenção. E também para perguntar, se alguém me soubesse dizer, qual a melhor ou mais competente entidade para me guiar nesta nova etapa da minha vida. Não queria mesmo desistir da ideia de tirar um curso superior em França. Caso reconheçam que seria melhor dirigir-me a algum estabelecimento, presencialmente, e expor a minha situação, assim o farei também.

Toda a ajuda que me derem será aceite de bom grado, sem dúvida, e agradeço uma vez mais e peço desculpa por esta parede de texto.

Obrigada pessoal! :grin: