Concorrer ao contingente geral - licenciado com Ensino Secundário concluído há bastante tempo

Leite

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2017
Olá a todos

A minha mãe, que é licenciada, quer voltar a estudar, pelo que temos andado a ponderar as suas várias opções. Pelo que tenho as seguintes questões: O que é preciso para alguém que concluiu o secundário há bastante tempo e já tem uma licenciatura (também bastante antiga), candidatar-se pelo contingente geral? Tem que tirar que exames? Como é calculada a média de secundário? Vão 'desenterrar' a média de há 30 anos?

Desde já muito obrigado!!! :smiley:

D

Deleted member 24639

Guest
Olá a todos

A minha mãe, que é licenciada, quer voltar a estudar, pelo que temos andado a ponderar as suas várias opções. Pelo que tenho as seguintes questões: O que é preciso para alguém que concluiu o secundário há bastante tempo e já tem uma licenciatura (também bastante antiga), candidatar-se pelo contingente geral? Tem que tirar que exames? Como é calculada a média de secundário? Vão 'desenterrar' a média de há 30 anos?

Desde já muito obrigado!!! :smiley:
(Em Guia Geral de Exames)

"Para efeitos de acesso ao ensino superior:
(...)
  • A classificação final de um curso do ensino secundário, do âmbito do Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de agosto, corresponde à média aritmética simples, calculada até às décimas, sem arredondamento, da classificação final de todas as disciplinas que integram o plano de estudos, com exceção das disciplinas de Educação Moral e Religiosa, de Desenvolvimento Pessoal e Social e de Educação Física, e convertida para a escala de 0 a 200.
  • A classificação dos restantes cursos extintos de ensino secundário, anteriores ao Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de agosto, não é objeto de novo cálculo, sendo apenas convertida para a escala de 0 a 200."

Ou seja, a média do curso para efeitos de acesso dependeria do Decreto-Lei pelo qual se "regia" o curso. Se foi há mais de 30 anos, provavelmente aplicar-se-á o último ponto.
    Nesta situação, apenas teria que realizar os exames nacionais que precisasse como provas de ingresso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Ou vai pelo concurso especial de acesso, como explicado no post acima, ou vai pelo concurso especial para titulares de outros cursos superiores, que inclui os licenciados.