Concorrer ao ensino superior com Curso de aprendizagem de nivel 4

Jishin

Membro
Matrícula
1 Maio 2018
Tenho 23 anos e concluirei o ensino secundário por meio de um curso de aprendizagem de nivel 4 em principio ainda este ano de 2019 (por volta de Dezembro), pretendo ingressar no ensino superior no ano 2020 já com o secundário concluido, para isso pensei em duas vias: M23 e regime normal de acesso, porém surgiram algumas dúvidas relativamente ao que posso ou não fazer:
  1. Pela via de M23 posso concorrer ao ensino superior com o meu curso de aprendizagem concluido (ou seja tambem com o 12º ano feito) mas sem exames nacionais?
  2. Pelo regime normal de acesso como posso concorrer? Basta fazer os exames nacionais? Com a média do meu curso de aprendizagem (actualmente cerca de 18 valores) posso concorrer a qualquer curso?
  3. Perguntei no ano passado na escola do meu curso de aprendizagem e não me souberam responder, a média do curso conta para alguma coisa ou a media com que concorro ao ensino superior é apenas a nota dos exames? Está pergunta deve-se a que o curso não dispõem de uma alta complexidade e é relativamente fácil tirar o 12º ano e ficaria um pouco injusto a quem concorre pela "escola normal".
Obrigada :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Jishin,
Pela via de M23 posso concorrer ao ensino superior com o meu curso de aprendizagem concluido (ou seja tambem com o 12º ano feito) mas sem exames nacionais?
Sim, fazes as provas da própria instituição.
Pelo regime normal de acesso como posso concorrer? Basta fazer os exames nacionais? Com a média do meu curso de aprendizagem (actualmente cerca de 18 valores) posso concorrer a qualquer curso?
Sim, fazendo os exames nacionais.
Perguntei no ano passado na escola do meu curso de aprendizagem e não me souberam responder, a média do curso conta para alguma coisa ou a media com que concorro ao ensino superior é apenas a nota dos exames? Está pergunta deve-se a que o curso não dispõem de uma alta complexidade e é relativamente fácil tirar o 12º ano e ficaria um pouco injusto a quem concorre pela "escola normal".
Se o curso tem nota é essa a tua média do secundário. Só costumam contar apenas as notas dos exames nacionais nos cursos em que não há uma classificação final.

Lara_Ferreira

Membro
Matrícula
31 Março 2019
Estou igual a ti :) acabei em outubro o curso, e vou tentar pelo mais 23, já fiz a inscrição para o exame. No caso do m23 não podes realizar os exames nacionais, se realizares tens de entrar pelo concursi nacional de acesso. Eu optei pelo M23, mas são muitas pessoas para tão poucas vagas. Vamos rezar para que corra bem, caso contrário bora a exame xD