Concurso Academia Militar

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Bom dia!

Estou a escrever este tópico para iniciar conversação neste fórum sobre esta matéria.
Eu concorri em 2006 ao Concurso da Academia Militar e fui fazer as provas todas excepto a prova militar que é a última. Como entrei no concurso nacional de acesso na FEUP, desisti da continuação de provas na academia militar. Gostaria de saber se há alguém que se vá candidatar este ano e que tenha alguma dúvida, se tiver eu posso dar algumas dicas.

• Like
Reactions: Simao_Machado_
As disciplinas que pedem como exame nacional depende do curso que queres tirar. Tem Medicina, Engenharia Militar, de Transmissões, Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Etc...Vê quais são em: www.academiamilitar.pt. As médias também dependem dos cursos. Normalmente são ligeiramente mais baixas do que os mesmos cursos no concurso público mas o mais importante é as provas físicas e psicotécnicas. E depois a prova militar. A prova militar é um mês depois dos testes que referi antes. Só ao fim deste mês é que entras efectivamente.

Boa noite,
Sou um aluno do 12ºano de ciências e tecnologias e estava a pensar, no próximo ano, candidatar a medicina em academia militar.

Queria saber quando é que a altura certa para a candidatura, onde é que a terei de fazer e que tipos de testes/exames serão necessários realizar.
Também já ouvi dizer que nos últimos anos este curso não tem aberto aqui (não sei se é verdade ou não).

Obrigado
icon_biggrin.gif

Para mais informações visita www.academiamilitar.pt. No entanto vou-te dar já algumas dicas. Existe a primeira fase de prova documental que é enviares comprovativos dos exames nacionais que fizeres e exames médicos. Depois existe outra prova documental a enviar com os resultados dos exames nacionais. Depois em Agosto(fim)existe as provas na academia de 3 dias que incluem provas fisicas na primeira manhã, testes médicos, testes psicotécnicos, testes de habilidades e de liderança, entrevista, visita a instalações, teste de orientação por escrito. Escolha por ordem de preferência dos cursos na academia, assistir a formação sobre o que é a academia, teste de medidas de equipamento. Depois se passares nestes 3 dias, passas para a prova final militar de 1 mês em que aprendes todas as regras da vida militar. Se concluires com sucesso esse mês então ficas na academia no curso que te calhar mediante a média. No ano em que tentei ao todo passaram para a prova militar 150 pessoas. Desses ficaram somente os das vagas disponíveis.

Ok obrigado
Já tive a ver o site e só me resta com um dúvida por esclarecer - quando é que decorre a primeira fase de prova documental e se exige uma marcação prévia.

Antes de mais, muito obrigado Karga por nos estares a dar todas estas ajudas.
É o seguinte, eu quero mesmo entrar para a Academia Militar, no entanto gostaria de saber se a media de educação física conta, e se com uma média de +/- 12 ou 13, mas com uma boa pontuação nas provas militares se consigo entrar.
O curso que estou interessado é infantaria.
Mais uma vez, obrigado Karga pela ajuda.

Se para o concurso normal de acesso contar conta se não não conta, mas não te sei dizer a certeza porque isso de E.F. está sempre a mudar. Conselho: Preocupa-te em tirar o melhor nos exames nacionais e frequentar um ginásio desde já e treinar já as provas físicas que são exigentes. Correr 2400 metros ao sol do meio dia depois de ter feito todas as provas e passado antes é puxado. Muita gente com médias boas desiste por isso se é mesmo isso que queres para a tua vida. Uma carreira militar, força nisso. Os abdominais são puxados, quem não faz à primeira esqueçe e as subidas na barra x3 também são o mais complicado. Para além da ultima corrida dos 2400 metros(teste cooper). Vai-te preparando e muito boa sorte! Se passares nos 3 dias de provas lá antes da prova militar diz qualquer coisa para te dar umas dicas.

O meu problema não são as provas físicas pois já ando num ginásio à muito tempo e consigo fazer todas as provas pedidas ou até mais, o que me preocupa é a minha média que está entre o 12 e o 13 sem educação física.
Mas a minha pergunta é com esta média e com uma nota razoável no exame nacional consigo realizar a minha candidatura e entrar?
Mais uma vez obrigado Karga :)

realizar a candidatura se cumprires os requisitos consegues sempre. Mas sinceramente quanto à media se fosse em 2006 podia dizer que entravas, agora em 2015 não sei como estão as médias. Mas dá o teu melhor, é o mais importante. Se eles virem que tens boas capacidades podes ficar. Vais ver muita gente a desistir. Não te preocupes com educação fisica mas com as provas especificas nacionais porque não te esqueças que se educação física contar para ti conta para todos por isso não vás por aí...

Ah, e mais uma coisa candidata-te sempre a uma faculdade pública pelo concurso nacional de acesso e para a academia ao mesmo tempo. Se não entrares na academia agora podes entrar no exército com um curso superior mais tarde.

Não sei, se não conseguir entrar para a AM tento entrar pelo serviço normal e depois candidato-me à escola de sargentos, para ser honesto, não há nenhum curso nas universidades que me fascine :(

Andas a vêr muito Sniper Americano. Eu se fosse a ti fazia isso mas tu é que sabes. Na academia militar tens de estudar muito e tens muita matemática,física e provas físicas. Mas cm dizes também é uma opção. De qualquer maneira boa sorte!

Gostei dessa do "Sniper Americano" :)
Seja como for obrigado, eu sei que a AM não é fácil mas como é regime de internato, e as matérias leccionadas são mais práticas penso que seria mais apropriado para mim.
Cumprimentos.

Olá! Desde já muito obrigada por ter criado este forum!! Estou no 12 de Ciencias e queria este ano entrar para a Academia, para o curso de cavalaria! já tive a ver as medias etc e sinceramente ed fisica podia mesmo contar xD mas mesmo assim acho que tenho uma media razoavel para conseguir entrar! Ando a treinar fisicamente e a tentar aumentar a media o maximo possivel pois entrar na AM era a melhor coisinha que me podia acontecer! Só tenho uma duvida (para já..) tive a ver quanto a graduação dos olhos, e como tenho miopia nao sei até quantas dioptrias é que sao aceitaveis na AM! já agora, espero ver-vos a todos em Agosto!! cumpts

Não sei quantas dioptrias são aceitáveis mas há uma prova que consiste em olhar para um microscópio com e sem lentes para se ver uma determinada letra que é o E e tem de se dizer para que lado apontam as três pontas do "E" e cada vez a letra vai ficando mais pequena e vai rodando para cima ou para baixo ou para o lado aleatoriamente. Boa sorte para as provas! ;-)

muito obrigada! já é uma boa ajuda :) ja agora, eu estou indecisa entre cavalaria e parte de segurança na gnr, já li que só la dentro é que se escolhe mesmo o curso a seguir, mas quais sao as diferenças? eles depois lá explicam é?

Não te preocupes que quando fores aos três dias de provas eles numa tarde explicam-te tudo e tiram-te as dúvidas todas. Depois dão-te um papel para escolheres por ordem de preferência o que tu queres.