Concurso Academia Militar

Olá!

1. Em resposta à tua primeira pergunta, quando te candidatas tens uma nota de candidatura que varia em função dos teus exames nacionais e da tua média do secundário. Eu não tenho a certeza como é que eles fazem, mas penso que para as provas físicas/psicológicas/médicas chamem todos os candidatos, independentemente da nota. Depois para a PAM é que acho que chamam ou todos os que passaram nas provas anteriores ou o dobro do número de vagas, por ordem decrescente de nota de candidatura.

2. As candidaturas e inscrições dependem da data de abertura do concurso, mas eu pelo menos lembro-me de ter começado a reunir os documentos pouco depois dos exames nacionais em Junho e de ter entregue os documentos em Julho. Parte dos documentos a preencher são estes: http://academiamilitar.pt/images/site_images/Admissão/como_concorrer/InternetCivis2.pdf (Estes são do ano passado, por isso espera que coloquem online os deste ano). Em relação às provas, primeiro são as provas físicas, depois a prova de inglês, a inspecção médica e a psicológica e se passares tudo isso vais à PAM. Esses conjuntos de provas são em Agosto e Setembro, se não estou em erro.

Ora essa, é uma honra.

Muito obrigado pelo esclarecimento..!!

Fico com pena mesmo que a lesão te tenha impedido de continuar... Não pensas voltar a tentar?

Muito obrigado pelo esclarecimento..!!

Fico com pena mesmo que a lesão te tenha impedido de continuar... Não pensas voltar a tentar?

De nada.

Eu vou voltar a tentar este ano, porque sinceramente sinto que a vida militar é o mais acertado para mim.

Qualquer dúvida, pergunta!

Bom dia,

Estou a enviar mensagem porque vou concorrer à academia militar e por isso queria saber se me pudesse ajudar sobre alguns tópicos. Será que era possível me dizer, detalhadamente, que tipo de perguntas eles perguntam no exame de inglês, o que é que se fala na prova de oralidade, que tipo de exames psicotécnicos me vou deparar( já estive a ver que vou ter de saber fazer contas ahah existe também algo relacionado com a liderança e a orientação, explicite estas por favor é claro eheh)e que tipo de prova é a de aptidão militar( funciona como uma espécie de recruta? Explicite isso por favor). Diga me qual destas provas é a mais difícil para eu ter atenção. Tente me dizer o máximo de informação possível para saber como as coisas são. Queria realmente entrar na Academia Militar, para mim é um sonho.

Obrigado

Olá a todos,

Desde pequena que quero estudar Medicina e quando vi que tenho a possibilidade de o fazer na academia militar fiquei muito entusiasmada. É a oportunidade de juntar dois sonhos. No entanto, nao encontro muita informacao em relacao ao curso e por isso tenho algumas questoes.

- Pela informacao que encontro há poucas vagas para medicina, sendo que em alguns anos o curso acabo por nao abrir. Estas vags sao pre deifinidas ou depende dos candidatos em cada ano.

- Durante o curso, que é frequentado na UNL, os alunos vivem na mesma em regime de internato na academia?

- Após o 7o ano, como é a carreira de médico militar?

Obrigada pela ajuda

Olá a todos,

Desde pequena que quero estudar Medicina e quando vi que tenho a possibilidade de o fazer na academia militar fiquei muito entusiasmada. É a oportunidade de juntar dois sonhos. No entanto, nao encontro muita informacao em relacao ao curso e por isso tenho algumas questoes.

- Pela informacao que encontro há poucas vagas para medicina, sendo que em alguns anos o curso acabo por nao abrir. Estas vags sao pre deifinidas ou depende dos candidatos em cada ano.

- Durante o curso, que é frequentado na UNL, os alunos vivem na mesma em regime de internato na academia?

- Após o 7o ano, como é a carreira de médico militar?

Obrigada pela ajuda

• As vagas são definidas aquando do lançamento em Diário da República sobre a abertura do concurso, o que costuma acontecer por volta de Maio/Junho.
  • Sim, os alunos de Medicina no primeiro ano têm apenas formação militar na Academia Militar na Amadora e nos anos seguintes inicia-se o curso propriamente dito e ficam em regime de internato na Academia Militar no centro de Lisboa.
  • A isso não te sei responder, mas imagino que seja semelhante, a nível clínico, à carreira de um médico civil, apenas com algumas nuances, tais como estar de serviço numa recruta ou algo do género.

• Like
Reactions: VeraV
Bom dia!

Estou a escrever este tópico para iniciar conversação neste fórum sobre esta matéria.
Eu concorri em 2006 ao Concurso da Academia Militar e fui fazer as provas todas excepto a prova militar que é a última. Como entrei no concurso nacional de acesso na FEUP, desisti da continuação de provas na academia militar. Gostaria de saber se há alguém que se vá candidatar este ano e que tenha alguma dúvida, se tiver eu posso dar algumas dicas.

Boa noite eu estou no 9 ano mas eu adorava entrar na academia militar em especialidade veterinária mas tenho uma pequena oposição tenho óculos e quando entrar para a academia ainda não vou ter a operação feita pois tem de ser com mais de 18 anos eu gostava de saber se conseguir quantas dioptrias são as máximas?
obrigada aguardo resposta

Boa noite eu estou no 9 ano mas eu adorava entrar na academia militar em especialidade veterinária mas tenho uma pequena oposição tenho óculos e quando entrar para a academia ainda não vou ter a operação feita pois tem de ser com mais de 18 anos eu gostava de saber se conseguir quantas dioptrias são as máximas?
obrigada aguardo resposta
Olá Carolina!
Deixo-te aqui a Tabela utilizada na Inspeção Médica Militar e que indica os índices necessários para a prestação de serviço militar.
http://academiamilitar.pt/images/site_images/Candidata-te/pré_requisitos/Tabelas_de_Inaptidão.pdf
Deves atentar na tabela A, segundo a legenda.

Boa sorte!!

Boa noite pessoal. Estou aqui novamente pois surgiu-me uma dúvida recente.

Ha sempre que pensar em todas as hipóteses e não entra toda a gente na academia militar, depende das vagas que são abertas a cada ano e depende de outras coisas. A minha questão é esta: Diga-mos que eu me candidato este ano a academia militar e eu nao consigo entrar nas vagas. A vida e a carreira militar foi sempre e continua a ser um sonho e um objetivo. Caso então não consiga entrar na academia que outros caminhos tenho eu para a vida Militar? Ja vi muitas referências à escola de sargentos.. mas foi me dito que é preciso entrar para o exercito primeiro.. pois eu nao sei e queria saber pois não queira nada candidatar me e caso não entre ficar um ano a ver o tempo passar sem fazer nada.

Muito obrigado, cumprimentos.

Boa noite,

Estou a pensar candidatar me a academia da forca aerea este ano e gostaria de saber o quão rígidas são as provas médicas para Piloto. Quantas dioptrias podemos ter no máximo e se são aceites pessoas que já tenham sido sujeitas a operação para retirar miopia.

FC

Boa noite,

Estou a pensar candidatar me a academia da forca aerea este ano e gostaria de saber o quão rígidas são as provas médicas para Piloto. Quantas dioptrias podemos ter no máximo e se são aceites pessoas que já tenham sido sujeitas a operação para retirar miopia.

FC
Boas! Bem vindo! Tens que consultar a tabela de inaptidão e seguir a tabela com a alínea que te deixo assinalada, para verificares se tens as condições para passar na Inspeção Médica Militar:
upload_2017-5-10_12-33-4.png

Podes encontrar a tabela aqui: http://www.amn.pt/PM/Documents/Portaria 790_99.pdf

Força, boa sorte nos treinos, nos exames e nas provas. Não desistas nunca de tentar!
Um abraço!

Boa tarde. Tenho acompanhado este forum com atenção e desde já agradeço o dedicação que tem tido a esclarecer duvidas a todos que correm atrás do sonho de um dia entrar na Academia Militar. Eu sou um deles e aqui deixo uma questão: - Testes psicomotores de avaliação do discernimento e rapidez de reflexos. Existem? Se sim, quais são? Como me posso preparar?

Cumprimentos e obrigado pela atenção.

Boa tarde. Tenho acompanhado este forum com atenção e desde já agradeço o dedicação que tem tido a esclarecer duvidas a todos que correm atrás do sonho de um dia entrar na Academia Militar. Eu sou um deles e aqui deixo uma questão: - Testes psicomotores de avaliação do discernimento e rapidez de reflexos. Existem? Se sim, quais são? Como me posso preparar?

Caro Ricardo, é para isso que cá estamos: para ajudar todos os jovens a concretizarem os seus sonhos, sejam eles quais forem. Todos somos necessários em todas as áreas, para servirmos e engrandecermos a Mãe-Pátria. :)
Não consigo arranjar-te um espécimen do que possam ser esses testes.. No entanto, os que enunciaste deixam mais ou menos claro aquilo que ele pretendem:
- avaliação do discernimento - para te preparares para este, recomendaria que treinasses a tomada de decisões em situações de pressão. Um militar tem, obviamente, de ser capaz de o fazer. No entanto, como é uma análise a nível psíquico, talvez possas contactar um psicólogo, que talvez te possa fornecer, com exatidão, aquilo que poderás treinar.
- rapidez de reflexos - bem, esta é uma prova física. O ideal será conseguires treinar a capacidade de reagir rapidamente.

Boa sorte! Qualquer coisa, não hesites.

• Like
Reactions: Ricardo Paiva

Eu posso-te responder de uma forma mais empírica porque já fiz esses testes. Do que me lembro, fizemos 3 testes desse género. Um deles era segurar uma espécie de agulha dentro de um círculo muito pequeno, do género 1 cm de diâmetro, sem tocar nas bordas. Quantas mais vezes tocasses nas pontas, pior. Depois também me lembro de um teste semelhante a esse, mas em vez de segurares a agulha dentro de um círculo, tinhas de percorrer um caminho com essa agulha sem tocar nas bordas. Não é fácil, há pessoal que a meio começa a acusar a pressão e farta-se de tocar nas bordas. Também me lembro de fazermos vários testes no computador em que tinhas dois pedais e vários botões e consoante aparecesse uma cor no ecrã, tinhas de fazer uma combinação entre pedais e teclado. Suponho que para avaliar a tua coordenação motora.

Se queres um conselho, não te preocupes com isso. Os psicotécnicos não são o mais relevante. Tanto que eles esperam que a PAM vá a meio para divulgar os resultados dos psicotécnicos, por isso tens até metade da PAM para mostrares o teu valor e tentares reverter um eventual mau resultado nos psicotécnicos.

Boa Tarde!
Encontrei este tópico e achei muito interessante e permitiu me esclarecer algumas das minha duvidas! Des de já um obrigado!
Poso tirar umas duvida?
Alguém sabe quando é que temos de entregar a primeira papelada relativamente a candidatura a AM?

Boa Tarde!
Encontrei este tópico e achei muito interessante e permitiu me esclarecer algumas das minha duvidas! Des de já um obrigado!
Poso tirar umas duvida?
Alguém sabe quando é que temos de entregar a primeira papelada relativamente a candidatura a AM?

O concurso abre em Junho e penso que seja nessa data que tens te enviar os primeiros documentos. Normalmente o prazo para entrega dos documentos está aberto até meados de Julho.

Olá boa tarde, estive a ler todas as respostas neste tópico e consegui esclarecer muitas das duvidas que tinha
Há aqui alguem que tenha frequentado o curso de cavalaria na AM ou esteja a pensar em fazê-lo?

• Like
Reactions: soupatriota