Concurso Academia Militar

Boas, será que me podem ajudar a perceber isto : se entrar na academia militar no curso de ciências militares em infantaria ou artilharia, depois dos 5 anos lá, o que acontece? Depois do curso concluído o que vou fazer no futuro?
Obrigado 💪

Fiz uma pesquisa algo exaustiva sobre cursos nas forças armadas portuguesas há uns dois anos e apurei que após o curso os alunos são obrigados a prestar serviço durante cerca de oito anos - têm emprego garantido e não podem rescindir desse período (acho que o período obrigatório não é igual para todos os ramos das forças armadas, mas sei que na Marinha são 8 anos). Depois podem continuar lá, mas se quiserem podem sair e arranjar emprego fora das forças armadas. Fui ainda informada (sobre isto não tenho certezas) que tem que ter aproveitamento todos os anos do curso, se não é expulso. Os alunos recebem um "ordenado" desde o 1º ano - vai subindo de ano para ano e no último já recebem, base, cerca de 1.200€ mensais.

Boas, será que me podem ajudar a perceber isto : se entrar na academia militar no curso de ciências militares em infantaria ou artilharia, depois dos 5 anos lá, o que acontece? Depois do curso concluído o que vou fazer no futuro?
Obrigado 💪

Por norma serves numa unidade da respectiva arma que escolheste, Infantaria ou Artilharia.
Post automatically merged:

Fiz uma pesquisa algo exaustiva sobre cursos nas forças armadas portuguesas há uns dois anos e apurei que após o curso os alunos são obrigados a prestar serviço durante cerca de oito anos - têm emprego garantido e não podem rescindir desse período (acho que o período obrigatório não é igual para todos os ramos das forças armadas, mas sei que na Marinha são 8 anos). Depois podem continuar lá, mas se quiserem podem sair e arranjar emprego fora das forças armadas. Fui ainda informada (sobre isto não tenho certezas) que tem que ter aproveitamento todos os anos do curso, se não é expulso. Os alunos recebem um "ordenado" desde o 1º ano - vai subindo de ano para ano e no último já recebem, base, cerca de 1.200€ mensais.

Isso já não é bem assim. Por vezes é possível repetir uma vez de ano quando não existe aproveitamento e além disso só recebes 1200€ por mês em alguns cursos, os que duram 7 anos. Nos que duram 5 anos, não recebes um valor tão alto.

Boa noite! Tenho algumas dúvidas:
- Quais são as provas médicas realizadas para o ingresso na academia militar?
- Alguém sabe dizer me se a doença displasia osteofibrosa (doença benigna que provoca o crescimento de um ou mais ossos) é motivo de eliminação da academia militar? Para além disso, a doença está estável e não me provoca qualquer limitação.

Procurei nas tabelas de inaptidão mas não fiquei muito esclarecido.

Muito obrigado, desde já!

Boa tarde!

Queria candidatar-me ao curso de engenharia mecânica militar, mas o que se faz no futuro? É um curso que sempre me chamou a atenção mas eu também queria fazer parte de missões, é compatível?

Olá Karga, obrigado pela disponibilidade...
Sou aluno de ciências, a terminar o 12 e estou na dúvida entre seguir a via militar na academia ou um curso no concurso nacional... Se fosse hoje, terias tomado a mesma decisão e continuado na Feup, ou seguirias estudos na Academia?
Obrigado

Vou-me candidatar este ano para a academia, o inglês é muito exigente? Tendo em conta que sou um aluno mediano a inglês(terminei o secundário com 13)

Queria saber se para tirar um curso na área da saúde é preciso fazer os testes de aptidão física?
É

Boa tarde,
Queria perguntar se alguém sabe se com 1,59 m se pode entrar na academia militar.
"c) Ter pelo menos 1.64 m ou 1.60 m de altura, conforme seja do sexo masculino ou feminino;"
Supostamente sim mas olha vai la e diz pode ser que se houver falta eles digam que por 5 cm nao há problema. As vezes passa.

Boa noite, tenho estado a pesquisar coisas sobre a academia militar e tenho estado a ficar bastante interessado mas tenho uma dúvida, se alguém me souber responder: como funcionam as vagas? Estava interessado ir para a academia fazer medicina no entanto as vagas parecem mudar todos os anos e não encontro onde está o número de vagas disponíveis para este ano 2021

Para mais informações visita www.academiamilitar.pt. No entanto vou-te dar já algumas dicas. Existe a primeira fase de prova documental que é enviares comprovativos dos exames nacionais que fizeres e exames médicos. Depois existe outra prova documental a enviar com os resultados dos exames nacionais. Depois em Agosto(fim)existe as provas na academia de 3 dias que incluem provas fisicas na primeira manhã, testes médicos, testes psicotécnicos, testes de habilidades e de liderança, entrevista, visita a instalações, teste de orientação por escrito. Escolha por ordem de preferência dos cursos na academia, assistir a formação sobre o que é a academia, teste de medidas de equipamento. Depois se passares nestes 3 dias, passas para a prova final militar de 1 mês em que aprendes todas as regras da vida militar. Se concluires com sucesso esse mês então ficas na academia no curso que te calhar mediante a média. No ano em que tentei ao todo passaram para a prova militar 150 pessoas. Desses ficaram somente os das vagas disponíveis.
3 dias que incluem provas fisicas na primeira manhã, testes médicos, testes psicotécnicos, testes de habilidades e de liderança, entrevista, visita a instalações, teste de orientação por escrito. Escolha por ordem de preferência dos cursos na academia, assistir a formação sobre o que é a academia, teste de medidas de equipamento. Poderia explicar melhor essa parte de: teste de orientação por escrito, se as provas de inglês são muitos dificeis e o que é o teste de habilidades e liderança?

Muito obrigada pela ajuda!! 😊
bom dia, estas agora a frequentar a academia militar? se sim podes dizer como é que são os teste de Inglês para ingresso são muito difíceis?

Última edição:
3 dias que incluem provas fisicas na primeira manhã, testes médicos, testes psicotécnicos, testes de habilidades e de liderança, entrevista, visita a instalações, teste de orientação por escrito. Escolha por ordem de preferência dos cursos na academia, assistir a formação sobre o que é a academia, teste de medidas de equipamento. Poderia explicar melhor essa parte de: teste de orientação por escrito, se as provas de inglês são muitos dificeis e o que é o teste de habilidades e liderança?

bom dia, estas agora a frequentar a academia militar? se sim podes dizer como é que são os teste de Inglês para ingresso são muito difíceis?
Estranho eu quando fui nao houve teste de orientaçao nem tive conhecimento de amigos meus terem feito isso mas pode ser antigo, ou novo, eu diz em 2017. O ingles é facil, preencher espaços nada dificil so tens de saber o minimo. Depois vais é falar ingles com 2 professores. Na minha altura os que me calharam pediram para falar de mim mas outros pediram a colegas para descrever imagens e coisas assim.Mas nada de dificil.

Olá a todos, este ano acabo o secundário e quero me candidatar na AM em ciências militares, na especialidade de segurança. A disciplina de Educação Física conta também para a nota de candidatura ou fica de fora? No âmbito da entrega documental como faço para enviar todos os documentos que me pedem? Um grande obrigado desde já

Boa noite, tenho estado a pesquisar coisas sobre a academia militar e tenho estado a ficar bastante interessado mas tenho uma dúvida, se alguém me souber responder: como funcionam as vagas? Estava interessado ir para a academia fazer medicina no entanto as vagas parecem mudar todos os anos e não encontro onde está o número de vagas disponíveis para este ano 2021
Tal como mencionaste, o número de vagas é bastante variável, há, inclusive, anos em que nem sequer existem vagas; atrevo-me a dizer que este número depende da necessidade que tenham, mas sem grandes certezas. O número de vagas para o presente ano só deve estar disponíveis aquando da publicação da abertura do concurso (segundo o site, em junho).

Olá a todos, este ano acabo o secundário e quero me candidatar na AM em ciências militares, na especialidade de segurança. A disciplina de Educação Física conta também para a nota de candidatura ou fica de fora? No âmbito da entrega documental como faço para enviar todos os documentos que me pedem? Um grande obrigado desde já
Segundo o Edital do ano passado, Educação Física não contava para a nota de candidatura, no entanto, penso que esta regra tenha sito alterada em 2018, por isso, a partir deste ano já é capaz de entrar no cálculo da média. Em relação aos documentos, a informação que consta no mesmo Edital é "Os candidatos civis devem entregar os documentos exigidos, exceto a ficha de candidatura eletrónica, pessoalmente ou por carta registada com aviso de receção".

Última edição:
Tal como mencionaste, o número de vagas é bastante variável, há, inclusive, anos em que nem sequer existem vagas; atrevo-me a dizer que este número depende da necessidade que tenham, mas sem grandes certezas. O número de vagas para o presente ano só deve estar disponíveis aquando da publicação da abertura do concurso (segundo o site, em junho).

Segundo o Edital do ano passado, Educação Física não contava para a nota de candidatura, no entanto, penso que esta regra tenha sito alterada em 2018, por isso, a partir deste ano já é capaz de entrar no cálculo da média. Em relação aos documentos, a informação que consta no mesmo Edital é "Os candidatos civis devem entregar os documentos exigidos, exceto a ficha de candidatura eletrónica, pessoalmente ou por carta registada com aviso de receção".

Muito obrigado, temo que este ano as notas de candidatura venham a aumentar ainda mais, o que complica um bocado :D

Olá!
Alguém me dizer se alguém que ingresse em medicina na academia militar tem de cumprir um género de ano geral militar e só começa o curso de medicina em si passado um ano?
Atualmente, penso que não. Há cerca de 2/3 anos essa questão foi alterada e as disciplinas de formação militar passaram a estar integradas ao longo dos diferentes anos.

Muito obrigada. Já agora sabe me dizer se um aluno que está a estudar medicina na academia militar concorre à especialidade como outro aluno que está a estudar medicina sem ser na academia? Após fazer a PNA serei seriada como qualquer outro aluno?
Não, existem vagas específicas para os candidatos das Forças Armadas, nos últimos anos essa informação aparece no mapa de vagas (que inclui especialidade e local de formação), mas todos os anos varia

Olá boa noite, surgiu-me uma nova questão a praticar o cálculo da nota de candidatura. Segundo o site da Academia Militar, pede 50% da nota dos exames mais 50% da nota do secundário. Na parte da nota do secundário pedem 30% do 10º e 11º e 20% do 12º. Esses 30% dos dois primeiros anos é apenas a média das disciplinas bianuais (cálculo final de disciplina) ou também adiciono a médias dos dois primeiros anos de por exemplo matemática e português que são trienuais? Se assim for, no 12º ano faço média apenas das notas deste ano? Peço desculpa se estiver a fazer muita confusão.

Última edição: