Concurso Academia Militar

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Teresa P.

👑 Membro Honorário
Matrícula
14 Agosto 2019
Curso
Serviço Social
Boas, será que me podem ajudar a perceber isto : se entrar na academia militar no curso de ciências militares em infantaria ou artilharia, depois dos 5 anos lá, o que acontece? Depois do curso concluído o que vou fazer no futuro?
Obrigado 💪
Fiz uma pesquisa algo exaustiva sobre cursos nas forças armadas portuguesas há uns dois anos e apurei que após o curso os alunos são obrigados a prestar serviço durante cerca de oito anos - têm emprego garantido e não podem rescindir desse período (acho que o período obrigatório não é igual para todos os ramos das forças armadas, mas sei que na Marinha são 8 anos). Depois podem continuar lá, mas se quiserem podem sair e arranjar emprego fora das forças armadas. Fui ainda informada (sobre isto não tenho certezas) que tem que ter aproveitamento todos os anos do curso, se não é expulso. Os alunos recebem um "ordenado" desde o 1º ano - vai subindo de ano para ano e no último já recebem, base, cerca de 1.200€ mensais.

António Miguel

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Boas, será que me podem ajudar a perceber isto : se entrar na academia militar no curso de ciências militares em infantaria ou artilharia, depois dos 5 anos lá, o que acontece? Depois do curso concluído o que vou fazer no futuro?
Obrigado 💪
Por norma serves numa unidade da respectiva arma que escolheste, Infantaria ou Artilharia.
Mensagem fundida automaticamente:

Fiz uma pesquisa algo exaustiva sobre cursos nas forças armadas portuguesas há uns dois anos e apurei que após o curso os alunos são obrigados a prestar serviço durante cerca de oito anos - têm emprego garantido e não podem rescindir desse período (acho que o período obrigatório não é igual para todos os ramos das forças armadas, mas sei que na Marinha são 8 anos). Depois podem continuar lá, mas se quiserem podem sair e arranjar emprego fora das forças armadas. Fui ainda informada (sobre isto não tenho certezas) que tem que ter aproveitamento todos os anos do curso, se não é expulso. Os alunos recebem um "ordenado" desde o 1º ano - vai subindo de ano para ano e no último já recebem, base, cerca de 1.200€ mensais.

Isso já não é bem assim. Por vezes é possível repetir uma vez de ano quando não existe aproveitamento e além disso só recebes 1200€ por mês em alguns cursos, os que duram 7 anos. Nos que duram 5 anos, não recebes um valor tão alto.

James777

Membro Caloiro
Matrícula
26 Fevereiro 2018
Boa noite! Tenho algumas dúvidas:
- Quais são as provas médicas realizadas para o ingresso na academia militar?
- Alguém sabe dizer me se a doença displasia osteofibrosa (doença benigna que provoca o crescimento de um ou mais ossos) é motivo de eliminação da academia militar? Para além disso, a doença está estável e não me provoca qualquer limitação.

Procurei nas tabelas de inaptidão mas não fiquei muito esclarecido.

Muito obrigado, desde já!

Ana6fn

Membro Caloiro
Matrícula
21 Abril 2019
Boa tarde!

Queria candidatar-me ao curso de engenharia mecânica militar, mas o que se faz no futuro? É um curso que sempre me chamou a atenção mas eu também queria fazer parte de missões, é compatível?

Tiago Azevedo 2002

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2018
Olá Karga, obrigado pela disponibilidade...
Sou aluno de ciências, a terminar o 12 e estou na dúvida entre seguir a via militar na academia ou um curso no concurso nacional... Se fosse hoje, terias tomado a mesma decisão e continuado na Feup, ou seguirias estudos na Academia?
Obrigado

McR279

Membro
Matrícula
2 Junho 2019
Vou-me candidatar este ano para a academia, o inglês é muito exigente? Tendo em conta que sou um aluno mediano a inglês(terminei o secundário com 13)

McR279

Membro
Matrícula
2 Junho 2019
O que faz uma pessoa com mestrado integrado em ciências militares (infantaria, artilharia e cavalaria)?

kevinptpt

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2018
Boa tarde,
Queria perguntar se alguém sabe se com 1,59 m se pode entrar na academia militar.

Ornato

Membro Caloiro
Matrícula
19 Fevereiro 2019
Queria saber se para tirar um curso na área da saúde é preciso fazer os testes de aptidão física?

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Queria saber se para tirar um curso na área da saúde é preciso fazer os testes de aptidão física?
É
Mensagem fundida automaticamente:

Boa tarde,
Queria perguntar se alguém sabe se com 1,59 m se pode entrar na academia militar.
"c) Ter pelo menos 1.64 m ou 1.60 m de altura, conforme seja do sexo masculino ou feminino;"
Supostamente sim mas olha vai la e diz pode ser que se houver falta eles digam que por 5 cm nao há problema. As vezes passa.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
tiagof403 Concurso Público e Academia Militar Concurso Nacional e Locais - Público 2
J Resultado Concurso nacional de acesso 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 1
I Quando começam as aulas na universidade para os alunos que entram pela segunda fase do concurso? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
joaofelix14 COLOCADOS DO CONCURSO ESPECIAL TITULARES DE CURSOS DE DUPLA CERTIFICAÇÃO Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
I Já saíram os resultados do concurso nacional de acesso da primeira fase? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
D Inscrição por mudança par instituição/curso ou concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
C Não entrei na 1 fase do concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 41
I Resultados do concurso especial de acesso para diplomados de vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 8
C Bolsa de Estudo após transferência de faculdade pelo concurso de Reingresso / Mudança de Par/Instituição Curso Bolsas e Residências 4
D Mudança de curso através do concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
davis Lista de Candidatos ao Concurso Especial para Diplomados de Vias Profissionalizantes - 2020/2021 Listas de Candidatos 2020/2021 16
Margot Entrar noutro curso no IST pelo Concurso Nacional Concurso Nacional e Locais - Público 1
F Mudança de curso e concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
M senha para o concurso especial para as vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 1
G Mudança de curso (UMinho) & Concurso nacional ensino superior (DGES) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 11
V Reingresso através do concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
P Mudança de Instituição e Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
José PedroMSilva Concurso especial / transferencia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Fazer equivalências depois de ter entrado através do concurso nacional? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
N Regime Especial e Concurso Nacional Concursos e Regimes Especiais 6
joaotomas.io Mudança de curso pelo concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
JRVB Concurso Nacional e Concurso Especial para Licenciados Concursos e Regimes Especiais 2
M Datas de Candidatura ao Ensino Superior pelo Concurso Nacional Concurso Nacional e Locais - Público 1
V Reingresso através do concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Mari_fc Concurso especial licenciados medicina - Universidade do Minho Concursos e Regimes Especiais 0
dinisdeoliveirafer Estatísticas do Concurso Nacional de Acesso 2019 Procura em 1.ª Opção Concurso Nacional e Locais - Público 2
R FLUP Concurso especial para licenciados Universidade do Porto 0
D Posso candidatar-me a outro curso e universidade através do concurso nacional depois de ter entrado num curso e saido ? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
nomedomembro01 Concurso especial, via profissional Concursos e Regimes Especiais 2
NewStudent Candidatura para titular de curso superior e pelo concurso nacional de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 1
NeiaJ Concurso Público e Privado Concurso Nacional e Locais - Público 5
F Possível candidatura para o concurso especial para alunos de vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 25
A Mestrado ou Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Concursos e Regimes Especiais 1
IsabelCF Mudança de par ou concurso publico Concurso Nacional e Locais - Público 2
Vanessa Gonçalves Data exame concurso Maiores 23 anos - Biologia Concursos e Regimes Especiais 2
Teresa_Matos Concurso de medicina/medicina dentária para licenciados ou maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 12
R Concurso especial Medicina Veterinária UTAD Concursos e Regimes Especiais 6
Beatriz Caldinhas Mudança de curso por concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 16
M concurso local e nacional em paralelo Concurso Nacional e Locais - Público 3
F Concurso nacional enquanto estudante universitário Concurso Nacional e Locais - Público 13
João_Melo332 Divulgação dos resultados do Concurso de Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 20
M Anulação de Matrícula / Mudança de curso por concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
João_Melo332 Divulgação dos resultados do Concurso Nacional de acesso e pagamento das propinas Concurso Nacional e Locais - Público 10
TayTay Possivel trocar de instituição de ensino apra quem se matricula ao Concurso Especial Concursos e Regimes Especiais 1
G Como funciona o concurso de professores? LLC vs CL Humanidades, Secretariado e Tradução 0
M FMUC Medicina Coimbra - Concurso para Licenciados Universidade de Coimbra 0
M UBI Medicina UBI - Provas Concurso especial de acesso Universidade da Beira Interior 127
João PedroB Mudança de Curso ou Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S FLUP Concurso maiores 23 / FLUP - Porto Universidade do Porto 1
L Acesso Por Concurso Para Licenciados / Exames Nacionais Concursos e Regimes Especiais 2