Concurso Academia Militar

Karga para a candidatura na academia militar ou academia da força aérea ou na escola naval, não é preciso nenhum código da DGES certo?

Penso que não mas não sou a pessoa certa para te confirmar isso. O melhor é ligares para lá por exemplo.

Olá pessoal Cris como já és oficial esclarece-me umas duvidas:
Como é a prova de inglês que eles pedem? É dificil? Vi no site e fala sem "stagg" uma coisa assim, não percebi muiito bem?
Que fazes EXACTAMENTE na PAF e na PAM ?
Existe diferentes dificuldades nos cursos da academia militar? Quais os mais dificeis!

Obrigado pela atenção!

Caríssimo,

Relativamente ao nível de Inglês, o difícil é subjetivo! Os níveis Stanag, são níveis definidos pela NATO (OTAN) como forma de uniformizar categorias do conhecimento em língua inglesa e os mínimos indispensáveis ao desempenho de funções em ambiente internacional. Logo como podes imaginar não é aceitável que um futuro Oficial do Exército saia da Academia Militar sem ter os níveis mínimos na Língua NATO. Toda a informação, manuais, doutrina, etc, inclusive treino é feito em língua inglesa. Para que esses níveis sejam atingidos à saída, é necessário um nível mínimo à entrada. Sinceramente não sei qual o nível que está a ser exigido à entrada, dado que quando entrei nem prova existia de Inglês. Mas calculo que um indivíduo que tenha tido aproveitamento no secundário em Inglês terá capacidade para efetuar a prova.

Quanto à PAF e PAM, apesar de já terem respondido, apenas quero acrescentar que tudo o que precisas e tens que saber está disponibilizado na página da AM. O resto, não te preocupes que tudo o que precisarás de saber, te será ensinado lá durante a execução das provas. Incerteza e Inquietude é o melhor aliado do formando. Quando se sabe demasiado pode ser prejudicial. O "chico-espertismo" não é bem vindo. A PAM não é a prova da vossa vida enquanto desafio militar mas sim, como o próprio nome indica, uma "Prova de APTIDÃO Militar".

Reforçando o que foi dito pela Joana (perdoem-me se tiver errado), vai decorrer na EXPONOR uma feira de 9 a 12 de Abril onde poderão esclarecer algumas dúvidas.

Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas.

Boa tarde,

Este ano tenciono candidatar-me para Artilharia na Academia Militar. Gostava de saber se fazem na Inspeção Médica algum tipo de exame ao coração (nomeadamente um ecocardiograma)?

Boa tarde,

Este ano tenciono candidatar-me para Artilharia na Academia Militar. Gostava de saber se fazem na Inspeção Médica algum tipo de exame ao coração (nomeadamente um ecocardiograma)?

Sim Beatriz! Tens que fazer um electrocardiograma!
E já agora, se concorreres, vais concorrer para Exército Armas, já que Artilharia só escolhes no final do 3º Ano!

Sim... Específico ao coração é o electrocardiograma, pelo menos não me recordo de outro que tenha feito!

O que fazes é uma inspecção médica geral e claro, assinas uma declaração médica em como não tens nenhum tipo de doença ou antecedentes históricos de problemas de saúde. Se tiveres algum problema é que provavelmente poderão ser solicitados exames complementares! Claro que ocultar qualquer tipo de problema de saúde poderá ter consequências sérias!

Sim... Específico ao coração é o electrocardiograma, pelo menos não me recordo de outro que tenha feito!

O que fazes é uma inspecção médica geral e claro, assinas uma declaração médica em como não tens nenhum tipo de doença ou antecedentes históricos de problemas de saúde. Se tiveres algum problema é que provavelmente poderão ser solicitados exames complementares! Claro que ocultar qualquer tipo de problema de saúde poderá ter consequências sérias!
É que há alguns anos atrás fiz um ecocardiograma e a médica disse-me que tinha uma espécie de "buraquinho" no coração. Disse que todos nascemos com isto e que com o tempo é suposto "fechar" (acho que ela não se estaria a referir a um sopro ou algo do género) e que não me ia afetar na minha vida futura em termos de desporto e esforços físicos que tivesse de fazer...só se pretendesse trabalhar em sítios cuja pressão fosse maior (algo relacionado com aviões ou submarinos) é que tinha de ter mais atenção. Não sei se quando me candidatasse devesse fazer referência da situação ao médico, pois tenho receio de ser afastada do concurso...

Se não tens problemas, nem tiveste e se praticas desporto regularmente e não te sentes mal, não tens razão para te queixares no concurso como é óbvio. Desde que não mintas e não ponhas a tua saúde em causa, não vai haver problema certamente.

Boa sorte!

• Like
Reactions: BeatrizN
Olá!
Estou a pensar este ano em me candidatar à academia militar no curso GNR-armas-segurança.
Em termos de média tenho uma mais ao menos alta por isso nao deve haver problema, mas o que mais me preocupa são os testes psicotecnicos e a PAM. Será que me podiam explicar mais ao menos em que se baseiam ou consistem os testes psicotecnicos e a PAM, já que existe aqui gente que já concorreu em anos anteriores?

Se bem me lembro nos testes psicotécnicos tens cálculos elementares e afirmações de concordo/não concordo por exemplo. A PAM é uma espécie de estágio para a academia militar. Se te considerarem bom militar ficas, aprendes de tudo um pouco.

Eu tou no 10 ano mas para começar já a contar com as médias gostava de perguntar uma coisa qual foi a média do último candidato a entrar para a academia militar? Em infantaria
E tenho outra pergunta eu vi no site da academia militar que a média era 50% a classificação do secundário e os outros 50 era para as provas de ingresso isso é matemática a nota do exame?

Pessoal tenho uma questão que não tem muito a ver com os cursos mas sim relativamente ás médias dos mesmos:

No site da(s) academia militar/academia da força aérea/ escola naval, estão expostas as médias de entrada dos vários cursos, mas uma situação se impõe, ouvi dizer de fontes que não são 100% seguras mas ainda assim vale a questão que referiram que as médias de determinado curso numa destas instituições eram diferentes das que estão expostas no site, sendo mais baixas neste caso.... Agora uma duvida se impõe, será que estas fontes estão erradas, ou existe mesmo aqui algum erro por parte do pessoal que mete as médias nos respectivos sites de cada instituição? Se houver mesmo algum erro por parte desta instituição, tira toda a credibilidade das médias, e um aluno já não se pode guiar....

Espero ter sido explicito !
Obrigado pela atenção!

Pensa um bocado Eduardo. Achas que ia haver erros em três entidades semi-independentes ao mesmo tempo?Se queres mesmo ir para a Academia estuda o máximo e treina o teu melhor. Depois pensas na média. Não dês valor a esses boatos.

Não estou a dizer que são nessas 3 entidades, mas podia ser em alguma ou noutra!!! Eu pensei logo em cunhas quando soube disto... tipo entrada de alguém com média baixa, que nem aparecia sequer na lista de cadetes aptos ... é como se fosse invisível (Isto sou eu a pensar).

Achas que Portugal quer um militar com cunha que não saiba desempenhar uma função militar?O que é preciso é pessoal com perfil adequado e é isso que é procurado. As médias são apenas uma das etapas. Treina mais e pensa menos. São escolhidos os melhores e que desempenhem melhor as funções; não há cá disso que eu tenha conhecimento. Já consegues fazer o Teste cooper 2400 metros em menos de 12 minutos ao calor do meio dia?Com isso é que te deves preocupar. Força nisso Eduardo!