Concurso especial para licenciados: Medicina em Coimbra

Atramsenun2000!

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2017
Olá a todos!
Candidatei-me à FMUC através do concurso especial para licenciados e passei à 2a fase (entrevista). A faculdade de Coimbra disponibilizou para o ano lectivo de 2023/2024 39 vagas, mas apenas 26 foram admitidos na lista provisória…ou seja, ainda sobram 13 vagas. Houve um grande número de pessoas a ficar de fora por não terem sido aprovadas na entrevista.
As minhas perguntas são:
1: Isto é comum acontecer? A baixa taxa de sucesso nas entrevistas?
2: Dá em alguma coisa fazer reclamação?
3: A faculdade pode apenas ocupar as tais 26 vagas sendo que podia ter admito mais 13 pessoas?

Muito obrigada! :)

ZenaoDCítio

Membro Veterano
Matrícula
21 Novembro 2017
Curso
Medicina
Instituição
EMUM
Infelizmente vai acontecendo, com alguma regularidade, algumas vagas na fmuc não serem ocupadas, e neste ano essas vagas, não ocupadas, irão passar para o concurso nacional de acesso.
Podes tentar fazer reclamação mas dificilmente haverá alguma coisa a fazer (as entrevistas são muito peculiares, não só a forma, mas também os resultados).
E sim, a faculdade pode ocupar só essas vagas... Olha a fmup... De 37 vagas, preencheu.... 0. Kkk estes concursos têm a sua especificidade. Mas força aí...

• Like
Reactions: davis

Mikiniki

Membro
Matrícula
18 Junho 2023
Olá a todos!
Candidatei-me à FMUC através do concurso especial para licenciados e passei à 2a fase (entrevista). A faculdade de Coimbra disponibilizou para o ano lectivo de 2023/2024 39 vagas, mas apenas 26 foram admitidos na lista provisória…ou seja, ainda sobram 13 vagas. Houve um grande número de pessoas a ficar de fora por não terem sido aprovadas na entrevista.
As minhas perguntas são:
1: Isto é comum acontecer? A baixa taxa de sucesso nas entrevistas?
2: Dá em alguma coisa fazer reclamação?
3: A faculdade pode apenas ocupar as tais 26 vagas sendo que podia ter admito mais 13 pessoas?

Muito obrigada! :)
Olá! Não sabia que havia uma taxa de sucesso tão baixa nas entrevistas. Como é que correu a entrevista para ti? Que tipo de perguntas fazem?

ines.duarte13

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2021
Olá! Não sabia que havia uma taxa de sucesso tão baixa nas entrevistas. Como é que correu a entrevista para ti? Que tipo de perguntas fazem?
Olá olá!
As perguntas baseiam-se no teu percurso académico e motivação para entrar a medicina. Perguntam também sobre os teus planos e disponibilidade para entrar em medicina. Esta é a parte simples. Depois tens as perguntas mais científicas e específicas. No meu caso foi para explicar o meu projeto de investigação e justificar os resultados. A pior foi mesmo "Diga 2 momentos históricos que revolucionaram a ciência e o seu impacto na sociedade". Espero ter ajudado!

Mikiniki

Membro
Matrícula
18 Junho 2023
Olá olá!
As perguntas baseiam-se no teu percurso académico e motivação para entrar a medicina. Perguntam também sobre os teus planos e disponibilidade para entrar em medicina. Esta é a parte simples. Depois tens as perguntas mais científicas e específicas. No meu caso foi para explicar o meu projeto de investigação e justificar os resultados. A pior foi mesmo "Diga 2 momentos históricos que revolucionaram a ciência e o seu impacto na sociedade". Espero ter ajudado!
Olá! Obrigada pela resposta! Tu entraste? Posso perguntar qual o curso que tinhas e o quão difícil achaste a entrevista? Obrigada pela resposta é sempre bom ter feedback sinto que é complicado encontrar informação sobre isto.

ines.duarte13

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2021
Olá! Obrigada pela resposta! Tu entraste? Posso perguntar qual o curso que tinhas e o quão difícil achaste a entrevista? Obrigada pela resposta é sempre bom ter feedback sinto que é complicado encontrar informação sobre isto.
Entrei sim. Eu tirei Fisiologia Clínica também em Coimbra acabei o ano passado e candidatei-me este ano. Honestamente achei que não iria entrar porque a entrevista é estranha para dizer o mínimo. Não sei qual foi a impressão que os restantes candidatos tiveram mas para mim um dos entrevistadores não foi propriamente simpático. Vou deixar-te aqui uma lista de perguntas que fazem porque a nível de informação também achei muita reduzida:
- Percurso académico desde o secundário
- Qual a licenciatura que tiraste e o porquê de a teres tirado
- O que te leva a optar por medicina e não a continuar na tua área
-Projeto de investigação caso tenhas feito, conclusões e o que tu achas que levou a esses resultados
-A pergunta dos momentos históricos
-Qual a tua disponibilidade para o curso (horários, emprego, alojamento)
-Especialidade que pensas seguir e porquê
-Último livro que leste
-Hobbies que tenhas (voluntariado, etc)

Falam bastante da exigência do curso e se achas capaz de a "aguentar". Eles tentam refutar tudo o que dizes para ver a tua resposta e são muito minuciosos.

Uma coisa que gostaria que me tivessem dito na altura é que Coimbra demora. Só tivemos as candidaturas em junho e isto é NORMAL.

Qualquer dúvida que tenhas manda que eu vou respondendo!

• Like
Reactions: Mikiniki and davis

Carolina Cardoso4

Membro Caloiro
Matrícula
25 Agosto 2023
Entrei sim. Eu tirei Fisiologia Clínica também em Coimbra acabei o ano passado e candidatei-me este ano. Honestamente achei que não iria entrar porque a entrevista é estranha para dizer o mínimo. Não sei qual foi a impressão que os restantes candidatos tiveram mas para mim um dos entrevistadores não foi propriamente simpático. Vou deixar-te aqui uma lista de perguntas que fazem porque a nível de informação também achei muita reduzida:
-Projeto de investigação caso tenhas feito, conclusões e o que tu achas que levou a esses resultados
-Último livro que leste

Falam bastante da exigência do curso e se achas capaz de a "aguentar". Eles tentam refutar tudo o que dizes para ver a tua resposta e são muito minuciosos.

Uma coisa que gostaria que me tivessem dito na altura é que Coimbra demora. Só tivemos as candidaturas em junho e isto é NORMAL.

Muito obrigada pela resposta. Ajuda muito perceber que tipo de questões costumam colocar

• Like
Reactions: ines.duarte13

Mikiniki

Membro
Matrícula
18 Junho 2023
-Último livro que leste

Obrigada pela resposta é a mais esclarecedora até agora. Gostava de te perguntar também, por curiosidade, embora talvez ainda possas não saber mas sabes se tens equivalência de algumas cadeiras? Vais começar no 1 ano? Pergunto isto porque penso que para quem já tirou uma licenciatura, ainda é um curso longo. Obrigada novamente!

ines.duarte13

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2021
Obrigada pela resposta é a mais esclarecedora até agora. Gostava de te perguntar também, por curiosidade, embora talvez ainda possas não saber mas sabes se tens equivalência de algumas cadeiras? Vais começar no 1 ano? Pergunto isto porque penso que para quem já tirou uma licenciatura, ainda é um curso longo. Obrigada novamente!
Não sei como será este ano mas colegas do mesmo curso tiveram 7 equivalências. Não é muito mas já é um início. E é. É um curso longo quando comparas com o minho ou algarve porque é começar tudo de início. Fazes o curso tal e qual como um estudante que tenha entrado pelo concurso nacional de acesso.
Espero ter ajudado!

Eli_D

Membro
Matrícula
18 Abril 2023
-Último livro que leste

Olá!
Não me quero intrometer mas estou com muitas dúvidas.
Entrei em fisiologia clínica agora na 3a fase. Não sei se deva seguir em frente porque não conheço nada do curso nem que saídas profissionais tem.
Podes ajudar-me?
- O que achaste do curso de Fisiologia Clínica?
- Qual é o salário de um Técnico de Cardiopneumologia e de Neurofisiologia?
- O que é que um Técnico de Cardiopneumologia e de Neurofisiologia faz exatamente?

muito obrigada pela disponibilidade!

ines.duarte13

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2021
Olá!
Não me quero intrometer mas estou com muitas dúvidas.
Entrei em fisiologia clínica agora na 3a fase. Não sei se deva seguir em frente porque não conheço nada do curso nem que saídas profissionais tem.
Podes ajudar-me?
- O que achaste do curso de Fisiologia Clínica?
- Qual é o salário de um Técnico de Cardiopneumologia e de Neurofisiologia?
- O que é que um Técnico de Cardiopneumologia e de Neurofisiologia faz exatamente?

muito obrigada pela disponibilidade!
Olá olá.
Eu adorei o curso. Acho que está muito bem estruturado e prepara-te para a prática profissional.

Quanto aos salários:
Privado, a contrato- 900. No público- 1200, cuidados respiratórios- 1100. Cirurgia cardíaca-valores bem superiores aos mencionados.

Como técnico fazes exames de diagnóstico e relatas. Estes podem ser: ECG, Prova de Esforço, Polissonagrafia, EEG, entre muitos outros. O curso ainda permite participação em intra-operatório.

No fundo acabas por dar suporte ao diagnóstico ao fazeres, interpretares e relatares os exames.

Espero ter ajudado!

• Like
Reactions: vasopressina

Margarida_1306

Membro Caloiro
Matrícula
5 Fevereiro 2021
-Último livro que leste

Olá
Estou no segundo ano de FC também em Coimbra, e seguir medicina depois também seria uma opção para mim.
Queria-te perguntar se seria possível dizeres-me aquilo que tiveste de fazer para tal, como é que a média de curso tem peso (e se puderes dizer a tua para ter uma noção) e aquilo que aconselhas.
Beijinhos

ines.duarte13

Membro Caloiro
Matrícula
12 Setembro 2021
Olá
Estou no segundo ano de FC também em Coimbra, e seguir medicina depois também seria uma opção para mim.
Queria-te perguntar se seria possível dizeres-me aquilo que tiveste de fazer para tal, como é que a média de curso tem peso (e se puderes dizer a tua para ter uma noção) e aquilo que aconselhas.
Beijinhos
Olá,
Cada universidade tem os seus critérios de seleção específicos e, por isso, a primeira coisa que tens que fazer é procurar o concurso de licenciados em cada website da universidade para saberes o que precisas. Por exemplo, em Coimbra conta a nota do secundário, da licenciatura e a idade. No Minho, por exemplo, é muito valorizado o curriculum e o voluntariado.

Quanto a conselhos: focar bem neste curso porque a nota conta nos critérios de seleção e ires manter-te informada do que cada universidade vai pedindo para não teres surpresas.

Quanto à média eu acabei a licenciatura com 16.

Espero ter ajudado!