Concurso especial para licenciados: Medicina em Coimbra

Entrei sim. Eu tirei Fisiologia Clínica também em Coimbra acabei o ano passado e candidatei-me este ano. Honestamente achei que não iria entrar porque a entrevista é estranha para dizer o mínimo. Não sei qual foi a impressão que os restantes candidatos tiveram mas para mim um dos entrevistadores não foi propriamente simpático. Vou deixar-te aqui uma lista de perguntas que fazem porque a nível de informação também achei muita reduzida:
- Percurso académico desde o secundário
- Qual a licenciatura que tiraste e o porquê de a teres tirado
- O que te leva a optar por medicina e não a continuar na tua área
-Projeto de investigação caso tenhas feito, conclusões e o que tu achas que levou a esses resultados
-A pergunta dos momentos históricos
-Qual a tua disponibilidade para o curso (horários, emprego, alojamento)
-Especialidade que pensas seguir e porquê
-Último livro que leste
-Hobbies que tenhas (voluntariado, etc)

Falam bastante da exigência do curso e se achas capaz de a "aguentar". Eles tentam refutar tudo o que dizes para ver a tua resposta e são muito minuciosos.

Uma coisa que gostaria que me tivessem dito na altura é que Coimbra demora. Só tivemos as candidaturas em junho e isto é NORMAL.

Qualquer dúvida que tenhas manda que eu vou respondendo!
Olá! Mil obrigadas por esta ajuda preciosa, gostava de saber mais sobre:
A pergunta dos momentos históricos. É falar sobre momentos históricos para a Medicina?
É possível alterar/agilizar a data da entrevista ou eles marcam e temos de comparecer?
Por curiosidade, interromperam-te nalguma das tuas respostas?
Fizeste algum tipo de preparação?
Muito obrigada desde já! E sorry pelo abuso :)

• Like
Reactions: Rudi Tavares
Ola tudo bem? Olha já tendo passado 1 ano, como te estas a sentir? o que achas do curso?(dificuldade) e se estas a achar que vale a pena.
cumprimentos
Hello!
Continuo a adorar o curso e acho que vale a pena. É um curso exigente, mais ainda do que pensava, mas é recompensador. A gestão do estudo é desafiante no primeiro semestre e a adaptação a esta nova exigência não é de todo fácil. Mas não há sensação de orgulho maior do que fazer a primeira sutura ou entrar num bloco operatório (ambas experiências que se tem logo no 1°ano).
Espero ter ajudado!
Post automatically merged:

Olá! Mil obrigadas por esta ajuda preciosa, gostava de saber mais sobre:
A pergunta dos momentos históricos. É falar sobre momentos históricos para a Medicina?
É possível alterar/agilizar a data da entrevista ou eles marcam e temos de comparecer?
Por curiosidade, interromperam-te nalguma das tuas respostas?
Fizeste algum tipo de preparação?
Muito obrigada desde já! E sorry pelo abuso :)
Hello!
Sim. Pedem 3 momentos chaves na história da ciência mas todos os candidatos voltaram para medicina. Tens que estar bem segura da resposta, pois podem fazer perguntas. Não basta dizer, por exemplo, a descoberta da penincilina. Tens que explicar porque foi importante.
Honestamente não sei. As entrevistas são marcadas com 1 ou 2 dias de antecêndia, por isso mesmo que queiras trocar não sei até que ponto terias tempo para o fazeres. (Eu soube às 17h que às 14h do dia seguinte tinha entrevista).
Não interrompem mas questionam o que vais respondendo e contrariando para ver como respondes.
A única preparação que fiz foi mesmo só ver as dicas que deixam aqui no fórum e tentar imaginar o máximo de perguntas possível que me pudessem perguntar.

Não tens que pedir desculpa. O concurso tem uma escassez de informação brutal. Se puder facilitar este processo de alguma forma, é com todo o gosto.

Qualquer coisa diz!

Última edição:
  • Like
Reactions: Carina <3
Olá a todos!
Candidatei-me à FMUC através do concurso especial para licenciados e passei à 2a fase (entrevista). A faculdade de Coimbra disponibilizou para o ano lectivo de 2023/2024 39 vagas, mas apenas 26 foram admitidos na lista provisória…ou seja, ainda sobram 13 vagas. Houve um grande número de pessoas a ficar de fora por não terem sido aprovadas na entrevista.
As minhas perguntas são:
1: Isto é comum acontecer? A baixa taxa de sucesso nas entrevistas?
2: Dá em alguma coisa fazer reclamação?
3: A faculdade pode apenas ocupar as tais 26 vagas sendo que podia ter admito mais 13 pessoas?

Muito obrigada! :)
Olá! Desculpa estar a incomodar, mas seria possível informares-me quais foram os critérios utilizados no concurso para licenciados na primeira fase de seriação? Só encontro na net os critérios de 2014-2015. Obrigada