Concurso especial para licenciados: Medicina

Renata09

Membro Caloiro
Matrícula
6 Maio 2024
Olá!!! eu tenho algumas dúvidas para o concurso para medicina para licenciados e gostava de ter opiniões sobre a minha situação e de saber sobre situações semelhantes à minha se possível. Gostava com isto de ter expectativas realistas para o futuro.

Começando pelo secundário, eu nunca soube o que queria fazer da vida então acabei com média de 16,5. Fiz o exame de biologia (tirei 16,6) e entrei num curso de saúde no politécnico q mal sabia do que se tratava. Não sei até que ponto não teria sido melhor entrar em enfermagem.

O problema é q percebi que para tirar boas notas neste curso é preciso gostar muito dele. E digamos que eu não gosto lá muito.
Basicamente estou com notas péssimas.
Acabei o 1 ano com uma média de +/- 12,5.
Agora estou a acabar o 2 ano e a minha média está por volta de 13,5 e reprovei a uma cadeira.
Este curso tem 4 anos e eu quero acaba-lo com média de no mínimo 14 para pelo menos conseguir arranjar trabalho.

Todo este curso passa muito uma mensagem de "Vcs estão a aprender isto mas não vão usar pq não é com vcs" e os professores deixam muito isso entrelinhas ou até dizem diretamente.
Nunca é connosco, nunca somos nós, se souberem de algo 90% dos médicos não querem a vossa opinião. Eu achava isso algo bom, não ter responsabilidade por alguém. Porém ao longo do tempo percebi que não é o que quero.
Quero medicina.

Claro, sei que nem sempre se tem tudo o que se quer mas gostava de tentar pelo menos.
Então ao pesquisar encontrei o concurso para licenciados e descobri que não existe concurso >23 anos. E no meio disto surgiram me algumas dúvidas.

Esse tipo de concurso ainda existe?
É possível sequer concorrer a medicina com estas notas e condições? Até que ponto não estou logo excluída por ter um 16 ou uma má nota de licenciatura?
Estou disposta a dedicar-me ao máximo para o tal teste e entrevista e tudo o que for preciso mas sei que não é só isso que conta.
Acham que tenho alguma hipótese concorrendo só com licenciatura?
Penso ter lido algo sobre a FMUP pontuar o grau académico e média do secundário e que na UMinho são fatores que contam muito logo estaria já em desvantagem. Isso acontece também no ICBAS?
É possível trabalhar e tirar medicina ao mesmo tempo?

Cada vez me surgem mais questões mas estas são algumas delas.
Agradecia qualquer resposta!!!! :)

• Like
Reactions: RenataR
Não há maiores de 23 para o curso de Medicina. Na tua situação primeiro tentaria descobrir mesmo o que queres. Gostas da área da Saúde? Não estarás na área errada? Nós temos de ter muita paixão e motivação dentro do curso de Medicina senão não conseguimos fazer. Se não te safas num curso pior ainda será em Medicina. Mas se depois de ponderar muito chegares a conclusão que queres Medicina deixo-te estas dicas.

- Vê a que cadeiras podes fazer melhorias no próximo ano lectivo. Nessas cadeiras faz um plano de estudo e começa já em Setembro. Depois fazes metade das cadeiras na primeira fase e metade na segunda. Das prioridade as cadeiras que ainda não fizeste na primeira fase e as melhorias na segunda.

A Universidade do Algarve deixa concorrer com média 13 em algumas situações mas o ideal é mesmo ter o 14. Na tua situação a universidade do Algarve é a solução a prazo mais plausível.

Outra alternativa é esperar 3 ou 4 anos e repetir exames nacionais e depois fazeres Medicina já como trabalhadora-estudante. Vão abrir novas faculdades em Évora e Vila Real e as médias vão cair para menos de 17,5. Terás de ter nos exames mais de 18? Impossível? Não. Conheço um rapaz com média de secundário 16,8 que entrou em Coimbra em Medicina. Teve quase 20 nos exames. Com foco, organização e um pouco de sorte consegues.