Concurso especial para licenciados: Medicina

 

Renata09

Membro Caloiro
Matrícula
6 Maio 2024
Mensagens
4
Olá!!! eu tenho algumas dúvidas para o concurso para medicina para licenciados e gostava de ter opiniões sobre a minha situação e de saber sobre situações semelhantes à minha se possível. Gostava com isto de ter expectativas realistas para o futuro.

Começando pelo secundário, eu nunca soube o que queria fazer da vida então acabei com média de 16,5. Fiz o exame de biologia (tirei 16,6) e entrei num curso de saúde no politécnico q mal sabia do que se tratava. Não sei até que ponto não teria sido melhor entrar em enfermagem.

O problema é q percebi que para tirar boas notas neste curso é preciso gostar muito dele. E digamos que eu não gosto lá muito.
Basicamente estou com notas péssimas.
Acabei o 1 ano com uma média de +/- 12,5.
Agora estou a acabar o 2 ano e a minha média está por volta de 13,5 e reprovei a uma cadeira.
Este curso tem 4 anos e eu quero acaba-lo com média de no mínimo 14 para pelo menos conseguir arranjar trabalho.

Todo este curso passa muito uma mensagem de "Vcs estão a aprender isto mas não vão usar pq não é com vcs" e os professores deixam muito isso entrelinhas ou até dizem diretamente.
Nunca é connosco, nunca somos nós, se souberem de algo 90% dos médicos não querem a vossa opinião. Eu achava isso algo bom, não ter responsabilidade por alguém. Porém ao longo do tempo percebi que não é o que quero.
Quero medicina.

Claro, sei que nem sempre se tem tudo o que se quer mas gostava de tentar pelo menos.
Então ao pesquisar encontrei o concurso para licenciados e descobri que não existe concurso >23 anos. E no meio disto surgiram me algumas dúvidas.

Esse tipo de concurso ainda existe?
É possível sequer concorrer a medicina com estas notas e condições? Até que ponto não estou logo excluída por ter um 16 ou uma má nota de licenciatura?
Estou disposta a dedicar-me ao máximo para o tal teste e entrevista e tudo o que for preciso mas sei que não é só isso que conta.
Acham que tenho alguma hipótese concorrendo só com licenciatura?
Penso ter lido algo sobre a FMUP pontuar o grau académico e média do secundário e que na UMinho são fatores que contam muito logo estaria já em desvantagem. Isso acontece também no ICBAS?
É possível trabalhar e tirar medicina ao mesmo tempo?

Cada vez me surgem mais questões mas estas são algumas delas.
Agradecia qualquer resposta!!!! :)
 
  • Like
Reactions: RenataR