Concurso especial para licenciados- medicina

joanaduarte23

Membro Caloiro
Matrícula
15 Agosto 2024
Olá a todos!
Este ano pretendo candidatar-me ao curso de Medicina pelo concurso especial para licenciados. No entanto, a minha média do secundário (16,3) e a média da licenciatura (15) não são muito elevadas e, como ainda não finalizei o meu mestrado (estou agora a acabar a tese), parece-me que as minhas hipóteses são reduzidas.
Alguém com um percurso e médias semelhantes conseguiu entrar em Medicina? Ou alguém conhece casos parecidos ao meu, que tenham entrado?
Além disso, quais são as melhores faculdades para eu concorrer tendo em conta as minhas médias? Quero limitar-me às universidades onde realmente tenho uma boa probabilidade de ser aceite, já que não consigo candidatar-me a todas.
Toda a ajuda é bem vinda!
Obrigada

• Like
Reactions: user20050108
Olá Joana,

Espero que esteja tudo bem
Recomendo-te tentares na Faculdade de Medicina de Lisboa, eu já estive na tua situação, concorri e entrei o ano passado. Para o acesso ao concurso de licenciados desta faculdade, é mais vantajoso que tenhas o mestrado concluído, caso contrário não consegues. A fase que mais importante do concurso é efetivamente a entrevista e se tiveres um bom background através do qual consegues desenvolver os temas da entrevista então consegues impressionar o juri. A etapa de entrevistas não é uma coisa de outro mundo, convém estudares temas da atualidade, eutanásia, e entre outros temas, eu até os reborn babies estudei hahaha. Mas diria mesmo que entrevista é 100% focada no teu cv e na tua carta de motivação, não vale a pena inventar alguma coisa, porque é altamente provável que aquilo que escreveres, eles vão perguntar não dia :)
Termina a tese primeiro e depois concorres, até lá se tiveres experiência profissional em alguma área da saúde, melhor ainda

Olá João,

Obrigada pela tua resposta. Vou seguir o teu conselho e focar-me então em acabar a tese primeiro e pro ano concorro para a FMUL. Mas achava que na fmul ainda contava bastante a nota de licenciatura e dos exames de secundário. Mesmo tendo concluído o mestrado é o concurso mais vantajoso para candidatos que não possuam grandes notas?

Olá Joana, na FMUL não pesa tanto as notas do secundário, digo isso porque na altura, fiz exame nacional de biologia apenas, agora imagina, mas se tiveste boas notas do secundário é sempre um Plus. Se tiveres tempo para isso, o que recomendo fortemente é tentares subir a nota do mestrado, claro que a tese também ajuda.
Na minha opinião os mais vantajosos, são a FMUL e o Algarve. Mas o Algarve tens a questão de ter extra gastos e entre outras coisas.
Investe na FMUL, muito embora este ano reduziram as vagas para metade (25 acho eu), se tiveres boas notas nesses aspetos que disse, consegues. Ahh e arranja um trabalho na área da saúde porque tens bonificação extra se fizeres 6 meses de trabalho ou mais, faz voluntariado, em qualquer hospital, eu fiz no Pulido Valente. Não desistas, por agora foca na tese e arranja algum trabalho o quanto antes, nem que seja part-time, na entrevista, eles vão gostar de saber isso.

Qualquer coisa diz :)
É um caminho de muita ansiedade mas leva um dia d cada vez, com leveza

• Like
Reactions: davis
Olá João,

Obrigada de novo pela tua resposta.

A que custos extra te referes no algarve? Confesso que o facto de serem apenas 4 anos de curso ao invés de 6 anos me atrai bastante!
Relativamente à FMUL o problema está também na redução das vagas, se este ano ja reduziram para metade temo que pro ano seja ainda pior :/
Outra questão que tenho é, quando se fala em experiência profissional neste tipo de concursos, que tipo de trabalho é considerado?existe alguma lista com os trabalhos "permitidos" e que deem bonificação?? Nunca consegui encontrar informação clara sobre isto. Por exemplo, a função de delegado de informação médica seria considerada para esse efeito?

Obrigada de novo por dispores do teu tempo para me ajudar/responder :)

Olá Joana,

Custos extras como - deslocação, renda para pagar por exemplo. Realmente se entrares no Algarve 4 anos são ótimos, mas tens de garantir que obténs equivalência todas dos dois primeiro anos, mas consulta mesmo a própria faculdade, já não me lembro muito bem. Quanto à FMUL, o tipo de trabalho, não é uma coisa muito explicita mas se atuas como delegada de info médica, não acredito que haja problemas, qual é área que representas?

Acho que no regulatório do concurso existe uma alínea que explica por alto quais os tipos de trabalho que eles consideram, mas penso que em principio o teu não seja um problema.