Concurso mudança para instituição/curso e Concurso nacional de acesso

Maria Inês Lopes

Membro Caloiro
Matrícula
10 Dezembro 2019
Olá!! :) Tenho me debatido com uma questão e, quem melhor que a uniarea para responder a questões relacionadas com o secundário e ensino superior?

Entrei no 1°ano da faculdade este ano (ano letivo 2020/2021) e tenciono mudar para outro curso e para outra instituição no próximo ano letivo (2021/2022), uma vez que percebi que não me identifico com o curso em que estou agora.
Para essa mudança de curso (e instituição), tenciono candidatar-me ao concurso de mudança de par instituição/curso da referida instituição. No entanto, a minha dúvida é se é possível candidatar-me também pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior (como fiz o ano passado no final do 12°ano), ou seja, se é possível fazer os 2 tipos de candidatura.
Obrigada pela disponibilidade!!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá!! :) Tenho me debatido com uma questão e, quem melhor que a uniarea para responder a questões relacionadas com o secundário e ensino superior?

Entrei no 1°ano da faculdade este ano (ano letivo 2020/2021) e tenciono mudar para outro curso e para outra instituição no próximo ano letivo (2021/2022), uma vez que percebi que não me identifico com o curso em que estou agora.
Para essa mudança de curso (e instituição), tenciono candidatar-me ao concurso de mudança de par instituição/curso da referida instituição. No entanto, a minha dúvida é se é possível candidatar-me também pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior (como fiz o ano passado no final do 12°ano), ou seja, se é possível fazer os 2 tipos de candidatura.
Obrigada pela disponibilidade!!
Olá, Maria Inês!

Podes concorrer aos dois concursos em simultâneo, não há problema com isso. Depois, caso venhas a ingressar pelas duas vias, recomendo que te inscrevas pela mudança de curso, por um motivo simples: se te matriculares pela mudança, a tua vaga do CNAES da 1ª fase é libertada e na fase seguinte podes estar a dar a oportunidade de mais uma pessoa ingressar no curso. O mesmo não ocorre tanto com a mudança de curso, que muitas vezes é de "fase única".

Boa sorte! 🤗

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
Saragouveia1 Mudança de curso e Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Yaraleticia Mudança de Curso e Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
A Mudança de Curso ou Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Mudança de Curso Superior pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 12
D Inscrição por mudança par instituição/curso ou concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
C Bolsa de Estudo após transferência de faculdade pelo concurso de Reingresso / Mudança de Par/Instituição Curso Bolsas e Residências 4
D Mudança de curso através do concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
F Mudança de curso e concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
G Mudança de curso (UMinho) & Concurso nacional ensino superior (DGES) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 11
P Mudança de Instituição e Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
joaotomas.io Mudança de curso pelo concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
IsabelCF Mudança de par ou concurso publico Concurso Nacional e Locais - Público 2
Beatriz Caldinhas Mudança de curso por concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 16
M Anulação de Matrícula / Mudança de curso por concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 29
João PedroB Mudança de Curso ou Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
G Candidatura - Mudança de Curso e Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 14
brunosillvaaa Concurso nacional e mudança de instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Concurso Nacional vs Mudança de Curso Concurso Nacional e Locais - Público 4
R Entro por mudança de curso ou concurso nacional? Concurso Nacional e Locais - Público 7
J Concurso nacional, transferência ou mudança de curso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 47
QuimDasRoscas Dúvida relativa a mudança de curso e ao concurso nacional Arquivo 2
D Mudança de curso por concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 53
A Mudança de curso, concurso nacional DGES e... Arquivo 1
D Concurso da Rede Campus Sustentável aceita submissões até sábado! Ensino Superior - Geral 0
L Concurso especial provas Concursos e Regimes Especiais 1
6diogom Concurso ao ensino superior através de um CET Concursos e Regimes Especiais 4
Saragouveia1 Concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 13
A UBI AEROUBI - Concurso de Patrocínios Fly With AEROUBI Universidade da Beira Interior 0
NFIST Concurso PULSAR Jovens Investigadores Ensino Secundário 0
M Entrar em medicina pelo concurso Concursos e Regimes Especiais 1
M Concurso de Acesso a licenciados - medicina Concursos e Regimes Especiais 0
HugoAntunes8 Concurso para licenciados Concursos e Regimes Especiais 6
E Concurso institucional Concursos Institucionais – Privado 6
J Resultado Concurso nacional de acesso 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 1
I Quando começam as aulas na universidade para os alunos que entram pela segunda fase do concurso? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
joaofelix14 COLOCADOS DO CONCURSO ESPECIAL TITULARES DE CURSOS DE DUPLA CERTIFICAÇÃO Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
I Já saíram os resultados do concurso nacional de acesso da primeira fase? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
C Não entrei na 1 fase do concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 41
I Resultados do concurso especial de acesso para diplomados de vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 10
davis Lista de Candidatos ao Concurso Especial para Diplomados de Vias Profissionalizantes - 2020/2021 Listas de Candidatos 2020/2021 16
Margot Entrar noutro curso no IST pelo Concurso Nacional Concurso Nacional e Locais - Público 1
M senha para o concurso especial para as vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 1
V Reingresso através do concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
José PedroMSilva Concurso especial / transferencia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Fazer equivalências depois de ter entrado através do concurso nacional? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
N Regime Especial e Concurso Nacional Concursos e Regimes Especiais 6
JRVB Concurso Nacional e Concurso Especial para Licenciados Concursos e Regimes Especiais 2
M Datas de Candidatura ao Ensino Superior pelo Concurso Nacional Concurso Nacional e Locais - Público 1
V Reingresso através do concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Mari_fc Concurso especial licenciados medicina - Universidade do Minho Concursos e Regimes Especiais 0