Concurso nacional enquanto estudante universitário

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Boa tarde a todos!

Tenho uma duvida que gostava de ver esclarecida; quem me puder ajudar, fico muito agradecido.

Este ano transferi-me de um curso da faculdade de letras de Coimbra para curso similar em Lisboa (chamemos-lhe curso A). No entanto, não foi o curso acertado, pelo que pretendo mudar para o curso B. Pretendo inscrever-me na mesma no curso A para porque tem cadeiras equivalentes com o curso B, que pretendo estudar.

A minha duvida é: se me inscrever este ano e fizer o 1º ano normalmente no curso A, posso, para o ano, concorrer ao curso B (ou outro qualquer caso mude de ideias até lá) por concurso nacional como fazem milhares de estudantes do secundário? Ou sendo estudante universitário, apenas posso pedir mudança de curso?

Caso me seja possivel concorrer por concurso nacional, posso fazer novamente as provas de ingresso exigidas e atualizar a ficha ENES para a candidatura no proximo ano?

Obrigado,
Francisco

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Boa tarde a todos!

Tenho uma duvida que gostava de ver esclarecida; quem me puder ajudar, fico muito agradecido.

Este ano transferi-me de um curso da faculdade de letras de Coimbra para curso similar em Lisboa (chamemos-lhe curso A). No entanto, não foi o curso acertado, pelo que pretendo mudar para o curso B. Pretendo inscrever-me na mesma no curso A para porque tem cadeiras equivalentes com o curso B, que pretendo estudar.

A minha duvida é: se me inscrever este ano e fizer o 1º ano normalmente no curso A, posso, para o ano, concorrer ao curso B (ou outro qualquer caso mude de ideias até lá) por concurso nacional como fazem milhares de estudantes do secundário? Ou sendo estudante universitário, apenas posso pedir mudança de curso?

Caso me seja possivel concorrer por concurso nacional, posso fazer novamente as provas de ingresso exigidas e atualizar a ficha ENES para a candidatura no proximo ano?

Obrigado,
Francisco
Olá, Francisco!
A resposta é sim para todas as questões que colocaste. Estive num curso, no ano letivo anterior, e candidatei-me novamente através do concurso nacional de acesso a outro curso. Para além disso, também repeti a prova de ingresso que me era exigida para ingressar no curso que desejava, de maneira a aumentar a minha classificação. Como vês, o facto de já seres estudante universitário em nada interfere com a tua candidatura através do concurso nacional.

Caso tenhas mais alguma dúvida, não hesites em perguntar.
Desejo-te muito sucesso!

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Olá, Francisco!
A resposta é sim para todas as questões que colocaste. Estive num curso, no ano letivo anterior, e candidatei-me novamente através do concurso nacional de acesso a outro curso. Para além disso, também repeti a prova de ingresso que me era exigida para ingressar no curso que desejava, de maneira a aumentar a minha classificação. Como vês, o facto de já seres estudante universitário em nada interfere com a tua candidatura através do concurso nacional.

Caso tenhas mais alguma dúvida, não hesites em perguntar.
Desejo-te muito sucesso!
Obrigado pela resposta, Ana, foi rápido e claro!

Aproveito e tiro mais duas dúvidas, se não te importares de me ajudar.

O curso em que estou atualmente é Linguas, literaturas e culturas, mas a área que realmente me interessa é Gestão. Com isto, gostaria de uma de duas opçoes: 1) fazer a prova de ingresso Matemática B e, acabado o 1º ano, pedir mudança para Estudos Gerais e escolher um major de Economia e Gestão; 2) fazer para o ano Matemática A e tentar concorrer a Gestão. Seria mais facil para mim a 1ª opçao, mas tambem pode nao haver vagas para mudança de curso para Estudos Gerais. Em qual deveria realmente apostar se a minha ideia é ter maior probabilidade de emprego na área de Gestão?

A segunda duvida é: faria este ano o maior numero possiveis de cadeiras equivalentes com Estudos Gerais (que tem muitas); imaginemos que para o ano concorro em concurso nacional para este curso: poderia pedir equivalencias das cadeiras que ja havia feito em linguas literaturas e culturas ou teria de as fazer novamente?

Obrigado

Última edição:

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Obrigado pela resposta, Ana, foi rápido e claro!

Aproveito e tiro mais duas dúvidas, se não te importares de me ajudar.

O curso em que estou atualmente é Linguas, literaturas e culturas, mas a área que realmente me interessa é Gestão. Com isto, gostaria de uma de duas opçoes: 1) fazer a prova de ingresso Matemática B e, acabado o 1º ano, pedir mudança para Estudos Gerais e escolher um major de Economia e Gestão; 2) fazer para o ano Matemática A e tentar concorrer a Gestão. Seria mais facil para mim a 1ª opçao, mas tambem pode nao haver vagas para mudança de curso para Estudos Gerais. Em qual deveria realmente apostar se a minha ideia é ter maior probabilidade de emprego na área de Gestão?

A segunda duvida é: faria este ano o maior numero possiveis de cadeiras equivalentes com Estudos Gerais (que tem muitas); imaginemos que para o ano concorro em concurso nacional para este curso: poderia pedir equivalencias das cadeiras que ja havia feito em linguas literaturas e culturas ou teria de as fazer novamente?

Obrigado
Não colocas a possibilidade de, acabado o primeiro ano, pedir transferência diretamente para Gestão? Se isso fosse possível seria o melhor, visto que terias mais possibilidades de entrar, uma vez que estarias a concorrer via concurso nacional de acesso e via transferência (são concursos independentes, portanto podes concorrer através das duas vias sem que isso interfira em nada). Claro está, serias estudante universitário e terias que te esforçar na mesma para ter bom aproveitamento no primeiro ano e conciliar com o estudo para o exame nacional de matemática A. Não sei se é algo que te imaginas a fazer, mas não custa pensar nessa hipótese. Eu fiz exatamente como acabei de te propor, ou seja, concorri via concurso nacional e via transferência, para ter mais chances de entrar. Pensa nessa opção, mesmo que pareça um bocadinho arrojada. Se é mesmo Gestão que queres, creio que vale o esforço acrescido de estudar tanto para a faculdade como para o exame nacional. O que dizes?

Quanto à questão das equivalências, sinceramente não te sei responder. Sei que se entrasses via transferência de curso, e se as cadeiras em questão tivessem um programa similar, poderias pedir equivalências. Sendo por concurso nacional, não faço ideia como acontece. Desculpa 😕

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Não colocas a possibilidade de, acabado o primeiro ano, pedir transferência diretamente para Gestão? Se isso fosse possível seria o melhor, visto que terias mais possibilidades de entrar, uma vez que estarias a concorrer via concurso nacional de acesso e via transferência (são concursos independentes, portanto podes concorrer através das duas vias sem que isso interfira em nada). Claro está, serias estudante universitário e terias que te esforçar na mesma para ter bom aproveitamento no primeiro ano e conciliar com o estudo para o exame nacional de matemática A. Não sei se é algo que te imaginas a fazer, mas não custa pensar nessa hipótese. Eu fiz exatamente como acabei de te propor, ou seja, concorri via concurso nacional e via transferência, para ter mais chances de entrar. Pensa nessa opção, mesmo que pareça um bocadinho arrojada. Se é mesmo Gestão que queres, creio que vale o esforço acrescido de estudar tanto para a faculdade como para o exame nacional. O que dizes?

Quanto à questão das equivalências, sinceramente não te sei responder. Sei que se entrasses via transferência de curso, e se as cadeiras em questão tivessem um programa similar, poderias pedir equivalências. Sendo por concurso nacional, não faço ideia como acontece. Desculpa 😕
Eu ja estive a ver as medias para Gestao e vou ter realmente de tirar 17 ou parecido a Matemática A para conseguir entrar no ISEG ou ISCAL. Para mim faz todo o sentido tentar e nao acho que seja impossivel para mim conseguir esse valor no exame. E que dirias a fazer Matemática B (uma das provas de ingresso para Estudos Gerais) e tentar concurso nacional e tambem transferencia de curso - para ter mais hipoteses de conseguir - e fazer major em Economia e Gestao ou algo similar (Estudos Gerais dá-me oportunidade de fazer isto)? Achas que estaria em muita desvantagem no que diz respeito ao mercado de trabalho em relação àqueles que tiram licenciatura em Gestão?

Nao queria estar a pagar propinas este ano e depois mudar para Gestao. Alias, queria, mas vou gastar dinheiro em propinas para nada. Nem sei que faça 🤷‍♂️

Na minha cabeça a melhor soluçao seria: estudar para Matemática A e B; para o ano pedir mudança para Estudos Gerais com Matemática B como prova de ingresso OU pedir transferência e concorrer no concurso nacional para Gestão com Matemática A. Faz sentido para ti ou deveria focar-me apenas numa destas alternativas?

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Eu ja estive a ver as medias para Gestao e vou ter realmente de tirar 17 ou parecido a Matemática A para conseguir entrar no ISEG ou ISCAL. Para mim faz todo o sentido tentar e nao acho que seja impossivel para mim conseguir esse valor no exame. E que dirias a fazer Matemática B (uma das provas de ingresso para Estudos Gerais) e tentar concurso nacional e tambem transferencia de curso - para ter mais hipoteses de conseguir - e fazer major em Economia e Gestao ou algo similar (Estudos Gerais dá-me oportunidade de fazer isto)? Achas que estaria em muita desvantagem no que diz respeito ao mercado de trabalho em relação àqueles que tiram licenciatura em Gestão?

Nao queria estar a pagar propinas este ano e depois mudar para Gestao. Alias, queria, mas vou gastar dinheiro em propinas para nada. Nem sei que faça 🤷‍♂️

Na minha cabeça a melhor soluçao seria: estudar para Matemática A e B; para o ano pedir mudança para Estudos Gerais com Matemática B como prova de ingresso OU pedir transferência e concorrer no concurso nacional para Gestão com Matemática A. Faz sentido para ti ou deveria focar-me apenas numa destas alternativas?
Bem, não sei bem que saída profissional tens em mente seguir, mas alguma preferência devem dar a alunos que tenham uma licenciatura especificamente em Gestão. Em Estudos Gerais abordam-se variadíssimas áreas, e isso é bom, mas receio que, mesmo tirando major em economia e gestão, dêem preferência a um aluno que se licenciou mesmo em Gestão. Há que ser frontal: alguma diferença/preferência há de haver, e não te vou esconder que isso é bastante provável, apesar de eu não conhecer quais as saídas profissionais e o panorama ao nível de mercado, no que diz respeito a essa opção que apresentas.

Lá está, consoante aquilo que pensas seguir a nível profissional, creio que deves pensar qual será a via que te abrirá mais portas. Gestão abre de certeza, mas não te sei dizer até que ponto é que Estudos Gerais te permitirá o mesmo. Não tens como aceder a essa informação? Seria o ideal, para depois, aí sim, poderes focar-te numa alternativa, de maneira a obter os melhores resultados possíveis.

Espero não te estar a baralhar ainda mais, mas se achares que sim, talvez seja melhor pedires conselhos aos teus pais (eles tendem a pensar sempre a longo prazo), ou a alguém que esteja dentro da área, e isso seria o ideal.

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Bem, não sei bem que saída profissional tens em mente seguir, mas alguma preferência devem dar a alunos que tenham uma licenciatura especificamente em Gestão. Em Estudos Gerais abordam-se variadíssimas áreas, e isso é bom, mas receio que, mesmo tirando major em economia e gestão, dêem preferência a um aluno que se licenciou mesmo em Gestão. Há que ser frontal: alguma diferença/preferência há de haver, e não te vou esconder que isso é bastante provável, apesar de eu não conhecer quais as saídas profissionais e o panorama ao nível de mercado, no que diz respeito a essa opção que apresentas.

Lá está, consoante aquilo que pensas seguir a nível profissional, creio que deves pensar qual será a via que te abrirá mais portas. Gestão abre de certeza, mas não te sei dizer até que ponto é que Estudos Gerais te permitirá o mesmo. Não tens como aceder a essa informação? Seria o ideal, para depois, aí sim, poderes focar-te numa alternativa, de maneira a obter os melhores resultados possíveis.

Espero não te estar a baralhar ainda mais, mas se achares que sim, talvez seja melhor pedires conselhos aos teus pais (eles tendem a pensar sempre a longo prazo), ou a alguém que esteja dentro da área, e isso seria o ideal.
Olá Catarina!

Obrigado pela tua ajuda :)

Olha, é quase certo que irei optar por fazer o 1º ano de LLC e depois tentar mudar para Gestão e Estudos Gerais e concorrer a Gestao por concurso nacional, por isso irei fazer Matemática A. Se conseguir uma das opções, já é melhor que a minha atual situação.

Eu fiz o 12º ano em 2011; os livros escolares desse ano ainda estão atualizados ou deveria tentar conseguir uns mais recentes?

Última edição:

Susanabei

Membro Caloiro
Matrícula
6 Março 2018
Boas pessoal.

Precisava de uma ajuda! Na primeira fase não fiquei colocada e por isso estou neste momento a candidatar-me à 2ºfase. A questão é: Eu já estou inscrita na FLUL (Universidade de Lisboa) e no momento a minha situação lá é "interrupção de estudos", já nem apareco la desde 2016 nem pretendo voltar, só que agora decidi abrir horizontes e deixar de parte o ISCAL (que foram as minhas opçoes na 1ºfase) e inscrever-me no ISCSP (da universidade de lisboa) , há algum problema de estar a concorrer por concurso nacional a outra faculdade dentro da mesma universidade? Posso fazê-lo? (não tenho dívidas nenhumas com a UL).

Obrigada :)

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Olá Catarina!

Olha, é quase certo que irei optar por fazer o 1º ano de LLC e depois tentar mudar para Gestão e Estudos Gerais e concorrer a Gestao por concurso nacional, por isso irei fazer Matemática A. Se conseguir uma das opções, já é melhor que a minha atual situação.

Eu fiz o 12º ano em 2011; os livros escolares desse ano ainda estão atualizados ou deveria tentar conseguir uns mais recentes?
Fazes bem em lutar para conseguir alcançar o teu objetivo e espero sinceramente que corra tudo de feição 😊 Qualquer apoio que necessites, mesmo que emocional (há fases em que vamos mais a baixo e isso é normal, apenas tens que reforçar a tua confiança nas tuas capacidades), não hesites em pedir. Quero que saibas que tens um ombro amigo de alguém que já passou pelo mesmo e com quem podes desabafar!

Quanto à tua questão, não sei ao certo se o programa de matemática A já teve alterações ou não. Penso que o @davis saberá responder-te com mais certezas a essa dúvida.

• Like
Reactions: Blasty

FDias25

Membro
Matrícula
8 Setembro 2019
Fazes bem em lutar para conseguir alcançar o teu objetivo e espero sinceramente que corra tudo de feição 😊 Qualquer apoio que necessites, mesmo que emocional (há fases em que vamos mais a baixo e isso é normal, apenas tens que reforçar a tua confiança nas tuas capacidades), não hesites em pedir. Quero que saibas que tens um ombro amigo de alguém que já passou pelo mesmo e com quem podes desabafar!

Quanto à tua questão, não sei ao certo se o programa de matemática A já teve alterações ou não. Penso que o @davis saberá responder-te com mais certezas a essa dúvida.
Obrigado, Catarina, é bom saber isso :)

Eu ja mandei mensagem ao @davis, mas fiquei na duvida se o fiz corretamente. Fui ao perfil dele e cliquei em "Iniciar uma conversa" e escrevi. A mensagem só pode ser vista por ele ou é exposta em alguma página pública dentro deste site?

De qualquer das formas, obrigado mais uma vez! Se de facto o sistema de mensagens que referi em cima for privado, vou atualizando contigo por mensagem para nao divergir este post para assuntos não relevantes.

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Obrigado, Catarina, é bom saber isso :)

Eu ja mandei mensagem ao @davis, mas fiquei na duvida se o fiz corretamente. Fui ao perfil dele e cliquei em "Iniciar uma conversa" e escrevi. A mensagem só pode ser vista por ele ou é exposta em alguma página pública dentro deste site?

De qualquer das formas, obrigado mais uma vez! Se de facto o sistema de mensagens que referi em cima for privado, vou atualizando contigo por mensagem para nao divergir este post para assuntos não relevantes.
Ora essa! 😁
Mandaste uma mensagem privada, que só ele poderá ver.
Fica combinado, então! Obrigada :)

Joana1998

Membro
Matrícula
17 Junho 2017
É preciso levar o e-mail impresso que se recebeu onde se ficou colocado ou o recibo do site da candidatura para as matrículas?

Teresa P.

Membro
Matrícula
14 Agosto 2019
Curso
Serviço Social
Olá Catarina!

As metas curriculares de matemática A mudaram, se não estou em erro, no ano letivo 2015 / 2016. Acho que as mudanças foram significativas.

• Like
Reactions: FDias25

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
O pedido de equivalências é independente da forma como se entra no curso.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
V Reingresso através do concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
dinisdeoliveirafer Estatísticas do Concurso Nacional de Acesso 2019 Procura em 1.ª Opção Concurso Nacional e Locais - Público 2
D Posso candidatar-me a outro curso e universidade através do concurso nacional depois de ter entrado num curso e saido ? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
NewStudent Candidatura para titular de curso superior e pelo concurso nacional de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 1
Beatriz Caldinhas Mudança de curso por concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 16
M concurso local e nacional em paralelo Concurso Nacional e Locais - Público 3
M Anulação de Matrícula / Mudança de curso por concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
João_Melo332 Divulgação dos resultados do Concurso Nacional de acesso e pagamento das propinas Concurso Nacional e Locais - Público 10
João PedroB Mudança de Curso ou Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Fernando.14 Média de secundário-Concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 1
G Candidatura - Mudança de Curso e Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 14
X De medicina dentária, na U. Católica, para medicina, em concurso nacional Saúde 4
FatthaMahmud Candidatura por concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 13
G Concurso Nacional Medicina Concurso Nacional e Locais - Público 2
brunosillvaaa Concurso nacional e mudança de instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Concurso Nacional vs Mudança de Curso Concurso Nacional e Locais - Público 4
H +23 ou concurso nacional? Concurso Nacional e Locais - Público 6
R Entro por mudança de curso ou concurso nacional? Concurso Nacional e Locais - Público 7
F Posso candidatar me a duas mudanças de curso em simultâneo e ainda ao concurso nacional? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
J Concurso nacional, transferência ou mudança de curso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 47
Amanda Chiavazzoli Como funciona o concurso nacional? Concurso Nacional e Locais - Público 1
L Mudar de curso por concurso nacional? Arquivo 1
QuimDasRoscas Dúvida relativa a mudança de curso e ao concurso nacional Arquivo 2
D Mudança de curso por concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 53
S Colisão concurso local e nacional Concurso Nacional e Locais - Público 3
A Mudança de curso, concurso nacional DGES e... Arquivo 1
R Transferência vs Concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
Mari_fc Concurso especial licenciados medicina - Universidade do Minho Concursos e Regimes Especiais 0
R FLUP Concurso especial para licenciados Universidade do Porto 0
nomedomembro01 Concurso especial, via profissional Concursos e Regimes Especiais 2
NeiaJ Concurso Público e Privado Concurso Nacional e Locais - Público 5
F Possível candidatura para o concurso especial para alunos de vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 25
A Mestrado ou Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Concursos e Regimes Especiais 1
IsabelCF Mudança de par ou concurso publico Concurso Nacional e Locais - Público 2
Vanessa Gonçalves Data exame concurso Maiores 23 anos - Biologia Concursos e Regimes Especiais 2
Teresa_Matos Concurso de medicina/medicina dentária para licenciados ou maiores de 23 Concursos e Regimes Especiais 12
R Concurso especial Medicina Veterinária UTAD Concursos e Regimes Especiais 5
João_Melo332 Divulgação dos resultados do Concurso de Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 17
TayTay Possivel trocar de instituição de ensino apra quem se matricula ao Concurso Especial Concursos e Regimes Especiais 1
G Como funciona o concurso de professores? LLC vs CL Humanidades, Secretariado e Tradução 0
M FMUC Medicina Coimbra - Concurso para Licenciados Universidade de Coimbra 0
M UBI Medicina UBI - Provas Concurso especial de acesso Universidade da Beira Interior 109
S FLUP Concurso maiores 23 / FLUP - Porto Universidade do Porto 1
L Acesso Por Concurso Para Licenciados / Exames Nacionais Concursos e Regimes Especiais 2
coral Concurso e transferência Ensino Superior 8
F Concurso depois de anulação Concurso Nacional e Locais - Público 3
6 Ciências farmacêuticas para concurso especial Concursos e Regimes Especiais 1
Jojo G. Dúvidas sobre o concurso e os primeiros meses no ensino superior Ensino Superior 4
Isabelsps 2ª fase do concurso de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 0
A Transferência de universidade através do Concurso de Acesso ao ensino superior - Equivalências Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8