Concurso nacional, transferência ou mudança de curso?

João Soeiro

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2017
Gostos
1
Boa noite,

Encontro-me no primeiro ano de engenharia mecânica e confesso que o curso não me suscita interesse como pensei que o fosse fazer. Estou portanto a pensar seriamente em mudar de curso. No entanto, não fiquei esclarecido em relação à mudança. A transferência apenas se aplica a outros cursos no domínio da engenharia? E qual é a sua diferença para este novo termo 'mudança de curso'?

Obrigado e cumprimentos.

Última edição:

fraser

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Julho 2015
Gostos
3,722
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
A transferência apenas se aplica a outros cursos no domínio da engenharia
Não. Podes pedir transferência para qualquer curso.
E qual é a sua diferença para este novo termo 'mudança de curso'?
Transferência na altura referia-se a mudar de instituição, mas no mesmo curso. Por exemplo, mudares do IST de engenharia informática para a FEUP no mesmo curso.
Mudança de curso refere-se a mudar, por exemplo, de engenharia informática para engenharia eletrotécnica.

João Soeiro

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2017
Gostos
1
Não. Podes pedir transferência para qualquer curso.

Transferência na altura referia-se a mudar de instituição, mas no mesmo curso. Por exemplo, mudares do IST de engenharia informática para a FEUP no mesmo curso.
Mudança de curso refere-se a mudar, por exemplo, de engenharia informática para engenharia eletrotécnica.
Obrigado pela resposta! Mas portanto. Visto que a minha média de ingresso daria para a maior parte dos cursos, não me compensaria mais candidatar-me pelo concurso nacional de novo?

fraser

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Julho 2015
Gostos
3,722
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Obrigado pela resposta! Mas portanto. Visto que a minha média de ingresso daria para a maior parte dos cursos, não me compensaria mais candidatar-me pelo concurso nacional de novo?
Na verdade, o meu conselho é que faças pelos 2 métodos ao mesmo tempo. É possível que o faças e aumenta a probabilidade de entrares :)

João Soeiro

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2017
Gostos
1
Na verdade, o meu conselho é que faças pelos 2 métodos ao mesmo tempo. É possível que o faças e aumenta a probabilidade de entrares :)
Bem visto! Ora em relação ao concurso nacional, tenho que pedir uma senha de novo e posso usar a ficha ENES do ano passado certo? No que toca à transferência, onde me posso informar?

fraser

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Julho 2015
Gostos
3,722
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Bem visto! Ora em relação ao concurso nacional, tenho que pedir uma senha de novo e posso usar a ficha ENES do ano passado certo? No que toca à transferência, onde me posso informar?
Tens de pedir uma senha nova, assim como uma nova ficha ENES.

No que toca à transferência, deves informar-te junto da instituição para a qual te tencionas mudar.

João Soeiro

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2017
Gostos
1
Tens de pedir uma senha nova, assim como uma nova ficha ENES.

No que toca à transferência, deves informar-te junto da instituição para a qual te tencionas mudar.
Apenas mais uma dúvida, quando pedir a senha online, coloco a minha escola do ano passado ou a UP (no meu caso)?

Beatriz_F_Silva

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2017
Gostos
0
Olá! Sou aluna da ESTGOH (IPCoimbra) e estou no curso de Eng. Informática. Estou com dúvidas em relação ao sítio onde estudo, mas pretendo permanecer no mesmo curso.Desta forma, pretendo mudar para o ISEC(IPC). Alguém tem ideia como funciona o processo de transferência, ou seja, ao nível da equivalências das disciplinas, ao nível da vagas a curso, datas para apresentar candidatura e se este processo acarreta valores monetários, etc.

Cumprimentos.

mgrilo

Membro Caloiro
Matrícula
30 Maio 2017
Gostos
0
Boas,
Neste ano que passou frequentei o primeiro ano de licenciatura de física em França. Contudo agora pretendo mudar-me para Portugal para o curso de Biologia. Já me tentei informar e foi me dito que poderia concorrer por mudança de instituição/curso a minha dúvida é se também posso concorrer por concurso nacional.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,838
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Beatriz_F_Silva
Alguém tem ideia como funciona o processo de transferência, ou seja, ao nível da equivalências das disciplinas, ao nível da vagas a curso, datas para apresentar candidatura e se este processo acarreta valores monetários, etc.
Sugiro que contactes a instituição, estava a tentar ver no site mas não têm lá nada por agora.
--- Post atualizado ---
Olá @mgrilo
Neste ano que passou frequentei o primeiro ano de licenciatura de física em França. Contudo agora pretendo mudar-me para Portugal para o curso de Biologia. Já me tentei informar e foi me dito que poderia concorrer por mudança de instituição/curso a minha dúvida é se também posso concorrer por concurso nacional.
Podes, sim.

Gostos: Beatriz_F_Silva

Ana Carina

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2016
Gostos
0
Estou atualmente inscrita numa universidade pública mas para o ano pretendo ingressar numa privada, caso entre na privada a minha matricula na pública fica automaticamente anulada ou terei de lá ir anula-la ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,838
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Ana Carina
Estou atualmente inscrita numa universidade pública mas para o ano pretendo ingressar numa privada, caso entre na privada a minha matricula na pública fica automaticamente anulada ou terei de lá ir anula-la ?
Caso a tenhas renovado tens de ser tu a anular, já que podes frequentar 2 cursos superiores ao mesmo tempo.

rmatilde

Membro Caloiro
Matrícula
20 Maio 2017
Gostos
1
Boa noite, tenciono pedir transferência de universidade. Contudo vou me candidatar novamente pelo concurso nacional. Eu gostava de saber se candidatando-me novamente pelo acesso ao ensino superior (DGES) e sendo aceite, tanto na mudança de par de instituição como pelo concurso online da DGES, qual a candidatura que prevalece.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,838
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @rmatilde
Boa noite, tenciono pedir transferência de universidade. Contudo vou me candidatar novamente pelo concurso nacional. Eu gostava de saber se candidatando-me novamente pelo acesso ao ensino superior (DGES) e sendo aceite, tanto na mudança de par de instituição como pelo concurso online da DGES, qual a candidatura que prevalece.
São independentes, pelo que depois podes fazer a matrícula ou na vaga que conseguiste por mudança de curso ou na vaga do concurso nacional de acesso. Se optares pela primeira, a segunda vaga é depois atribuída a outro aluno na 2ª fase de candidaturas.

MariaF23

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2016
Gostos
0
Olá! Sabem se eu entrar em Engenharia Gestão Industrial na UM, passado um ano posso pedir transferência para Engenharia Biomédica também na UM?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,838
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Mikeb

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2017
Gostos
1
Boa tarde, a minha situação é a seguinte: pretendia concorrer ao curso de sistemas e tecnologias de informação (Nova IMS), porém a minha média não chega à deste curso (por algumas décimas), uma questão é se vale apena colocar este curso no concurso de acesso ou não, tendo também interesse no curso de geografia e planeamento do território (FCSH), e neste tenho média bem superior, ou seja entraria muito provavelmente, a minha outra questão é se entrar neste curso e tentar mudar para o outro a que tenho maior interesse, ainda que tenha média inferior, teria hipóteses de entrar? obrigado.

Matrícula
1 Maio 2016
Gostos
3
Bom dia, acabei o primeiro ano de faculdade de ciências farmacêuticas mas pretendia mudar para engenharia quimica no instituto superior técnico, porque só me apercebi que não era aquilo que queria. Como faço agora para ter a senha de acesso? A do ano passado não dá pois não?