Concurso para Licenciados/Mestrado em outra área

Darkself

Membro
Matrícula
18 Junho 2017
Boa dia,

Sou Licenciado em Ciências do Desporto, não obstante, a minha área profissional está mais ligada às engenharias. Posto isto, estou a ponderar um curso superior (seja licenciatura, ou mestrado), como forma de "complemento" ao currículo. À primeira vista parecem haver duas alternativas: ou a Licenciatura (segunda opção), ou a entrada direta no Mestrado (primeira opção).

1.ª Opção - Mestrado: Sabem se é possível a entrada direta numa das áreas da Engenharia, não sendo titular de uma Licenciatura em Engenharia? Sei que existe essa opção noutros países, mas não estou a par de nada semelhante em Portugal.

2.ª Opção - Segunda Licenciatura: Como funciona o ingresso no Ensino Superior para titulares do grau de Licenciado? Média de Ensino Secundário + Exame Nacional (como para não Licenciados)? Ou existe outra forma?

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Curso
Tecnologia Médica
Instituição
NTNU
1.ª Opção - Mestrado: Sabem se é possível a entrada direta numa das áreas da Engenharia, não sendo titular de uma Licenciatura em Engenharia? Sei que existe essa opção noutros países, mas não estou a par de nada semelhante em Portugal.
Sim, podes entrar num mestrado de engenharia sem ter a licenciatura nessa engenharia. Tenho vários colegas que acabaram por seguir mestrado em Engenharia Quimica, Engenharia Biomédica e Engenharia Alimentar com licenciatura em Biologia/Bioquimica. Dependendo do mestrado de Engenharia que pretendes tirar, podes não conseguir entrar se os juris entenderem que não tens a formação base para frequência desse mestrado. Aqui o comprovativo de atividade profissional na area pode favorecer a tua candidatura.

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
Como funciona o ingresso no Ensino Superior para titulares do grau de Licenciado? Média de Ensino Secundário + Exame Nacional (como para não Licenciados)? Ou existe outra forma?
Podes concorrer por todos os concursos a que tenhas acesso, incluindo o CNAES (com exames e média do secundário) e o concurso para titulares de outro curso superior (que é um concurso institucional, cada universidade fixa as próprias regras).

Meduardao

Membro Caloiro
Matrícula
5 Abril 2023
Sim, podes entrar num mestrado de engenharia sem ter a licenciatura nessa engenharia. Tenho vários colegas que acabaram por seguir mestrado em Engenharia Quimica, Engenharia Biomédica e Engenharia Alimentar com licenciatura em Biologia/Bioquimica. Dependendo do mestrado de Engenharia que pretendes tirar, podes não conseguir entrar se os juris entenderem que não tens a formação base para frequência desse mestrado. Aqui o comprovativo de atividade profissional na area pode favorecer a tua candidatura.
E tendo já uma licenciatura em engenharia?