Condições de acesso 2025/2026 para alunos finalistas 2024

stevepinto

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2024
Bom dia,

Gostaria que por favor alguém me esclarecesse como será calculada a média interna de secundário, e média de candidatura ao ensino superior e restantes condições de candidatura, no próximo ano 2025/2026, para os alunos que concluíram este ano (2024/2025) o 12º e fizeram todos os exames de acesso este ano.
- Terão que repetir os exames de acesso?

Para facilitar podemos tomar como exemplo o seguinte cenário:
Vamos imaginar um aluno que terminou o secundário este ano (2024) na área de Ciências e Tecnologia, com média de 150. Fez os exames de FQ e BG no final do 11º, em 2023. Em 2024 voltou a repetir os exames de FQ e BG e fez ainda os exames de Mat A, Mat B. Concorreu à faculdade mas não conseguiu entrar na sua 1ª opção e então decide, no ano seguinte (2025), voltar a concorrer, mas sem repetir os exames.
- Terá que fazer o exame de Português?
- A nota dos exames que fez este ano deverá também ser considerada para o cálculo da média da disciplina, ou seja, irá afetar a sua nota interna das disciplinas?
- Como será calculada a sua média de candidatura?

Agora suponhamos que esses mesmo aluno, para aumentar as suas chances, decide repetir no próximo ano (2025), dois dos exames feitos este ano para melhorar a sua nota e voltar a candidatar-se em 2025, e por sorte/azar um dos exames melhorou mas o outro piorou. Neste caso:
- Nos exames que repetiu, qual será a nota a considerar (2024 ou 2025)?
- Como será calculada a sua média interna de secundário? e a sua média de candidatura?

Na vossa opinião acham que este aluno poderá ser "prejudicado" face aos alunos que concluírem o secundário em 2025, tendo em consideração as novas regras?

Obrigado!

Olá,
- Terão que repetir os exames de acesso?
Não. As provas de ingresso são válidas durante 4 anos.

- Terá que fazer o exame de Português?
Se não precisar dela como prova de ingresso não.

- A nota dos exames que fez este ano deverá também ser considerada para o cálculo da média da disciplina, ou seja, irá afetar a sua nota interna das disciplinas?
Se não fizer nenhum exame para o ano a nota interna de cada disciplina vai ser igual à deste ano.

- Como será calculada a sua média de candidatura?
Depende do curso. Se não fizer nenhum exame no próximo ano a média do secundário e as notas de cada prova de ingresso vão-se manter, a única coisa que pode mudar é as percentagens da distribuição da média do secundário e das provas de ingresso (que varia de curso para curso).

- Nos exames que repetiu, qual será a nota a considerar (2024 ou 2025)?
A melhor, considerando que exames da 2ª fase não podem ser usados na 1ª fase de candidatura (mesmo em anos seguintes)

- Como será calculada a sua média interna de secundário? e a sua média de candidatura?
A média do secundário é calculada usando as regras em vigor quando o aluno terminou o secundário. A média de candidatura usa as regras em vigor no ano da candidatura.

Na vossa opinião acham que este aluno poderá ser "prejudicado" face aos alunos que concluírem o secundário em 2025, tendo em consideração as novas regras?
É possível, depende de cada caso. Vão haver alunos beneficiados e outros prejudicados.

• Like
Reactions: stevepinto
Muito obrigado pela rápida resposta!
Ou seja, se não fizer exames no próximo ano, a média do secundário é a que aparece na ficha ENES deste ano, no entanto, se repetir algum dos exames a nota interna já irá ser afetada pela nota do exame de acordo com as regras do próximo ano, certo?

Muito obrigado pela rápida resposta!
Ou seja, se não fizer exames no próximo ano, a média do secundário é a que aparece na ficha ENES deste ano, no entanto, se repetir algum dos exames a nota interna já irá ser afetada pela nota do exame de acordo com as regras do próximo ano, certo?
Não necessariamente. Se a nota do exame for superior à nota da disciplina a nota da disciplina passa a ser a nota do exame, caso contrário não muda nada. Tens aqui mais detalhes.

Não necessariamente. Se a nota do exame for superior à nota da disciplina a nota da disciplina passa a ser a nota do exame, caso contrário não muda nada. Tens aqui mais detalhes.
Boa noite, encontro-me numa situação parecida.
Concluí este ano (2024) o secundário e candidatei-me à universidade 24/25 1ªFase, infelizmente não fui colocada e estava a pensar substituir as notas das minhas das disciplinas (Português, Filosofia e Matemática B) via exame, mesmo assim a média fica muito apertada para concorrer e o ano que me baixa a média total é o 12ºAno, culpa das disciplinas anuais, então estava a pensar repetir o 12º.

Vim a saber que os cálculos de médias vão alterar e também que os exames vão contar para a média final da disciplina, gostava de saber se:
Com as novas regras de entrada, ainda posso usar os exames para substituir a minha média de ingresso? (também a contar como prova de ingresso), gostava de saber se valia a pena refazer o 12 por conta de substituir as anuais e também aumentar as minhas trienal de curso, ou se com o sistema novo, isso só me prejudicaria.

Boa noite,
Com as novas regras de entrada, ainda posso usar os exames para substituir a minha média de ingresso?
Sim, isso funciona da mesma forma.

gostava de saber se valia a pena refazer o 12 por conta de substituir as anuais e também aumentar as minhas trienal de curso, ou se com o sistema novo, isso só me prejudicaria.
Isto depende de muitos fatores, é complicado dar uma resposta universal. Tens que fazer as contas tentando prever as notas que poderás ter nos exames.
É importante mencionar que nem todas as escolas permitem simplesmente repetir o 12º ano depois de ter acabado o secundário. É melhor confirmares isto com a secretaria. Se não repetires o 12º ano (ou seja, ficas com o secundário acabado desde este ano) as notas para a tua média do secundário continuam a ser as deste ano, portanto se achares que vais sair prejudicada com o novo sistema podes não repetir o 12º ano e apenas fazer os exames para melhoria+provas de ingresso.

Boa noite,

Sim, isso funciona da mesma forma.

Isto depende de muitos fatores, é complicado dar uma resposta universal. Tens que fazer as contas tentando prever as notas que poderás ter nos exames.
É importante mencionar que nem todas as escolas permitem simplesmente repetir o 12º ano depois de ter acabado o secundário. É melhor confirmares isto com a secretaria. Se não repetires o 12º ano (ou seja, ficas com o secundário acabado desde este ano) as notas para a tua média do secundário continuam a ser as deste ano, portanto se achares que vais sair prejudicada com o novo sistema podes não repetir o 12º ano e apenas fazer os exames para melhoria+provas de ingresso.
Desde já agradeço imenso pela resposta rápida, se não for incomodar muito, vou tentar ser um bocado mais especifica.

A minha média é de 16,7. Com as regras do ano 23/24, a valer tudo por igual, apenas a subir Pt, Mat.B e Filosofia para pelo menos 18 ficava média de 17,6 o que ainda era apertado porque o curso que quero está nos 17,7 (sem muito sinal de descer). Melhorar as anuais facilitava mais subir, mesmo com os exames a substituir, só que como não tenho noção das fórmulas de cálculo da média deste ano, estou um bocado às escuras do que fazer. Não tenho como entrar em nenhum curso na universidade e também não gostava de ficar "parada" um ano, mas tenho medo que ao repetir, me saia o tiro pela culatra.

Última edição:
Desde já agradeço imenso pela resposta rápida, se não for incomodar muito, vou tentar ser um bocado mais especifica.

A minha média é de 16,7. Trienais : Português - 15 | E.F - 17 | Desenho - 17 | Bienais : Inglês - 18 | Filosofia - 16 | Matemática B - 15 | Geometria Descritiva - 19 | Anuais - as duas 17.

Com as regras do ano 23/24, a valer tudo por igual, apenas a subir Pt, Mat.B e Filosofia para pelo menos 18 ficava média de 17,6 o que ainda era apertado porque o curso que quero está nos 17,7 (sem muito sinal de descer). Melhorar as anuais facilitava mais subir, mesmo com os exames a substituir, só que como não tenho noção das fórmulas de cálculo da média deste ano, estou um bocado às escuras do que fazer. Não tenho como entrar em nenhum curso na universidade e também não gostava de ficar "parada" um ano, mas tenho medo que ao repetir, me saia o tiro pela culatra.
Tens aqui um artigo sobre todas as alterações: https://uniarea.com/acesso-ao-ensino-superior-2023-2024-e-2025-sabe-aqui-o-que-vai-mudar/

Boa Tarde,
Terminei o 12º ano em 2024. Tenho o exame de Português e candidatei-me , mas não fui colocada. Se entrar como estudante externa, no próximo tenho que me candidatar novamente para validar 2024/2025. Contudo, com as novas regras , basta concorrer com um único exame que já está feito e tenho ficha Enes, ou terei que fazer mais um a outra disciplina, visto que passamos a ter que concorrer com 2?. Cumprimentos

Contudo, com as novas regras , basta concorrer com um único exame que já está feito e tenho ficha Enes, ou terei que fazer mais um a outra disciplina, visto que passamos a ter que concorrer com 2?.
Terás de realizar outro exame para concorrer. O guia de cursos da DGES indica que exames são pedidos para 2024 e que exames serão pedidos para 2025.

Olá. Boa tarde. Gostaria de fazer umas perguntas. Estou a acabar o 12 em 2024/2025. Irei me candidatar para a universidade este ano. Irei colocar em 1 opção um curso que não tenho média. Nas outras opções irei colocar outros cursos. Se entrar numa dessas opções e recusar por não querer, tenho alguma penalização, como perder bolsas ou apoios no ano seguinte? Sei que para o ano as percentagens das notas das disciplinas mudam. Não será a soma de todas as notas das disciplinas e divisão pelo número das mesmas, umas disciplinas iram contar mais que outras na média. Irei repetir um exame para o ano, isso já implica a mudança da minha média de secundário deste ano para o próximo? A média deste ano não poderá ser usada na candidatura para o ano, sem passar pelas novas regras? Aguardo resposta, obrigada.

Olá.
Se entrar numa dessas opções e recusar por não querer, tenho alguma penalização, como perder bolsas ou apoios no ano seguinte?
Não, nenhuma, mas podes tirar a vaga a alguém que efectivamente queira entrar nesse curso, portanto recomendo apenas te candidatares a cursos que queiras frequentar.
Quanto à tua média, é calculada à moda antiga, e permanece dessa forma. Desde que concluas o secundário este ano, repetir exames não muda a fórmula.
Qualquer questão, dispõe.