Bom dia, estou no curso de ciências e tecnologias no 12° ano e muito indecisa que curso escolher para a universidade. Indecisa não é bem a palavra, talvez me descrevesse melhor muito confusa. Não sei bem como é que são os cursos em si, se entrasse nesse curso se iria gostar ou não, pelo que estou sempre reticente com qualquer opção que chega á minha cabeça. Tenho medo de não me adaptar bem a esse curso, não gostar de lá estar, depois perceber que não é isso que quero fazer no futuro, enfim... Quando vejo as saídas de alguns cursos pergunto me gostaria de fazer isto profissionalmente? E a minha resposta é simplesmente não sei, nunca experimentei. Tenho dúvidas mas também não posso descartar completamente porque nunca tentei. Pode ser á primeira vista nada demais ou aborrecido, mas na realidade não ser e até acabar por gostar depois de ganhar as competências necessárias. Já eliminei algumas escolhas olhando para coisas mais práticas como se têm oportunidades de emprego, condições de trabalho,etc mas depois há imensas coisas que penso que não tenho vocação ou capacidades tipos engenharias, mais precisamente informática, as tecnologia é um campo com grandes saídas, mas depois penso que não sou capaz, pois não sou boa em tecnologia, nos computadores só faço mesmo o básico do básico e ás vezes tenho que procurar ajuda, não sei programar, a linguagem da tecnologia que ás vezes vejo, para mim é chinês. Depois, não sou nada boa a física(acho complicado e também não gosto) disciplina que é abordada pelos cursos de engenharia. Por tudo isto, acho que não sou capaz. Já pensei em gestão, finanças, economia mas para mim esses cursos são uma área cinzenta, não sei se vou gostar, se não, realmente não percebo grande coisa sobre isso e daí o meu desinteresse, mas tenho esperança que depois de começar a aprender mais sobre isso até acabe por gostar. Mas por outro lado têm uma alta taxa de empregabilidade o que me deixa mais segura do que seguir coisas muito mais interessantes neste momento para mim tipo psicologia mas que em termos de oportunidades são reduzidas... Vejo as saídas profissionais dos cursos tipo finanças, trabalhar num banco,seguros, empresas financeiras etc. Eu simplesmente não consigo saber ou dizer com certeza se gostaria hipoteticamente de trabalhar lá primeiro porque não sei o que se faz lá e mesmo que soubesse eu penso sempre que as coisas são aborrecidas. Bom, é um desabafo de uma aluna completamente confusa e acho que já tive imensas ideias de cursos que gostaria de tentar e depois substituído por outro porque penso que não é para mim, não consigo, não tenho o perfil. Enfim, acho que a minha auto confiança em mim mesma não é das melhores mas depois tenho medo de me iludir a mim mesma ou até acabar a fazer uma coisa que não gosto por causa da escolha do curso. Eu acho que o problema é que parece que não tenho nada de que gosto então quando um curso cativa a minha atenção eu tento imaginar se gostaria de estudar isso, de trabalhar nisso. Fico sempre com dúvidas...