Congelamento/anulamento de matrícula

asminhasquestões

Membro Caloiro
Matrícula
20 Fevereiro 2023
Olá! Tenho algumas questões sobre congelamento/anulamento de uma matrícula de mestrado.
Estou no meu segundo ano de mestrado e estou neste momento a realizar um estágio curricular para a dissertação. No entanto não me estou a identificar ou com a empresa onde estou ou com o trabalho que estou a fazer, e estou a ponderar congelar matrícula para tentar uma abordagem diferente no próximo ano. Fazendo isto teria que pagar as propinas até ao final deste ano letivo? E que repercussões teria a nível de bolsa?

Uma outra questão que tenho é que, se eventualmente não quiser terminar o mestrado se fico de alguma forma qualificada apenas com o primeiro ano, por exemplo se me corresponde a uma pós graduação?

Fazendo isto teria que pagar as propinas até ao final deste ano letivo?
Depende do regulamento da tua instituição, mas tipicamente sim. Se fosse antes do 2º semestre, podia ser possível pagar só metade.
E que repercussões teria a nível de bolsa?
Ao não realizares 36 ECTS, perdes a bolsa.
Uma outra questão que tenho é que, se eventualmente não quiser terminar o mestrado se fico de alguma forma qualificada apenas com o primeiro ano, por exemplo se me corresponde a uma pós graduação?
Tipicamente, não.
Podes ficar com o "curso de mestrado" (a parte curricular, que não corresponde ao mestrado completo por falta da dissertação - ou estágio, como parece ser o caso). Se isso te serve para alguma coisa, isso já não sei.

Última edição: