Congelamento de matrícula Como funciona

Jsev48

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2021
Olá
Acabei o 12º ano este ano e já estou matriculado num curso numa instituição privada.
No entanto também concorri para o ensino público e entrei noutro curso, sendo que não me matriculei ainda.
Eu gostaria de ter esta vaga no curso público como reserva, para o caso de querer desistir do curso privado depois deste primeiro ano, matriculando-me nesse curso público e depois anulando-a imediatamente, mas não sei bem como funciona isso...
É por congelamento de matrícula? Como funciona esse processo? O que é que eu perco e o que é que eu ganho com esse processo? Se eu eventualmente abandonar a ideia posso simplesmente descongelar?

Por outro lado se eu não congelar a matricula, e largar essa vaga, no ano seguinte posso concorrer ao concurso de ensino superior público normalmente, visto que o curso onde estou agora é privado? Ou tenho de concorrer pelo concurso de mudança de curso?
( Qual é a interdependência entre o ensino público e o ensino privado? Posso candidatar-me a qualquer um deles sem depender do facto de ja estar matriculado num deles?)

Solução
É por congelamento de matrícula? Como funciona esse processo? O que é que eu perco e o que é que eu ganho com esse processo? Se eu eventualmente abandonar a ideia posso simplesmente descongelar?
Olá @Jsev48
Podes fazer a matrícula e depois anular. Tens de ver com a instituição as condições em causa, nomeadamente no que toca ao pagamento de propinas.

No futuro bastaria concorreres por reingresso, que é uma forma que não tem limite de vagas, pelo que o acesso é garantido.

Por outro lado se eu não congelar a matricula, e largar essa vaga, no ano seguinte posso concorrer ao concurso de ensino superior público normalmente, visto que o curso onde estou agora é privado? Ou tenho de concorrer pelo concurso de mudança de...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Jsev48
Podes fazer a matrícula e depois anular. Tens de ver com a instituição as condições em causa, nomeadamente no que toca ao pagamento de propinas.

No futuro bastaria concorreres por reingresso, que é uma forma que não tem limite de vagas, pelo que o acesso é garantido.

Por outro lado se eu não congelar a matricula, e largar essa vaga, no ano seguinte posso concorrer ao concurso de ensino superior público normalmente, visto que o curso onde estou agora é privado? Ou tenho de concorrer pelo concurso de mudança de curso?
Podes, sim.

• Like
Reactions: Wraak
Solução

Beatriz25663

Membro Caloiro
Matrícula
29 Setembro 2021
Olá.
Candidatei me pelo regime de mudança de instituição, para o mesmo curso na UM.
A minha dúvida é? Terei de repetir o 1° ano ou terei equivalência uma vez que já finalizei o mesmo em outra instituição?

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá.
Candidatei me pelo regime de mudança de instituição, para o mesmo curso na UM.
A minha dúvida é? Terei de repetir o 1° ano ou terei equivalência uma vez que já finalizei o mesmo em outra instituição?
Olá @Beatriz25663,

O pedido de equivalências é feito por ti. Sugiro-te procurar na página da UM o requerimento e os documentos necessários para que possas fazer o pedido. Dependendo do número de equivalências, não terás de fazer algumas cadeiras.

Boa sorte!