Congelar matrícula/ anular inscrição (FEUP)

darknim01

Membro Caloiro
Matrícula
12 Novembro 2020
Boas,

Por vários motivos, a conclusão (com sucesso) deste meu primeiro ano na universidade não vai ser possível (aliás, por falta de frequência, já falhei todas as cadeiras do primeiro semestre, mal pus os pés na faculdade). Daí, estou a procurar congelar a matrícula, mas não me parece possível na FEUP, sendo a hipótese mais parecida a de anulação de inscrição, ou, eventualmente, até de matrícula. Queria maioritariamente ajuda em saber qual a solução que faça mais sentido, tendo em conta o meu plano de ação para o próximo ano: gostaria de refazer exames e recandidatar-me ao ensino superior por essa via (pois transferência não seria viável) a um curso diferente. Isto é possível? Mesmo se uma das minhas opções for novamente a FEUP? Que consequências é que a anulação de matrícula, ou inscrição, constitui para mim, em termos de recandidatura e futuras inscrições na universidade, seja ela qual for?
O maior motivo por querer tomar este tipo de ação é não ter que pagar propinas desnecessariamente, mas faria-o se fosse a melhor solução, no entanto, algo que saltou para mim na pesquisa que efetuei foi "prescrição", o que honestamente me assustou, visto que constitui com alguns impedimentos no que toca a futuras inscrições no ensino superior, nomeadamente neste próximo ano letivo. Contudo, também não percebi uma parte: ao anular inscrição/matrícula, sou automaticamente prescrita? Como é que isso funciona? E como posso impedi-lo, considerando que, continuando da forma que estou, vou novamente falhar as cadeiras do segundo semestre e provavelmente ser prescrita?

Obrigada por qualquer ajuda, estou um pouco aflita.