UA Congelar matrícula e bolsa

slecial

Membro
Matrícula
9 Março 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
UA
boa noite, para congelar a matrícula existe algum prazo? Perde se a bolsa? Posso me voltar a candidatar no próximo ano letivo(2024/25), se congelar a matrícula neste ano letivo (2023/24)?
E em relação ao alojamento, também se perde? Posso me candidatar também no próximo ano letivo?
Quais são as consequências de congelar a matricula?

boa noite, para congelar a matrícula existe algum prazo? Perde se a bolsa? Posso me voltar a candidatar no próximo ano letivo(2024/25), se congelar a matrícula neste ano letivo (2023/24)?
E em relação ao alojamento, também se perde? Posso me candidatar também no próximo ano letivo?
Quais são as consequências de congelar a matricula?
Podes congelar a qualquer altura, mas tem implicações diferentes - se já consideras tal opção, é melhor fazeres o mais rapidamente possível para poderes ficar isento de pagar propinas relativas a esse ano e não ter implicações na bolsa. Caso recebas o resultado da bolsa antes de congelares, terá implicações nas propinas e quanto mais tarde for, terás que fazer em princípio o mínimo de 36 ECTS para manter a bolsa. Congelando a matrícula, podes voltar ao curso através de reingresso e podes mudar de curso quer por concurso nacional de acesso, quer por concurso de mudança par instituição/curso. Quanto ao alojamento, se congelares, não poderás ficar alojado nesse ano lectivo, mas poderás voltar a concorrer ao alojamento com normalidade.