Congelei a matricula e agora?

Filipacr

Membro Caloiro
Matrícula
26 Novembro 2021
Oii, eu tenho 21 anos e congelei a matricula na universidade, eu gostava do curso, mas este era longe de casa e eu todas as semanas que tinha de ir para lá e sair de casa eu tinha ataques de pânico e ansiedade e não conseguia ir, então acabei por congelar a matrícula, os meus pais acham que eu nem tentei e nem deu tempo de me habituar, e começaram a dizer que mesmo que eu volte a fazer o curso ja vou acabar muito tarde, e enfim, eu pensei em tirar este ano para tratar da minha saude mental e tentar resolver isto, mas agora arrependi me um bocado da decisão que tomei, pois os anos contunuam passando e eu sem ter nenhum curso, mas tambem nao me si to bem em voltar para lá, alguem tem algum conselho?

ManuelCorreia

Membro
Matrícula
28 Outubro 2021
Curso
Estudos Asiáticos
Instituição
FLUL
Olá,

Eu compreendo a tua situação porque eu também estou como tu, eu apesar de ter toc e síndrome de Asperger, eu atualmente fui diagnosticado com uma depressão, por isso eu entendo-te perfeitamente.

Não vale a pena te sentires arrependido, faz tudo segundo a tua intuição.

Quem é mais importante tu ou os teus pais? Se tiveres vontade em estudar claro que deves estudar, aliás nunca se tira a criatividade a um artista. ;)

Para já pensa o seguinte, como é que sabes se é um curso que queres? As pessoas não precisam de ser doutoras mas sim elas próprias e o que desejam por dentro do coração delas.

Eu recomendo-te o seguinte, se não te sentes bem mentalmente, não estudes aproveita este tempo em que congelaste a matricula e pensa bem o que realmente queres e descansa a tua mente e quando voltares voltas com força.

Entretanto recomendo-te fazeres um teste psicotécncio, normalmente esses testes são um grande tira teimas, e se quiseres saber mais a causa dos teus ataques de pânico, tenta ir a um psiquiatra e por sua vez faz uma avaliação psicológica, talvez isso pode te ajudar.

Força e as melhoras!

• Like
Reactions: davis

voidlessmind

Simp da Uniarea
Matrícula
6 Junho 2019
Curso
Ciência Política
Oii, eu tenho 21 anos e congelei a matricula na universidade, eu gostava do curso, mas este era longe de casa e eu todas as semanas que tinha de ir para lá e sair de casa eu tinha ataques de pânico e ansiedade e não conseguia ir, então acabei por congelar a matrícula, os meus pais acham que eu nem tentei e nem deu tempo de me habituar, e começaram a dizer que mesmo que eu volte a fazer o curso ja vou acabar muito tarde, e enfim, eu pensei em tirar este ano para tratar da minha saude mental e tentar resolver isto, mas agora arrependi me um bocado da decisão que tomei, pois os anos contunuam passando e eu sem ter nenhum curso, mas tambem nao me si to bem em voltar para lá, alguem tem algum conselho?
Olha, eu tenho 19 anos, o ano passado fiz um gap year por conta da minha saúde mental. Fiquei naquela ideia de me ajudar a mim mesmo, mas com a pandemia, enfim... não consegui a ajuda que precisava. Consegui agora, e vou tê-la logo logo, mas já não estou a aguentar. Também ando extremamente nervoso, apanhar o metro é uma tortura para mim a que me tenho de sujeitar todos os dias. O que estou a fazer agora é empurrar tudo para exame, porque assim, ao menos, não tenho de ir à uni presencialmente e sempre me ajuda a controlar as coisas. Pode ser que também vá congelar a matrícula, de novo. Só te quero dizer que não estás sozinha. Por vezes sinto que perdi um ano, e que talvez vá agora perder dois e que cada vez estou mais velho, mas ninguém está a correr atrás de nós. Mais fácil dito do que feito, mas estive e estou no mesmo barco. Pensa para ti, achas que conseguirias tirar algum proveito da tua experiência académica nas condições em que estás? O quanto é que isso pioraria a tua saúde mental? Não te sintas mal por te pores em primeiro lugar. Espero tudo de melhor para ti, do fundo do coração, the tides is turning! 💛

caat

Membro Veterano
Matrícula
29 Maio 2021
olá! acho que receberes pressão em relação à tua idade pode estar a agravar ainda mais a tua ansiedade e talvez te esteja a impedir de tomares decisões de cabeça limpa. disseste que tiraste este ano para tratares da tua saúde e isso é ótimo. conseguiste ajuda profissional? sentes que estás a progredir? não há "terminar muito tarde" quando existe gente de todas as idades a entrar na universidade. o que há é bastantes pessoas que por esta ou aquela dúvida acabaram por não estudar e seguiram com empregos nos quais se sentem insatisfeitas e presas (por não terem um curso como caminho de abertura para outras áreas). acredita que não vais tarde para entrar na universidade e muito menos no mercado de trabalho.
quanto à ansiedade, passa mesmo por auto-trabalho e por encaminhamento para profissionais. na hora em que a pessoa está mergulhada no pior da crise, parece que não maneira de ela tornar a ter uma vida "normal", porém, isso não é verdade. tudo tem solução, mesmo que a solução possa ser, a início, desconfortável. não estou na tua pele, então não conheço a tua situação ao pormenor, mas é questão de perceberes se não estás a tornar maior o problema. não quero desvalorizar o que sentes, longe de mim! contudo, há momentos em que o medo paralisa.
não sei se isto ajuda em algo, mas espero que encontres respostas. boa sorte!