Conselhos para decidir o curso

   

carolina_oliveira_03

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2020
Mensagens
4
Olá a todos.
Estou no 12° ano em Ciências e pretendo candidatar-me a uma engenharia no técnico no ano que vem. Em princípio, a média não será um problema, pois o exame de física e química correu me bastante bem, e as notas que tenho tido ao longo dos 3 anos também chegam para o que eu quero.
Gostava que me pudessem dar algumas dicas sobre como escolher o curso, eu sei que ainda falta algum tempo mas gostava de decidir atempadamente. Gosto imenso de física e matemática, mas não adorei química, portanto excluo logo engenharia química.
Os cursos que me chamam mais à atenção são engenharia mecânica, engenharia e gestão industrial, engenharia de materiais, engenharia biomedica e matematica aplicada.
Se tiverem conselhos ou puderem partilhar a vossa experiencia, agradecia muito 🙂
 
Última edição:
Olá a todos.
Estou no 12° ano em Ciências e pretendo candidatar-me a uma engenharia no técnico no ano que vem. Em princípio, a média não será um problema, pois o exame de física e química correu me bastante bem, e as notas que tenho tido ao longo dos 3 anos também chegam para o que eu quero.
Gostava que me pudessem dar algumas dicas sobre como escolher o curso, eu sei que ainda falta algum tempo mas gostava de decidir atempadamente. Gosto imenso de física e matemática, mas não adorei química, portanto excluo logo engenharia química.
Os cursos que me chamam mais à atenção são engenharia mecânica, engenharia e gestão industrial, engenharia de materiais, engenharia biomedica e matematica aplicada.
Se tiverem conselhos ou puderem partilhar a vossa experiencia, agradecia muito 🙂

O meu conselho é olhares para os planos que mais te atraem, saídas que mais te atraem e tentar organizar uma listinha por preferências até 6 pares curso/instituição. Assim de maneira resumida é basicamente isto que fiz.
 
Olá,

Basicamente tens de dar uma vista de olhos pelas diferentes instituições, ver os cursos e as respetivas disciplinas, e por fim começar a preparar uma lista de acordo com as tuas preferências.
 
Olá a todos.
Estou no 12° ano em Ciências e pretendo candidatar-me a uma engenharia no técnico no ano que vem. Em princípio, a média não será um problema, pois o exame de física e química correu me bastante bem, e as notas que tenho tido ao longo dos 3 anos também chegam para o que eu quero.
Gostava que me pudessem dar algumas dicas sobre como escolher o curso, eu sei que ainda falta algum tempo mas gostava de decidir atempadamente. Gosto imenso de física e matemática, mas não adorei química, portanto excluo logo engenharia química.
Os cursos que me chamam mais à atenção são engenharia mecânica, engenharia e gestão industrial, engenharia de materiais, engenharia biomedica e matematica aplicada.
Se tiverem conselhos ou puderem partilhar a vossa experiencia, agradecia muito 🙂
Olá Carolina!

Eu diria para não te limitares logo ao Técnico, a menos que seja algo que queres mesmo, até podes encontrar um curso mais engraçado e que gostes mais noutra instituição (Disclaimer: eu andei no Técnico).

Os cursos que sugeriste são muito diferentes entre si tanto em termos de ensino como do tópico em si e saídas profissionais por isso é difícil dar-te dicas muito específicas porque só tu é que podes fazer a escolha do curso que te mais agrada. Sugiro-te dares uma vista de olhos no fórum (Tecnologias) e procurares os tópicos dos cursos que tens interesse, acho que há tópicos sobre todos os cursos que mencionaste.

Para além disso, podes fazer as clássicas "vantagens e desvantages" de cada curso e escrever a tua opinião sobre cada curso e as tuas preocupações principais. Deixo-te aqui o Observatório de Empregabilidade • OEIST | Técnico Lisboa que tem dados sobre as saídas profissionais de cada curso dadas por antigos alunos.

Boa sorte!
 
  • Like
Reactions: davis