Conservação e Restauro na FCT

Miguel Serra

Membro Caloiro
Matrícula
11 Abril 2020
Curso
Arqueologia
Instituição
FCSH
Olá! Terminei agora o 2º ano de Arqueologia, mas tenho pensado em mudar de curso. O curso de Conservação e Restauro chamou-me bastante a atenção, é uma área de que gosto talvez mais que arqueologia, mas não sabia que existia até há pouco tempo. Queria perguntar às pessoas deste curso, o que acharam desta área? Uma das coisas que me faz arrepender de ter vindo para arqueologia é a falta de saídas profissionais e precariedade no trabalho. Acham que estaria melhor neste aspeto em conservação e restauro? Como são as saídas profissionais?

Outra coisa que me chamou a atenção foi o mestrado em Ciências e Tecnologias para o Património Cultural no IST, ao qual me podia candidatar depois de terminar a licenciatura em arqueologia e evitar assim ter de fazer uma licenciatura nova. Alguém sabe se, com este mestrado, posso entrar na área de conservação e restauro?

Obrigado

Olá Miguel,
Pelo que sei para seres conservador restaurador tens de ter os 5 anos de curso (segundo falei com algumas diretoras de mestrado). Mas podes trabalhar na area de conservação preventiva, com esse mestrado particular não sei, mas existem mestrados em conservação preventiva por exemplo na FLUC.