IPS Contabilidade e Finanças ou Gestão de Recursos Humanos na ESCE

Matrícula
13 Julho 2022
Boa noite⚡,
de momento encontro-me indeciso em relação aos cursos com que preencher as minhas opções de candidatura para o concurso de acesso ao ensino superior de 2022.
Visto que andei na Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal, e tive uma má experiência sobre as poucas bases que foram fornecidas no primeiro ano do curso, já para não falar de uma maior exigência em trabalhos e apresentações semanais do que ao fornecimento de matéria essencial nas diversas disciplinas, acabei por ficar desapontado pela escola, e isso transmitiu-se para a imagem que tinha do Politécnico (e Politécnicos em geral).

Por isso, ando incerto se deva apostar mais uma vez no Politécnico de Setúbal, mas sendo que a Escola de Ciências Empresarias sempre apresentou melhores condições que as outras escolas, e o facto de demorar uma hora e meia a chegar à escola, e as aulas teóricas assumirem uma componente digital através do Zoom, acho que esse aspeto privilegia pessoas mais longe da faculdade que se encontram, na mesma situação que eu, no entanto fico preocupado, pois sendo que a minha experiência negativa veio da falta de bases e orientação que os professores nos deram no primeiro ano, tenho receio que o facto de se aplicar o ensino à distância, e poder ser exigidos trabalhos semanais tal como na minha escola, possa acabar por ser mais difícil sem o professor(a) por perto, pelo menos na parte dos cálculos que requer que utilizemos a calculadora científica, por isso agradecia que qualquer pessoa que fez parte desse tipo de ensinamento, pudesse falar dos aspetos positivos que teve, e se houve alguns negativos, no que tocou da passagem teórica à parte prática.

Os cursos de Contabilidade e Finanças, juntamente com Gestão de Recursos Humanos despertaram-me o interesse pela sua grande procura e oferta no mercado de trabalho, já para não falar de uma desempregabilidade relativamente baixa com salários sofisticados.
Assim, gostaria que alguém que fosse parte desses cursos, ou até da Escola de Ciências Empresariais, compartilha-se as suas experiências, em ambas as aulas teóricas e práticas, juntamente com a acessibilidade dos professores ao dar a matéria e a forma como esclarecem dúvidas, e se acham que as bases fornecidas preparam muito bem os alunos para os testes/trabalhos finais e também o que acham/acharam das condições internas da Escola de Ciências Empresariais.

Por fim, sendo que realizei o curso de humanidades no ensino secundário, e tirei 18 na unidade curricular de matemática aplicada às ciências sociais, não sei se essa disciplina permite que eu esteja preparado para pertencer ao curso de Contabilidade e Finanças, pois não sei se o que se aprende no primeiro ano do curso será algo do 0, ou se é necessário já ter tido uma base através de um curso de economia e, no caso do curso de gestão de Recursos Humanos e até de Gestão de Sistemas de Informação, visto que pelo vídeo de apresentação aos cursos, verifica-se que será necessário utilizar equipamento fornecido pela Escola de Ciências Empresarias, gostaria de perceber se os computadores e outros tipos de equipamento electrónico encontravam-se em bons estados, e se os professores estavam sempre presentes para ajudar, caso houvesse qualquer desnorteamento por parte dos alunos.
Agradecia a qualquer aluno que pertença ou pertenceu à Escola de Ciências Empresariais, pudesse falar sobre as suas experiências que teve com os professores/colegas, e se as cadeiras que teve com os professores, acabaram por ter, no geral, uma consequência positiva, ou potencialmente negativa, no modo como as aprendizagens foram dadas e adquiridas. 🙏