Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.
Cinco passos para gerir a ansiedade à distância de um ecrã. "Apresento-te cinco passos que podem parecer óbvios, mas que nunca são demais relembrar porque são essenciais para o bem-estar, para a tua sanidade mental e para o teu rendimento!"
Muito boa tarde.
É o seguinte: Pretendo candidatar-me ao ensino superior ao curso contabilidade no IPCA com a prova de ingresso de Português. Porém, ando e Línguas e Humanidades o que me deixa um pouco reticente de que poderei não ser capaz de concluir, com sucesso, o curso. Tive MACS NO 10 E 11 ano e tive 18.
Pode por favor me informar um pouco sobre a dinâmica do curso bem como o seu funcionamento. O curso em si é difícil?
Falem- me um pouco se puderem da vossa experiência do curso.
O curso tem muita matemática?
Outra dúvida: eu para exercer esta profissão, contabilista, tenho de estar inscrito na Ordem dos Contabilistas Certificados?
Obrigada.
Mensagem fundida automaticamente:
Olá.
Pretendo candidatar-me ao ensino superior ao curso contabilidade no IPCA com a prova de ingresso de Português. Porém, ando e Línguas e Humanidades o que me deixa um pouco reticente de que poderei não ser capaz de concluir, com sucesso, o curso. Tive MACS NO 10 E 11 ano e tive 18.
Pode por favor me informar um pouco sobre a dinâmica do curso bem como o seu funcionamento. O curso em si é difícil?
Outra dúvida: eu para exercer esta profissão, contabilista, tenho de estar inscrito na Ordem dos Contabilistas Certificados?
Muito boa tarde.
É o seguinte: Pretendo candidatar-me ao ensino superior ao curso contabilidade no IPCA com a prova de ingresso de Português. Porém, ando e Línguas e Humanidades o que me deixa um pouco reticente de que poderei não ser capaz de concluir, com sucesso, o curso. Tive MACS NO 10 E 11 ano e tive 18.
Obrigada.
Mensagem fundida automaticamente:
Olá.
Pretendo candidatar-me ao ensino superior ao curso contabilidade no IPCA com a prova de ingresso de Português. Porém, ando e Línguas e Humanidades o que me deixa um pouco reticente de que poderei não ser capaz de concluir, com sucesso, o curso. Tive MACS NO 10 E 11 ano e tive 18.
Olá, espero que te encontres bem.
Eu estudei contabilidade no ISCAP e terminei a licenciatura em 2019.
Em relação às tuas preocupações sobre a matemática, posso dizer que podes ter cadeiras como estatística, probabilidade e cálculo financeiro. Normalmente não costumam ser muito difíceis e acredito que com esforço tudo se consegue, pois tive colegas que vieram do mesmo curso que tu. O curso em si não é difícil mas requer muito esforço e dedicação. É preciso raciocínio lógico e um certo estudo contínuo para não te perderes na matéria. Para as unidades curriculares de Contabilidade não precisas de ser um às a matemática, apenas saberes as operações aritméticas simples e uma outra equação muito simples.
Em relação à Ordem, não precisas de todo de fazer o exame a não ser que queiras efetivamente ter uma carreira em contabilidade dita "tradicional". Com este curso podes seguir áreas bem distintas as quais não requerem o exame como auditoria, fiscalidade, controlo de gestão, etc. Posso até dar-te o meu exemplo em que neste momento estou a trabalhar em contabilidade numa multinacional na Polónia e não precisei nem tenciono fazer o exame.
Se tiveres mais alguma dúvida, tenho todo o gosto em te esclarecer, basta mandares mensagem
Boa noite mais uma vez. Agradeço-te imenso por teres um pouco do teu tempo para me ajudares.
1º Tenh
2º Em relação à empregabilidade para além de poder ser contabilista em empresas, camaras, hospitais entre outras, que outras saídas poderei ter? Posso por exemplo trabalhar num banco ou finanças? Nestes casos já me terei de inscrever na ordem?
3º Estou indeciso entre escolher Contabilidade ou Administração Pública qual me aconselharias com base na tua experiência?
Boa noite mais uma vez. Agradeço-te imenso por teres um pouco do teu tempo para me ajudares.
1º Tenh
2º Em relação à empregabilidade para além de poder ser contabilista em empresas, camaras, hospitais entre outras, que outras saídas poderei ter? Posso por exemplo trabalhar num banco ou finanças? Nestes casos já me terei de inscrever na ordem?
3º Estou indeciso entre escolher Contabilidade ou Administração Pública qual me aconselharias com base na tua experiência?
Olá, bom dia.
Poderás sempre enveredar pela área da auditoria e fiscalidade, havendo concursos específicos nesse sentido. Geralmente têm requisitos, pedindo naturalmente a inscrição na Ordem, por vezes dos Revisores Oficiais de Contas. Dependendo do que desejares fazer futuramente, deves ponderar muito bem a tua decisão na escolha do curso em questão.
Ambos os cursos que mencionas têm semelhanças, sendo que Administração Pública trabalha com a parte contabilística. Se tencionas trabalhar no público em tarefas administrativas diversas, Administração Pública será um excelente curso para tal. Na minha opinião, para os demais casos, Contabilidade é um curso com potencial diferente, geralmente com tarefas mais restritas, embora partilhando bases de administração e gestão comuns. Não devo aconselhar um em detrimento de outro dadas as diferenças no objectivo principal, ou seja, dependerá muito do que queiras fazer.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.