🧑🎓 No conjunto do Sistema de Ensino Superior Público e Privado, o número total de vagas para o ano letivo 2025/2026 é de 101.798, o que representa um acréscimo de 1.647 vagas face ao ano anterior. Já as podes consultar aqui.
Muito boa tarde.
É o seguinte: Pretendo candidatar-me ao ensino superior ao curso contabilidade no IPCA com a prova de ingresso de Português. Porém, ando e Línguas e Humanidades o que me deixa um pouco reticente de que poderei não ser capaz de concluir, com sucesso, o curso. Tive MACS NO 10 E 11 ano e tive 18.
Pode por favor me informar um pouco sobre a dinâmica do curso bem como o seu funcionamento. O curso em si é difícil?
Falem- me um pouco se puderem da vossa experiência do curso.
O curso tem muita matemática?
Outra dúvida: eu para exercer esta profissão, contabilista, tenho de estar inscrito na Ordem dos Contabilistas Certificados?
Obrigada.
Post automatically merged:
Olá.
Pretendo candidatar-me ao ensino superior ao curso contabilidade no IPCA com a prova de ingresso de Português. Porém, ando e Línguas e Humanidades o que me deixa um pouco reticente de que poderei não ser capaz de concluir, com sucesso, o curso. Tive MACS NO 10 E 11 ano e tive 18.
Pode por favor me informar um pouco sobre a dinâmica do curso bem como o seu funcionamento. O curso em si é difícil?
Outra dúvida: eu para exercer esta profissão, contabilista, tenho de estar inscrito na Ordem dos Contabilistas Certificados?
Muito boa tarde.
É o seguinte: Pretendo candidatar-me ao ensino superior ao curso contabilidade no IPCA com a prova de ingresso de Português. Porém, ando e Línguas e Humanidades o que me deixa um pouco reticente de que poderei não ser capaz de concluir, com sucesso, o curso. Tive MACS NO 10 E 11 ano e tive 18.
Obrigada.
Post automatically merged:
Olá.
Pretendo candidatar-me ao ensino superior ao curso contabilidade no IPCA com a prova de ingresso de Português. Porém, ando e Línguas e Humanidades o que me deixa um pouco reticente de que poderei não ser capaz de concluir, com sucesso, o curso. Tive MACS NO 10 E 11 ano e tive 18.
Olá, espero que te encontres bem.
Eu estudei contabilidade no ISCAP e terminei a licenciatura em 2019.
Em relação às tuas preocupações sobre a matemática, posso dizer que podes ter cadeiras como estatística, probabilidade e cálculo financeiro. Normalmente não costumam ser muito difíceis e acredito que com esforço tudo se consegue, pois tive colegas que vieram do mesmo curso que tu. O curso em si não é difícil mas requer muito esforço e dedicação. É preciso raciocínio lógico e um certo estudo contínuo para não te perderes na matéria. Para as unidades curriculares de Contabilidade não precisas de ser um às a matemática, apenas saberes as operações aritméticas simples e uma outra equação muito simples.
Em relação à Ordem, não precisas de todo de fazer o exame a não ser que queiras efetivamente ter uma carreira em contabilidade dita "tradicional". Com este curso podes seguir áreas bem distintas as quais não requerem o exame como auditoria, fiscalidade, controlo de gestão, etc. Posso até dar-te o meu exemplo em que neste momento estou a trabalhar em contabilidade numa multinacional na Polónia e não precisei nem tenciono fazer o exame.
Se tiveres mais alguma dúvida, tenho todo o gosto em te esclarecer, basta mandares mensagem
Boa noite mais uma vez. Agradeço-te imenso por teres um pouco do teu tempo para me ajudares.
1º Tenh
2º Em relação à empregabilidade para além de poder ser contabilista em empresas, camaras, hospitais entre outras, que outras saídas poderei ter? Posso por exemplo trabalhar num banco ou finanças? Nestes casos já me terei de inscrever na ordem?
3º Estou indeciso entre escolher Contabilidade ou Administração Pública qual me aconselharias com base na tua experiência?
Boa noite mais uma vez. Agradeço-te imenso por teres um pouco do teu tempo para me ajudares.
1º Tenh
2º Em relação à empregabilidade para além de poder ser contabilista em empresas, camaras, hospitais entre outras, que outras saídas poderei ter? Posso por exemplo trabalhar num banco ou finanças? Nestes casos já me terei de inscrever na ordem?
3º Estou indeciso entre escolher Contabilidade ou Administração Pública qual me aconselharias com base na tua experiência?
Olá, bom dia.
Poderás sempre enveredar pela área da auditoria e fiscalidade, havendo concursos específicos nesse sentido. Geralmente têm requisitos, pedindo naturalmente a inscrição na Ordem, por vezes dos Revisores Oficiais de Contas. Dependendo do que desejares fazer futuramente, deves ponderar muito bem a tua decisão na escolha do curso em questão.
Ambos os cursos que mencionas têm semelhanças, sendo que Administração Pública trabalha com a parte contabilística. Se tencionas trabalhar no público em tarefas administrativas diversas, Administração Pública será um excelente curso para tal. Na minha opinião, para os demais casos, Contabilidade é um curso com potencial diferente, geralmente com tarefas mais restritas, embora partilhando bases de administração e gestão comuns. Não devo aconselhar um em detrimento de outro dadas as diferenças no objectivo principal, ou seja, dependerá muito do que queiras fazer.
Eu encontro-me num curso de Contabilidade num politécnico, mais concretamente o IPCA - posso contar a minha experiência em relação ao curso e a diferença que reconheço entre uma Universidade.
Como disseram anteriormente, os politécnicos vincam a vertente prática, reforçam o papel importantíssimo do Sistema de Normalização Contabilística (SNC) e a sua base legal, havendo cadeiras de Direito nesse sentido (entre elas, o famigerado Direito Fiscal, que nos perseguirá para o resto da nossa existência por exercermos um serviço estatal à máquina fiscal). Verdadeiramente, um curso de Contabilidade numa universidade goza do mesmo proveito de um politécnico, havendo exercícios práticos para resolver, nomeadamente sebentas já propostas por grupos de professores da área, só que porventura mais teórico na análise do propósito da finança a nível nacional e internacional (estudo do IASB, uma entidade de regularização mundial da Contabilidade)
Em casos pontual, provavelmente terás uma cadeira que exigirá cálculo de juro, rendas, antecipações e postecipações, bem como a aplicação revisitada de Matemática A do 12º ano (em que muita gente da área das letras falha redondamente) e umas noções básicas de Gestão. Numa fase mais avançada, haverá análises de projectos, informática e a perspectiva analítica e rebuscada (por exemplo, quanto custará fazer uma mesa a partir de certos pressupostos e variáveis?).
Se tiveres alguma dúvida, está à vontade.
Boa sorte!
Boa tarde, agradeço imenso pela informação, queria muito entrar em contabilidade no IPCA ou então na Universidade do Minho. Mas eu tenho uma insegurança gigante porque sou péssima a inglês e adorava saber se no seu curso o inglês é preciso em algum momento?
Muito obrigada, tenha uma boa tarde!
Boa tarde, agradeço imenso pela informação, queria muito entrar em contabilidade no IPCA ou então na Universidade do Minho. Mas eu tenho uma insegurança gigante porque sou péssima a inglês e adorava saber se no seu curso o inglês é preciso em algum momento?
Muito obrigada, tenha uma boa tarde!
O curso de Contabilidade não é exigente na Língua Inglesa se o objectivo for trabalhar no mercado nacional. É importante, contudo, saber a linguagem técnica em Inglês se assistirmos a uma palestra sobre FIscalidade num outro país (que chegou a acontecer comigo), sendo o Inglês a língua de intercâmbio. Daí o programa insistir numa cadeira de Inglês Técnico, embora seja bastante simples e superficial.
O curso de Contabilidade não é exigente na Língua Inglesa se o objectivo for trabalhar no mercado nacional. É importante, contudo, saber a linguagem técnica em Inglês se assistirmos a uma palestra sobre FIscalidade num outro país (que chegou a acontecer comigo), sendo o Inglês a língua de intercâmbio. Daí o programa insistir numa cadeira de Inglês Técnico, embora seja bastante simples e superficial.
Antes de mais agradeço imenso a sua disponibilidade e o seu tempo, esta é uma questão que já me atormenta há alguns anos (estou agora no 12ºano)
Sim, o objetivo é mesmo trabalhar no mercado nacional! Só que nem o inglês superficial eu domino! Tenho boas notas ás restantes disciplinas, mas inglês é a disciplina que eu não consigo mesmo perceber, até já andei em explicações, mas nunca resultou! Eu consultei o plano de estudo tanto na UM como no IPCA, e em nenhum me aparecia a cadeira de inglês. Mesmo não tendo essa disciplina no plano de estudo, quer dizer que posso vir a tê-la?
Mais uma vez, muito obrigada! É muito útil toda esta informação de quem percebe da "coisa".
Muito sucesso!
Antes de mais agradeço imenso a sua disponibilidade e o seu tempo, esta é uma questão que já me atormenta há alguns anos (estou agora no 12ºano)
Sim, o objetivo é mesmo trabalhar no mercado nacional! Só que nem o inglês superficial eu domino! Tenho boas notas ás restantes disciplinas, mas inglês é a disciplina que eu não consigo mesmo perceber, até já andei em explicações, mas nunca resultou! Eu consultei o plano de estudo tanto na UM como no IPCA, e em nenhum me aparecia a cadeira de inglês. Mesmo não tendo essa disciplina no plano de estudo, quer dizer que posso vir a tê-la?
Mais uma vez, muito obrigada! É muito útil toda esta informação de quem percebe da "coisa".
Muito sucesso!
Sem problema! A cadeira é opcional do 3º ano, embora possa tornar-se "obrigatória" por falta de vagas nas outras opcionais, sendo que Inglês Técnico costuma ter bastante adesão. Contudo, não é nada de extraordinário, tem pouco impacto nos ECTS finais e não é impedimento algum para trabalhar na área, especialmente no mercado nacional.
Muito obrigado! Desejos de bom ingresso em Contabilidade, sobretudo na instituição almejada!
Sem problema! A cadeira é opcional do 3º ano, embora possa tornar-se "obrigatória" por falta de vagas nas outras opcionais, sendo que Inglês Técnico costuma ter bastante adesão. Contudo, não é nada de extraordinário, tem pouco impacto nos ECTS finais e não é impedimento algum para trabalhar na área, especialmente no mercado nacional.
Muito obrigado! Desejos de bom ingresso em Contabilidade, sobretudo na instituição almejada!
Agradeço imenso por toda a informação! É sem dúvida muito útil, andava á nora porque não conhecia ninguém que me pudesse ajudar neste tema!
Obrigada e igualmente!
Boa tarde, poderia falar um pouco mais do curso de contabilidade? Como são as cadeiras e as dificuldades? Não sei se estudou/estuda na Universidade do Minho, mas pelo que vi no site, no segundo e terceiro semestres algumas cadeiras têm como língua de instrução ou português ou inglês, mas já no terceiro semestre nas opções existe cadeiras só com a língua de instrução inglesa. Normalmente os alunos escolhem mais em língua portuguesa ou inglesa? Em termos de inglês não sei absolutamente nada, nem mesmo o básico, apesar de ainda estar no 11º não sei se até lá consigo aprender o suficiente para ter cadeiras completamente a inglês. Tenho receio de estar a arriscar e depois não conseguir terminar o curso.
Bom dia,
Neste momento, estou bastante indecisa do curso que quero tirar na universidade, mas com pesquisas comecei-me a interessar bastante pelo curso de contabilidade. Com as minhas pesquisas, em termos de Universidades no Norte (zona do Porto e Braga), encontrei a Universidade do Minho com o curso e Universidades Privadas, como a Lusófona e a Lusíada. Gostaria de saber se por esta zona existe mais alguma Universidade/Politécnico, ou se estas que disse a cima têm bom nome na área da contabilidade.
boas pessoal tenho uma duvida sobre os cursos de contabilidade, antes de tudo estava ver no site da dges os cursos de contabilidade nas várias universidades e a ualg não estava lá o site esta desatualizado ou à algum motivo especial? na vossa opinão ou por experiencia própria ou de um amigo qual a universidade que nesta area a preparação para o mercado de trabalho é melhor? entre contabilidade, finanças e gestão qual acham o mais porreiro? agora vem a última duvida estava a ver na ualg como fica mais perto de casa e eu gosto mais da zona e gosto da universidade mas no entanto estava a pesquisar e não achei quais eram os requisitos que provas são necessárias fazer macs,economia...?
Olá, espero que te encontres bem.
Eu estudei contabilidade no ISCAP e terminei a licenciatura em 2019.
Em relação às tuas preocupações sobre a matemática, posso dizer que podes ter cadeiras como estatística, probabilidade e cálculo financeiro. Normalmente não costumam ser muito difíceis e acredito que com esforço tudo se consegue, pois tive colegas que vieram do mesmo curso que tu. O curso em si não é difícil mas requer muito esforço e dedicação. É preciso raciocínio lógico e um certo estudo contínuo para não te perderes na matéria. Para as unidades curriculares de Contabilidade não precisas de ser um às a matemática, apenas saberes as operações aritméticas simples e uma outra equação muito simples.
Em relação à Ordem, não precisas de todo de fazer o exame a não ser que queiras efetivamente ter uma carreira em contabilidade dita "tradicional". Com este curso podes seguir áreas bem distintas as quais não requerem o exame como auditoria, fiscalidade, controlo de gestão, etc. Posso até dar-te o meu exemplo em que neste momento estou a trabalhar em contabilidade numa multinacional na Polónia e não precisei nem tenciono fazer o exame.
Se tiveres mais alguma dúvida, tenho todo o gosto em te esclarecer, basta mandares mensagem
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.