Olá, estou agora a terminar o 12ºano, em Humanidades e tive MACS. Como tive MACS pretendia tirar o curso de contabilidade na Universidade do Minho, visto que é um curso que gostaria de tirar. A minha pergunta é: como sou de Humanidades, irei ter dificuldade na disciplina relacionada com matemática e na disciplina relacionada com economia? A matemática que há é difícil?
Quanto às provas de ingresso (Economia ou Macs ou Macs + Pt), entras sem problema e no plano de estudos só tens uma cadeira de Mat.
O maior problema que podes enfrentar é que esse curso não teve turmas nos anos anteriores(
https://www.dges.gov.pt/guias/detcursopi.asp?codc=9056&code=1000 ), ou seja, pode não abrir.
Olá.
Primeiro, eu só quero dizer que não ando neste curso mas conheço-o porque visitei duas vezes a Escola de Economia e Gestão da UMinho, sendo a primeira vez à 4 anos. Quando visitei, este curso já existia, como podes ver
aqui. Este curso é em regime pós-laboral e antigamente existia também em regime laboral e que, entretanto, acabaram com ele (e que é o que o
@andrexf mandou).
Se fores ao
site da UMinho, tu podes ver que o curso existe e vai abrir para concurso em 2020. Se não fosse abrir, aparecia um aviso tal como aparece na 3º página desse site em dois cursos de engenharia.
Em relação às tuas perguntas, eu não te posso dar uma resposta clara. Eu penso que não vais ter problemas, tanto nas cadeiras de Economia como nas de Matemática, uma vez que os professores sabem que têm e vão ter alunos de Humanidades (caso contrário, as provas de ingresso seriam outras). Tu vais ter duas cadeiras de matemática: "Matemática para Economia e Gestão" e "Estatística para Economia e Gestão". Só para teres uma pequena ideia, na primeira cadeira de matemática, tu vais dar alguma matéria de Matemática A (que corresponde ao 1º tópico abordado, Cálculo diferencial em R). Relativamente à segunda cadeira, eu não sei mas posso-te dizer que quase ninguém que teve Matemática A estudou o capítulo da Estatística uma vez que não sai no exame e aí tu podes ter uma vantagem uma vez que tiveste MACS (se não me engano, tu deste estatística). No resto, independentemente do teu curso do secundário, tu vais estar no mesmo patamar que os outros. Segundo o que eu li nos comentários
deste post do Uniarea, teres Economia A ou não no secundário é insignificante. E isto na licenciatura em Economia. Mas claro, se tiveste Economia A, tu tens uma pequena vantagem relativamente aos outros.
Espero ter ajudado! :)