Conteúdos Exame Português 2020 / Melhores respostas?

Matrícula
9 Janeiro 2019
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Boas, este ano pretendo refazer o exame de Português para tentativa de melhoria de P.I ao qual o ano passado tive 14,2.
Ainda tenho a matéria um pouco fresca, no entanto não estou a par se as medidas lecionadas para este ano serão as mesmas que o ano passado.
Em 2019 foquei-me, principalmente, em Camões lírico e épico, sermão de S. António, Frei Luís, Maias, Cesário, Pessoa (ortónimo e heterónimos) e Mensagem.
Na parte de interpretação haverá mais algo que deva estudar?
Além disso, li umas notícias em que certos exames deste ano terão um sistema excepcional em que haverão perguntas obrigatórias e outras não, em que serão contabilizadas meramente as melhores respostas nas opcionais. Isto aplica-se a Português?

Obrigado!

Boas, este ano pretendo refazer o exame de Português para tentativa de melhoria de P.I ao qual o ano passado tive 14,2.
Ainda tenho a matéria um pouco fresca, no entanto não estou a par se as medidas lecionadas para este ano serão as mesmas que o ano passado.
Em 2019 foquei-me, principalmente, em Camões lírico e épico, sermão de S. António, Frei Luís, Maias, Cesário, Pessoa (ortónimo e heterónimos) e Mensagem.
Na parte de interpretação haverá mais algo que deva estudar?
Além disso, li umas notícias em que certos exames deste ano terão um sistema excepcional em que haverão perguntas obrigatórias e outras não, em que serão contabilizadas meramente as melhores respostas nas opcionais. Isto aplica-se a Português?

Obrigado!
Olá, quanto aos conteúdos não te sei responder, mas quanto à questão se se aplica em português sim, pelo menos eles disseram que seria essa a realidade em todos os exames.

• Like
Reactions: João Fernandes21
Olá, quanto aos conteúdos não te sei responder, mas quanto à questão se se aplica em português sim, pelo menos eles disseram que seria essa a realidade em todos os exames.
Agradeço-te desde já! Foram dadas mais algumas informações em que isso possa mudar a estrutura dos exames?
Post automatically merged:

edit: penso que mudar este tópico para a área dos exames será mais indicado, agradecia que algum moderador o fizesse, obrigado!

Última edição:
Agradeço-te desde já! Foram dadas mais algumas informações em que isso possa mudar a estrutura dos exames?
Post automatically merged:

edit: penso que mudar este tópico para a área dos exames será mais indicado, agradecia que algum moderador o fizesse, obrigado!
Olá, de certeza que vai mudar a estrutura mas eles ficaram de dar mais informações sobre isso.

Boa tarde acabei o secundário em 2017,e este ano vou repetir o exame nacional de português tendo em vista melhoria da prova de ingresso. Por isso gostaria de saber o que são as aprendizagens essenciais e o que realmente pode sair no exame? Comprei o livro da Porto editora e comecei a estudar hoje, sei que o tempo é curto mas só agora acabei o semestre da faculdade.
Obrigado por qualquer ajuda

• Like
Reactions: Mica_dsilva
Boa tarde acabei o secundário em 2017,e este ano vou repetir o exame nacional de português tendo em vista melhoria da prova de ingresso. Por isso gostaria de saber o que são as aprendizagens essenciais e o que realmente pode sair no exame? Comprei o livro da Porto editora e comecei a estudar hoje, sei que o tempo é curto mas só agora acabei o semestre da faculdade.
Obrigado por qualquer ajuda
Penso que o que mencionei é o que costuma incidir mais, mas presumo que deve haver mais alguns conteúdos.

Mas relativamente às obras opcionais por exemplo Eça de Queirós em que temos os Maias ou a ilustre casa de Ramires, eu posso escolher ou tenho de estudar as duas? Tal como em muitas outras situações

Mas relativamente às obras opcionais por exemplo Eça de Queirós em que temos os Maias ou a ilustre casa de Ramires, eu posso escolher ou tenho de estudar as duas? Tal como em muitas outras situações
No caso das obras opcionais, estudas apenas aquela que deste, porque se sair uma no exame, também tem de sair a outra como opção, ou seja só farás a que deste.

Obrigado pela resposta, será que vai dar tempo de estudar tudo visto que só comecei ontem e vou como externo
Isso depende muito de qual é o teu método de estudo, mas no geral acho que consegues em qualquer um, embora por exemplo, se estudares a fazer resumos, vais ter muito trabalho pela frente, mas creio que consegues.
Eu estudo por resumos, mas estou a estudar desde a Páscoa e ainda não terminei, mas caso precises de resumos de alguma das obras eu posso te enviar.

• Like
Eu estou na mesma situação: acabei o secundário em 2015, também estive a acabar o semestre e vou fazer o exame de português este ano.
Eu só estou é com dúvidas quanto às obras de Saramago. Estou a estudar as duas... mas vocês sabem se são opcionais ou se são as duas obrigatórias?
O livro que comprei esclarece quais são as obras opcionais, mas não diz nada sobre estas

Eu estou na mesma situação: acabei o secundário em 2015, também estive a acabar o semestre e vou fazer o exame de português este ano.
Eu só estou é com dúvidas quanto às obras de Saramago. Estou a estudar as duas... mas vocês sabem se são opcionais ou se são as duas obrigatórias?
O livro que comprei esclarece quais são as obras opcionais, mas não diz nada sobre estas
Quanto às obras de Saramago, só precisas de estudar uma! Porque caso apareça lá no exame dar-te-á a possibilidade de escolher a obra

• Like
Pelo que me foi dito pelo meu professor, haverá um grupo do exame que requere resposta obrigatória a todos os itens, bem como o outro grupo. A resposta é SEMPRE obrigatória, mas nesse segundo grupo, de 10 perguntas só vão contar as 8 melhores. Contudo, não deixam de ser obrigatórias. Os conteúdos que podem sair no exame estão aqui: https://www.dge.mec.pt/sites/defaul...a_metas_curriculares_portugues_secundario.pdf boa sorte!

A resposta é SEMPRE obrigatória, mas nesse segundo grupo, de 10 perguntas só vão contar as 8 melhores. Contudo, não deixam de ser obrigatórias.
Isto não é verdade. Já nos exames com modelos anteriores a este, o aluno podia sempre não responder a questões, ficando com 0 nas mesmas. Neste caso, se um aluno responder a 8/10 questões, essas 2 questões às quais não respondeu, ficam cotadas como 0. O aluno não é obrigado a responder a nada, em situação alguma. Aliás, esta medida foi tomada precisamente para que os alunos não tenham de responder a perguntas às quais se calhar não deram a matéria, devido à pandemia. Portanto, é perfeitamente válido um aluno responder apenas a 8 das 10 questões. Cabe ao vosso bom-senso decidir se é melhor não responder a 2 questões ou mais vale escrever qualquer coisa, por segurança.