Contingente Açores - Medicina

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.
Matrícula
16 Outubro 2017
Boa noite.
Tenho uma dúvida em relação ao contingente açores no curso de medicina. Estive a ver as notas dos últimos colocados no curso de medicina nas diversas universidades pelo contingente (como por ex na do Porto: https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/statce/col19f1/ec19_11089813.pdf) e verifiquei que apesar de haver 3,5% das vagas reservadas para estes candidatos, estas geralmente não são totalmente ocupadas (por ex. no porto apenas entrou um nos nove possíveis). O que justifica esta situação? Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Sara Ferreira 1994
Boa noite.
Tenho uma dúvida em relação ao contingente açores no curso de medicina. Estive a ver as notas dos últimos colocados no curso de medicina nas diversas universidades pelo contingente (como por ex na do Porto: https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/statce/col19f1/ec19_11089813.pdf) e verifiquei que apesar de haver 3,5% das vagas reservadas para estes candidatos, estas geralmente não são totalmente ocupadas (por ex. no porto apenas entrou um nos nove possíveis). O que justifica esta situação? Obrigada!
Tens te ter em consideração que para teres o contingente tens de colocar a opção dos Açores em primeiro lugar. Logo grande parte desses 27 candidatos ficaram logo colocados nos Açores, dado que o curso tem uma preferência regional de 50%. Outros podem ter ficados colocados noutras faculdades que colocaram em primeiro. A Madeira preenche mais vagas porque se reparares tem um número muito maior de candidatos.

Matrícula
16 Outubro 2017
Olá @Sara Ferreira 1994

Tens te ter em consideração que para teres o contingente tens de colocar a opção dos Açores em primeiro lugar. Logo grande parte desses 27 candidatos ficaram logo colocados nos Açores, dado que o curso tem uma preferência regional de 50%. Outros podem ter ficados colocados noutras faculdades que colocaram em primeiro. A Madeira preenche mais vagas porque se reparares tem um número muito maior de candidatos.
Muito obrigada pelo esclarecimento. Já agora surgiu-me outra dúvida: porque razão a nota do
último candidato a entrar na Universidade dos Açores em 2019 pelo contingente (155,2: https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/statce/col19f1/ec19_01608083.pdf) é inferior à do candidato que entrou na FMUL também pelo contingente (161,3: https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/statce/col19f1/ec19_15079813.pdf) ? Pela lógica não tem de todos colocar Açores no primeiro lugar quando usam o contingente e assim entrar os de médias superiores nos Açores? Muito obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Muito obrigada pelo esclarecimento. Já agora surgiu-me outra dúvida: porque razão a nota do
último candidato a entrar na Universidade dos Açores em 2019 pelo contingente (155,2: https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/statce/col19f1/ec19_01608083.pdf) é inferior à do candidato que entrou na FMUL também pelo contingente (161,3: https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/statce/col19f1/ec19_15079813.pdf) ? Pela lógica não tem de todos colocar Açores no primeiro lugar quando usam o contingente e assim entrar os de médias superiores nos Açores? Muito obrigada.
Bem visto, o que aí está não faz sentido. Esse aluno com 161,3 deveria ter sido colocado nos Açores...

Só se há aí alguma gralha nessas estatísticas.

Matrícula
16 Outubro 2017
Bem visto, o que aí está não faz sentido. Esse aluno com 161,3 deveria ter sido colocado nos Açores...

Só se há aí alguma gralha nessas estatísticas.
Estive a verificar e também na FMUC e na FMUP entraram com nota superior.. não entendo

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Estive a verificar e também na FMUC e na FMUP entraram com nota superior.. não entendo
Na FMUP até podia ser um aluno que tivesse matemática B em vez da A, ficando impedido de concorrer à UA, e pode meter a FMUP em primeiro e ter o contingente. Nas outras não estou a ver o que se passou.

• Like
Reactions: Sara Ferreira 1994
Matrícula
16 Outubro 2017
Na FMUP até podia ser um aluno que tivesse matemática B em vez da A, ficando impedido de concorrer à UA, e pode meter a FMUP em primeiro e ter o contingente. Nas outras não estou a ver o que se passou.
Depois de uma pesquisa, penso que posso ter encontrado uma possível explicação para a ocorrência dessas situações (ponto 3 do artigo 12º) https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaCandPub2020.pdf

Attachments

• Like
Reactions: davis

jfl2020

Membro Caloiro
Matrícula
15 Agosto 2020
Bom dia, podem explicar-me o que querem dizer quando dizem no vosso site, acerca do contingente açores, o seguinte:

• 1) Podes concorrer a vagas deste contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade dos Açores sem que concorras, antes daquelas, na lista ordenada de opções de candidatura, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade, quando não tenhas obtido, em relação a estes, a classificação mínima fixada em cada uma das provas de ingresso, bem como na nota de candidatura? Como assim, poe exemplo a Nova de Medicina exige 16 de nota mínima de secundãrio e 14 nos exames nacionais. Assim, esta hipótese é para tais casos?????
  • 2 ) E como é possivel que para ter acesso às vagas do contingente nos cursos ministrados em Universidades fora dos Açores, devo primeiro colocar a opção do Ciclo Básico de Medicina na Universidade dos Açores? Como Assim se ainda se beneficia da preferencia regional, ou seja, fica-se automaticamente cá coilocado nos Açores se colocar como primeira opçao a universidade dos Açores....

Podem explicar-me estas duas questões bem?
Muito obrigado!!!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @jfl2020
1) Podes concorrer a vagas deste contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade dos Açores sem que concorras, antes daquelas, na lista ordenada de opções de candidatura, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade, quando não tenhas obtido, em relação a estes, a classificação mínima fixada em cada uma das provas de ingresso, bem como na nota de candidatura? Como assim, poe exemplo a Nova de Medicina exige 16 de nota mínima de secundãrio e 14 nos exames nacionais. Assim, esta hipótese é para tais casos?????
Isso refere-se à condição em que não cumpres as condições de acesso no curso congénere da Universidade dos Açores. Imagina que o curso de gestão da Universidade dos Açores pedia como prova de ingresso Matemática, que não tinhas realizado, e o curso de Gestão numa universidade do continente permitia entrar apenas com o exame de Português. Nesse caso podias colocar o curso do continente em primeira opção sem ter de colocar a opção dos Açores, porque não cumpres as condições para entrar nos Açores. O mesmo é válidos se não cumprires as notas mínimas pedidas nos Açores.
2 ) E como é possivel que para ter acesso às vagas do contingente nos cursos ministrados em Universidades fora dos Açores, devo primeiro colocar a opção do Ciclo Básico de Medicina na Universidade dos Açores? Como Assim se ainda se beneficia da preferencia regional, ou seja, fica-se automaticamente cá coilocado nos Açores se colocar como primeira opçao a universidade dos Açores....
Se queres ter esse benefício é esse o trade-off que existe. A ideia do contingente é compensar os alunos das ilhas pela reduzida oferta formativa que existe nas suas regiões. Se a oferta formativa já existe, o aluno não deve ser beneficiado, daí teres de colocar os Açores em primeiro (e mesmo assim ainda o é, dado que se não for colocado na UAç continua a ter o contingente nas outras opções do continente, tendo a colocação garantida em muitos cursos).

Mas se não te queres limitar a isto podes sempre concorrer via contingente geral e colocar as opções pela ordem que quiseres.

jfl2020

Membro Caloiro
Matrícula
15 Agosto 2020
ok, percebi e fico grato pela sua ajuda rápida mas fiquei com outra dúvida, decorrente dos pdf. da DGES com os colocados em 2019 ainda no âmbito do contingente açores, ou seja, no exemplo Medicina, com pré requisitos iguais e mesmas provas de ingresso (MAT, FQ e BG):

Para beneficiar do contingente Açores, teria que ter como 1.ª opção a Universidade dos AÇores (UAc) 0160/8083 - preparatório de mestrado integrado e beneficiaria ainda da preferência regional (50% colocados) e só depois, senão ficasse nesta opção, funcionaria o contingente açores nas opções seguintes, das faculdades no Continente.
Ora, pela preferência regional na UAc entraram 19 alunos com média de 155,2...

Então, como se explica terem sido colocados em 2019 pelo contingente açores:
- 1 candidato com 161,3 em 1507 Universidade de Lisboa-Faculdade de Medicina (FM);
- 7 candidatos com nota de 151,8 em 0901 Universidade Nova de Lisboa - FCiências Médicas;
- 1 candidato com nota de 159,5 em 1108 Universidade do Porto - FM ; e
- 1 candidato com nota de 169,8 em 0506 Universidade de Coimbra-FM;

Quando, face às médias, todos estes 10 tinham lugar na UAc, que forçosamente tinham que colocar em 1.ª opção (ou prévia) para ter acesso ao contingente Açores. Não é assim????

Não percebo então como fazer, sendo dos Açores, com nota de candidatura superior.... Ajuda-me a perceber a sutuação anterior?

Obrigado!

Matrícula
16 Outubro 2017
ok, percebi e fico grato pela sua ajuda rápida mas fiquei com outra dúvida, decorrente dos pdf. da DGES com os colocados em 2019 ainda no âmbito do contingente açores, ou seja, no exemplo Medicina, com pré requisitos iguais e mesmas provas de ingresso (MAT, FQ e BG):

Para beneficiar do contingente Açores, teria que ter como 1.ª opção a Universidade dos AÇores (UAc) 0160/8083 - preparatório de mestrado integrado e beneficiaria ainda da preferência regional (50% colocados) e só depois, senão ficasse nesta opção, funcionaria o contingente açores nas opções seguintes, das faculdades no Continente.
Ora, pela preferência regional na UAc entraram 19 alunos com média de 155,2...

Então, como se explica terem sido colocados em 2019 pelo contingente açores:
- 1 candidato com 161,3 em 1507 Universidade de Lisboa-Faculdade de Medicina (FM);
- 7 candidatos com nota de 151,8 em 0901 Universidade Nova de Lisboa - FCiências Médicas;
- 1 candidato com nota de 159,5 em 1108 Universidade do Porto - FM ; e
- 1 candidato com nota de 169,8 em 0506 Universidade de Coimbra-FM;

Quando, face às médias, todos estes 10 tinham lugar na UAc, que forçosamente tinham que colocar em 1.ª opção (ou prévia) para ter acesso ao contingente Açores. Não é assim????

Não percebo então como fazer, sendo dos Açores, com nota de candidatura superior.... Ajuda-me a perceber a sutuação anterior?

Obrigado!
Também já tive essa dúvida e inclusive penso que já a coloquei neste mesmo tópico à uns tempos atrás. Houve duas explicações que encontrei: uma é no caso da FMUP onde podia ser um aluno que tivesse matemática B em vez da A, ficando impedido de concorrer à UA, e pode meter a FMUP em primeiro e ter o contingente. A outra explicação que encontrei está aqui: ponto 3 do artigo 12º https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaCandPub2020.pdf.

Até agora foi as explicações que encontrei..

• Like

jfl2020

Membro Caloiro
Matrícula
15 Agosto 2020
Pois mas julgo que não responde porque veja:
- no caso da FMUP. o exame de Matematica A - 635 dá as provas de ingresso que exijam Matemática (16), Matemática Aplicada às Ciencias Sociais (17) e Matemática A (19)

- no outro caso, da preferencia entre candidatos ao abrigo do mesmo regime, também acho difícil porque independentemente da prioridade, ambos tinham que concorrer primeiro À Universidade dos Açores e se a média do último a entrar foi de 155,2, como entram nas universidades do continente com média superior que os colocaria sempre pelo contingente açores na universidade de cá?

Obrigado pela sua ajudam que muito reconheço, mas continuo com a mesma dúvida e algo está a escapar-me...

Matrícula
16 Outubro 2017
Pois mas julgo que não responde porque veja:
- no caso da FMUP. o exame de Matematica A - 635 dá as provas de ingresso que exijam Matemática (16), Matemática Aplicada às Ciencias Sociais (17) e Matemática A (19)

- no outro caso, da preferencia entre candidatos ao abrigo do mesmo regime, também acho difícil porque independentemente da prioridade, ambos tinham que concorrer primeiro À Universidade dos Açores e se a média do último a entrar foi de 155,2, como entram nas universidades do continente com média superior que os colocaria sempre pelo contingente açores na universidade de cá?

Obrigado pela sua ajudam que muito reconheço, mas continuo com a mesma dúvida e algo está a escapar-me...
Quanto à primeira explicação que dei esta foi-me fornecida pelo @davis por isso penso que ele poderá explicar-lhe melhor. Quanto à segunda repare que os candidatos ao abrigo do primeiro regime têm prioridade de colocação sobre os que estão ao abrigo do segundo regime. Ou seja, apenas são colocados os do segundo regime após todos os do primeiro regime serem colocados e estes, obviamente, ocupam todas as vagas disponíveis na UAç. Ou seja, os do segundo regime, que podem ter notas superiores como acontece, passam para as seguintes opções e são colocados em outras universidades. Espero ter sido clara o suficiente 😊

• Like