Contingente Especial - Candidatos da Madeira

Olá @Daimond
Boas, pessoal.
Eu sou da Ilha da Madeira e queria saber se alguém me podia ajudar a ter acesso as notas da contingente dos candidatos que entraram este ano.
Estou com algum receio sobre a minha média e queria ter noção como é que estava, já fui ao site da DGES mas eles só tem dados referentes a 2016 e eu queria os de 2017.
Obrigada.
Podes ver aqui:
Colocações 2017 - Concurso Nacional de Acesso

Listas de Candidatos da 1.ª Fase > Universitário/Politécnico > Escolhes a instituição de ensino > Últimos colocados por etapa

• Like
Reactions: Daimond
Podes ver na net nas colocações, ou então podes ir a DGES perguntar e esclarecer todas as dúvidas. Fui o que eu fiz quando tive um ano fora, e eles dão-te dicas e conselhos sobre as universidades e contingentes segundo o teu curso.

• Like
Reactions: Daimond
Olá! Sou da Madeira e terminei este ano o 12º. Quero concorrer ao ensino superior e gostava de utilizar o contigente para os candidatos oriuindos da Madeira. Li aqui um tópico sobre isso que diz:
"Na candidatura ao ensino superior tens de ter em consideração que para teres acesso às vagas deste contingente:
  • Apenas podes concorrer a vagas desse contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade da Madeira desde que, na lista ordenada das tuas opções de candidatura também concorras, antes daquelas, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade.
  • Podes concorrer a vagas deste contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade da Madeira sem que concorras, antes daquelas, na lista ordenada de opções de candidatura, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade, quando não tenhas obtido, em relação a estes, a classificação mínima fixada em cada uma das provas de ingresso, bem como na nota de candidatura.
Por exemplo, no caso de Medicina, significa que para teres acesso às vagas do contingente nos cursos ministrados em Universidades fora da Madeira, deves primeiro colocar a opção do Ciclo Básico de Medicina na Universidade da Madeira por ser um curso congénere de Medicina."

Contudo o curso que quero não é lecionado na Universidade da Madeira. Fica sem efeito o contigente?

Olá @Diana Sara
Contudo o curso que quero não é lecionado na Universidade da Madeira. Fica sem efeito o contigente?
Se não há curso congénere tens direito ao contingente sem ter de colocar qualquer curso da UMa primeiro.

• Like
Reactions: Diana Sara
Consigo utilizar o contingente da Madeira em Engenharia de Sistemas (curso que não existe na Universidade da Madeira) e em Gestão (curso que existe na Universidade da Madeira)?
Se sim, como ponho as opções?

Olá @João Conceição
Consigo utilizar o contingente da Madeira em Engenharia de Sistemas (curso que não existe na Universidade da Madeira) e em Gestão (curso que existe na Universidade da Madeira)?
Sim, desde que coloques os cursos congéneres antes. O curso de Engenharia de Sistemas pode ser congénere com o de Engenharia Informática da UMa, o nome não tem de se exatamente igual.

Olá @João Conceição

Sim, desde que coloques os cursos congéneres antes. O curso de Engenharia de Sistemas pode ser congénere com o de Engenharia Informática da UMa, o nome não tem de se exatamente igual.

Muito obrigado, basta pôr os cursos congéneres na opção anterior a essa, para ter o contingente nesses dois cursos. Basta pedir no DGES que queremos o contingente nesses dois determinados curso certo?

É que aqui na Madeira eles dão a entender que só podemos usar o contingente em apenas uma das nossas opções.

Olá! Sou da Madeira e terminei este ano o 12º. Quero concorrer ao ensino superior e gostava de utilizar o contigente para os candidatos oriuindos da Madeira. Li aqui um tópico sobre isso que diz:
"Na candidatura ao ensino superior tens de ter em consideração que para teres acesso às vagas deste contingente:
  • Apenas podes concorrer a vagas desse contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade da Madeira desde que, na lista ordenada das tuas opções de candidatura também concorras, antes daquelas, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade.
  • Podes concorrer a vagas deste contingente respeitantes a cursos congéneres dos existentes na Universidade da Madeira sem que concorras, antes daquelas, na lista ordenada de opções de candidatura, às vagas dos cursos congéneres da referida Universidade, quando não tenhas obtido, em relação a estes, a classificação mínima fixada em cada uma das provas de ingresso, bem como na nota de candidatura.
Por exemplo, no caso de Medicina, significa que para teres acesso às vagas do contingente nos cursos ministrados em Universidades fora da Madeira, deves primeiro colocar a opção do Ciclo Básico de Medicina na Universidade da Madeira por ser um curso congénere de Medicina."

Tens direito ao contingente automaticamente, porque não precisas de pôr o curso congénere antes, mas vê primeiro se o curso tem vagas para o contingente da Madeira, que são 3,5% das vagas totais, ou seja se o curso só tiver 20 vagas na totalidade, não tem vagas para pessoas que usem o contingente, porque 20x0,035=0,7; é uma questão de veres quantas vagas tem para o contingente, mas não te esqueças de pôr o curso como primeira opção.

Olá,

sou estudante residente na Madeira e tenho uma dúvida sobre o contingente da Madeira. Atualmente, 3,5% das vagas destinam-se a estudantes da Madeira, no entanto tenho ando a ver os Guias das Provas de ingresso da 1ª fase do concurso nacional de acesso e verifico que algumas vezes há candidaturas da Madeira, mas o número de colocações é 0. Afinal, não é sempre pelo menos uma vaga destinada aos alunos abrangidos por este contingente?

Vou deixar-vos aqui um exemplo: Curso de Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho em 2018:
http://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/statce/col18f1/ec18_10009509.pdf

Este curso teve 2 candidaturas da Madeira, no entanto, nenhum dos alunos foi colocado.

Olá,

sou estudante residente na Madeira e tenho uma dúvida sobre o contingente da Madeira. Atualmente, 3,5% das vagas destinam-se a estudantes da Madeira, no entanto tenho ando a ver os Guias das Provas de ingresso da 1ª fase do concurso nacional de acesso e verifico que algumas vezes há candidaturas da Madeira, mas o número de colocações é 0. Afinal, não é sempre pelo menos uma vaga destinada aos alunos abrangidos por este contingente?

Vou deixar-vos aqui um exemplo: Curso de Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho em 2018:
http://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/statce/col18f1/ec18_10009509.pdf

Este curso teve 2 candidaturas da Madeira, no entanto, nenhum dos alunos foi colocado.

Esses alunos podem ter ficado matriculados noutro curso ou simplesmente não se matricularam, acho que é isso.

Olá, tenho media de 15 e irei usar o exame de matemática para entrar na universidade, no curso de gestão. Só que aparentemente este existe na Madeira, onde estou.
E eu quero entrar em gestão no porto, usando o contingente.
Quais são as minhas possibilidades? Há mesmo necessidade de ter que ficar na Madeira para entrar em gestão?? Ou posso negar a 1ªopção e entrar na segunda, que seria Porto?

Olá @Pedro Carvalho17
Quais são as minhas possibilidades? Há mesmo necessidade de ter que ficar na Madeira para entrar em gestão?? Ou posso negar a 1ªopção e entrar na segunda, que seria Porto?
Se queres usar o contingente tens de por a Madeira em primeira opção. Alternativamente, colocas o Porto em primeira, e concorres pelo contingente geral apenas. Se ficares colocado na Madeira não podes fazer a matrícula na 2ª opção.

Olá @Pedro Carvalho17

Se queres usar o contingente tens de por a Madeira em primeira opção. Alternativamente, colocas o Porto em primeira, e concorres pelo contingente geral apenas. Se ficares colocado na Madeira não podes fazer a matrícula na 2ª opção.

Mas assim eu estou tramado. As únicas possibilidades de um curso que eu gosto é gestão ou economia, e entro facilmente em qualquer uma dessas na Madeira .. E eu não quero ficar na Madeira, porque tenho familia no porto, e prefiro o ambiente de lá :(

E pelo contingente geral, a media é demasiado alta, 17+
Post automatically merged:

Quando sabemos quais os cursos que irão abrir?

Última edição:
Eu li a publicação da uniarea mas continuo na dúvida de que documentos necessito para me inscrever pelo contigente da Madeira. Alguém pode ajudar?

Olá @Mara Pereira
Eu li a publicação da uniarea mas continuo na dúvida de que documentos necessito para me inscrever pelo contigente da Madeira. Alguém pode ajudar?
A comprovação é feita através da ficha ENES, sendo que se for necessário documentos cabe a escola pedir.

Boa noite,
pretendo candidatar-me este ano ao ensino superior e tenho a seguinte questão. Se colocar as opções abaixo, estou apto para o contingente da Madeira?
1ª Direito - Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra
2ª Direito - Faculdade de Direito, Universidade do Porto
3ª Direito - Faculdade de Direito, Universidade do Minho
4ª Ciências Políticas e Relações Internacionais, Universidade Beira Interior
5ª Ciência Política - Universidade do Minho
6ª Relações Internacionais - Universidade de Évora

Obrigado

Olá @Feliciano
Boa noite,
pretendo candidatar-me este ano ao ensino superior e tenho a seguinte questão. Se colocar as opções abaixo, estou apto para o contingente da Madeira?
1ª Direito - Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra
2ª Direito - Faculdade de Direito, Universidade do Porto
3ª Direito - Faculdade de Direito, Universidade do Minho
4ª Ciências Políticas e Relações Internacionais, Universidade Beira Interior
5ª Ciência Política - Universidade do Minho
6ª Relações Internacionais - Universidade de Évora

Obrigado
Considerando que nenhum desses cursos existe na universidade da Madeira, sim.