Contingente Especial - Candidatos da Madeira

Olá @Sonia Jardim
Boa noite. Sei que já é um pouco em cima da hora mas surgiu -me agora a dúvida.
Se eu puser como 1° opção o curso de Gestão na Madeira e depois na 2° opção puser um curso que não existe na Madeira nesse 2° opção concorro ao continente da Madeira ou ao Geral?
Se não há curso congénere estás a concorrer com o contingente especial também.

• Like
Reactions: Sonia Jardim
  • Like
Reactions: Sonia Jardim
Bom dia, vou candidatar-me este ano ao ensino superior e tenho algumas dúvidas :

Primeiramente, se eu fiz duas vezes o exame de matemática e obtive os mínimos necessários para o curso que pretendo seguir fico obrigada a utilizar o que obtive melhor nota ou posso escolher qualquer um ( isto pode parecer meio tonto, mas faz diferença com o contingente da Madeira 😅)?

Em relação ao contingente, eu queria ficar em medicina no Porto ou em Lisboa, no entanto penso que não tenho média para o Porto e não tenho a certeza se dá para Lisboa. A minha dúvida é se eu arriscar não usar contingente na primeira opção e concorrer a Lisboa sem contingente e apenas utilizar na segunda opção qual é a diferença entre usar contingente na primeira opção ou usar na segunda opção?

Muito obrigado
Olá, em relação à tua última pergunta, se não quiseres mesmo ficar na madeira podes por como primeiras opções Lisboa e depois colocas a madeira, as opções que escolheres a seguir da madeira ficam abrangidas pelo contingente!
Post automatically merged:

Olá @WHO CARES

Na primeira fase de candidatura usas o melhor de entre os exames que tens da 1ª fase de exames, e nas outras fases de candidaturas usas as melhores notas entre todos os que tens realizados.

Se não colocares Medicina na Madeira em 1ª opção automaticamente perdes o contingente em todas as seguintes opções com medicina que coloques. .
Olá! Na verdade se colocar por exemplo Lisboa primeiro e depois a Madeira, a partir da madeira estará a concorrer com o contingente (em lisboa sem contingente)

• Like
Reactions: Sara Ferreira 1994
Olá. Se o curso que quiser existir na Madeira, posso não usar contigente para a primeira opção, colocar a Madeira em segunda opção e tenho contigente para as restantes opções desse mesmo curso. Certo?

Olá @Student02
Olá. Se o curso que quiser existir na Madeira, posso não usar contigente para a primeira opção, colocar a Madeira em segunda opção e tenho contigente para as restantes opções desse mesmo curso. Certo?
Certo.

Por exemplo, Medicina na FMUL, depois Madeira (estas opções sem contigente), mas depois já tenho contigente para a NOVA, ICBAS, FMUP e UM (opções seguintes). Certo?

Por exemplo, Medicina na FMUL, depois Madeira (estas opções sem contigente), mas depois já tenho contigente para a NOVA, ICBAS, FMUP e UM (opções seguintes). Certo?
Certo. Perdes é a preferência regional na Madeira.

Boas, tenho uma dúvida.
Se eu ativar o contigente para todas as opções e tendo o curso que quero aqui, terei que colocar a Universidade da Madeira em 1.º opção!? Ou seja, para ser aceite nas outras opções tenho de ter média mais baixa do que o último colocado na Madeira?

Boas, tenho uma dúvida.
Se eu ativar o contigente para todas as opções e tendo o curso que quero aqui, terei que colocar a Universidade da Madeira em 1.º opção!? Ou seja, para ser aceite nas outras opções tenho de ter média mais baixa do que o último colocado na Madeira?
Sim, é isso mesmo ,para o contingente fazer efeito terás que colocar o curso da Uma em 1°

Bom dia, eu sou uma estudante da ilha da Madeira e já me encontro na posse da minha ficha ENES desde ontem. Hoje fui para me candidatar ao ensino superior e as minhas principais opções são em Portugal Continental porém notei que precisava de um código de comprovação para ter acesso a preferência regional/contingente mas tinha que o pedir junto com a minha ficha ENES. Ainda estou a tempo de pedir o código ou já estou totalmente atrasada para tal? 😓 Muito obrigada desde já.
Esse código não aparece na última linha da ficha enes?

Olá, gostava de saber se ao colocar um curso congénere em 1° lugar e a Madeira em 2°, a universidade que colocar em 3° fica com contingente?

Olá, gostava de saber se ao colocar um curso congénere em 1° lugar e a Madeira em 2°, a universidade que colocar em 3° fica com contingente?
Olá @Leonoriiz
A terceira fica com o contingente especial, sim. Ao colocares a Madeira em 2º lugar perdes a preferência regional.